As implicações do museu do brinquedo popular na ludicidade escolar

A ludicidade no contexto escolar tem sido um tema abordado com bastante frequência nos últimos anos. A ludicidade na educação é uma ferramenta pedagógica com conteúdos representativos do cotidiano, onde são utilizadas regras, interações com objetos, o meio e a diversidade de linguagens envolvidas em...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Lima, Juliana Domingos de Araujo
Outros Autores: Mendes, Maria Isabel Brandão de Souza
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39433
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Descrição
Resumo:A ludicidade no contexto escolar tem sido um tema abordado com bastante frequência nos últimos anos. A ludicidade na educação é uma ferramenta pedagógica com conteúdos representativos do cotidiano, onde são utilizadas regras, interações com objetos, o meio e a diversidade de linguagens envolvidas em sua prática. A função da escola, quando referido à educação é ensinar, dessa forma, o entendimento do jogo como recurso pedagógico passa por essa concepção, fazendo com que o jogo também tenha seus objetivos educacionais a atingir. O objetivo deste estudo foi analisar as contribuições do Museu do Brinquedo Popular do Rio Grande do Norte para a vivência do lúdico, com vistas à identificação de implicações para escola. Metodologicamente, foi realizado um estudo de campo, de abordagem qualitativa, a partir da Pesquisa Documental, observação de atividades realizadas pelo Museu do Brinquedo, entrevista feita com professor responsável pela turma que estava em visitação no espaço e análise de dados. Ao final, concluiu-se que o Museu do Brinquedo é de suma importância para a ludicidade escolar, pois a partir da experiência vivenciada pelos alunos e professores, a pedagogia lúdica se torna mais conhecida e presente na escola, agregando assim, ao conhecimento do aluno.