O livro didático e educação física escolar na visão dos membros do grupo de pesquisa Corpo e Cultura de Movimento – GEPEC/DEF/UFRN

When it comes to textbooks, those school books that are used in the different disciplines throughout the entire student journey by the students immediately come to mind. When the theme is associated with Physical Education, there is a certain difficulty in relating them. This is explained by the fac...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Rocha, Reinaldo Silva da
Outros Autores: Melo, José Pereira de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39445
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-39445
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Livro Didático. Livro Didático de Educação Física. Recurso Didático. Educação Física Escolar.
Textbook. Physical Education Textbook. Didactic Resource. School Physical Education.
spellingShingle Livro Didático. Livro Didático de Educação Física. Recurso Didático. Educação Física Escolar.
Textbook. Physical Education Textbook. Didactic Resource. School Physical Education.
Rocha, Reinaldo Silva da
O livro didático e educação física escolar na visão dos membros do grupo de pesquisa Corpo e Cultura de Movimento – GEPEC/DEF/UFRN
description When it comes to textbooks, those school books that are used in the different disciplines throughout the entire student journey by the students immediately come to mind. When the theme is associated with Physical Education, there is a certain difficulty in relating them. This is explained by the fact that historically Physical Education has been defined only as an area of knowledge limited to practical activities and repetitions of movements. This work aims to identify and discuss the vision of school physical education teachers, members of the Research Group Body and Culture of Movement - GEPEC, about the textbook, especially for planning and guiding their pedagogical actions. at school during the student's teaching-learning process. For this, a descriptive research was developed, where the survey was the methodological path followed to obtain the results of the work. An online questionnaire containing 15 items was used, containing open and closed questions (multiple choice), which stimulated teachers' answers and opinions regarding the Physical Education Public Textbook. The application of this questionnaire occurred with 11 teachers participating in the Research Group Body and Culture of Movement (GEPEC), group linked to the Department of Physical Education, at the Federal University of Rio Grande do Norte-UFRN. From the data analysis, it was concluded that these Physical Education teachers feel the need to have a specific didactic book for Physical Education at school, as a resource for their pedagogical planning and the outline of the teaching-learning process to be experienced by the students.
author2 Melo, José Pereira de
author_facet Melo, José Pereira de
Rocha, Reinaldo Silva da
format bachelorThesis
author Rocha, Reinaldo Silva da
author_sort Rocha, Reinaldo Silva da
title O livro didático e educação física escolar na visão dos membros do grupo de pesquisa Corpo e Cultura de Movimento – GEPEC/DEF/UFRN
title_short O livro didático e educação física escolar na visão dos membros do grupo de pesquisa Corpo e Cultura de Movimento – GEPEC/DEF/UFRN
title_full O livro didático e educação física escolar na visão dos membros do grupo de pesquisa Corpo e Cultura de Movimento – GEPEC/DEF/UFRN
title_fullStr O livro didático e educação física escolar na visão dos membros do grupo de pesquisa Corpo e Cultura de Movimento – GEPEC/DEF/UFRN
title_full_unstemmed O livro didático e educação física escolar na visão dos membros do grupo de pesquisa Corpo e Cultura de Movimento – GEPEC/DEF/UFRN
title_sort o livro didático e educação física escolar na visão dos membros do grupo de pesquisa corpo e cultura de movimento – gepec/def/ufrn
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2020
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39445
work_keys_str_mv AT rochareinaldosilvada olivrodidaticoeeducacaofisicaescolarnavisaodosmembrosdogrupodepesquisacorpoeculturademovimentogepecdefufrn
_version_ 1773967082887577600
spelling ri-123456789-394452021-09-27T14:47:24Z O livro didático e educação física escolar na visão dos membros do grupo de pesquisa Corpo e Cultura de Movimento – GEPEC/DEF/UFRN Rocha, Reinaldo Silva da Melo, José Pereira de Melo, José Pereira de Surdi, Aguinaldo Cesar Oliveira, Márcio Romeu Ribas de Livro Didático. Livro Didático de Educação Física. Recurso Didático. Educação Física Escolar. Textbook. Physical Education Textbook. Didactic Resource. School Physical Education. When it comes to textbooks, those school books that are used in the different disciplines throughout the entire student journey by the students immediately come to mind. When the theme is associated with Physical Education, there is a certain difficulty in relating them. This is explained by the fact that historically Physical Education has been defined only as an area of knowledge limited to practical activities and repetitions of movements. This work aims to identify and discuss the vision of school physical education teachers, members of the Research Group Body and Culture of Movement - GEPEC, about the textbook, especially for planning and guiding their pedagogical actions. at school during the student's teaching-learning process. For this, a descriptive research was developed, where the survey was the methodological path followed to obtain the results of the work. An online questionnaire containing 15 items was used, containing open and closed questions (multiple choice), which stimulated teachers' answers and opinions regarding the Physical Education Public Textbook. The application of this questionnaire occurred with 11 teachers participating in the Research Group Body and Culture of Movement (GEPEC), group linked to the Department of Physical Education, at the Federal University of Rio Grande do Norte-UFRN. From the data analysis, it was concluded that these Physical Education teachers feel the need to have a specific didactic book for Physical Education at school, as a resource for their pedagogical planning and the outline of the teaching-learning process to be experienced by the students. Quando se fala em livro didático logo vem à mente aqueles livros escolares que são utilizados nas diversas disciplinas no decorrer de toda a jornada estudantil pelos alunos. Quando se associa o tema à Educação Física, percebe-se uma certa dificuldade em relacioná-los. Isso se explica pelo fato de historicamente a Educação Física ter sido definida apenas como uma área do conhecimento limitada a atividades práticas e repetições dos movimentos. Esse trabalho apresenta como objetivo geral identificar e discutir a visão dos professores de educação física escolar, membros do Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura de Movimento – GEPEC, tem sobre o livro didático, em especial para o planejamento e para a orientação das suas ações pedagógicas na escola no decorrer do processo ensino- aprendizagem do aluno. Para isso foi desenvolvida uma pesquisa de característica descritiva, onde o levantamento foi o caminho metodológico seguido para se obter os resultados do trabalho. Foi utilizado um questionário on-line contendo 15 itens, contendo perguntas abertas e fechadas (múltipla escolha), as quais estimularam respostas e opiniões dos professores a respeito do Livro Didático Público de Educação Física. A aplicação deste questionário ocorreu com 11 professores participantes do Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura de Movimento (GEPEC), grupo vinculado ao Departamento de Educação Física, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN. A partir da análise dos dados, concluiu-se que esses professores de Educação Física sentem a necessidade de se ter livro didático específico para a Educação Física escolar, como recurso para o seu planejamento pedagógico e o delineamento do processo de ensino-aprendizagem a ser vivenciado pelos alunos. 2020-12-24T04:07:51Z 2021-09-27T14:47:24Z 2020-12-24T04:07:51Z 2021-09-27T14:47:24Z 2020-12-16 bachelorThesis 20170112526 ROCHA, Reinaldo Silva da. O livro didático e educação física escolar na visão dos membros do Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura De Movimento – GEPEC/DEF/UFRN. 2020. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Departamento de Educação Física, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39445 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/octet-stream Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Educação Física - Licenciatura