A importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na educação física nas escolas públicas de Natal-RN: uma visão dos professores.

The deficits caused by the absence of public authority, when the compliance of their obligations in some ways, directly affect the school institutions, directly affect the educational institutions reflecting itself, specially, the quality of education offered. It is in this context that Physical Edu...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Costa, Lucineide Neves
Outros Autores: Surdi, Aguinaldo Cesar
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39430
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-39430
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic PIBID
educação física escolar
spellingShingle PIBID
educação física escolar
Costa, Lucineide Neves
A importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na educação física nas escolas públicas de Natal-RN: uma visão dos professores.
description The deficits caused by the absence of public authority, when the compliance of their obligations in some ways, directly affect the school institutions, directly affect the educational institutions reflecting itself, specially, the quality of education offered. It is in this context that Physical Education curricular component bumps into limits that make it difficult to achieve, in a degree of excellence, the objectives it proposes. On the other hand, educational programs aimed at teacher education have contributed greatly to the change of this scenario, not only through reflections on the challenges facing the school reality, but mainly through interventions effectively capable of achieving sensible improvements. Thus, this paper aims to analyze the contributions of the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID) of the Physical Education Course of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN), in the public schools of Natal/RN, based on the perception of the supervising teachers attended by that one and as specific objectives, to realize its relevance in the legitimation of PE in schools, as well as to verify the contributions coming from the effective approximation between school and university, bringing its benefits to the continuing education of public school teachers.Thus, our research qualifies as qualitative, descriptive analysis, circumscribing itself in the orality method and having, as its main source, interviews granted by teachers. Regarding the relevance of the thematic approached, we point out the importance of maintaining PIBID/EF in the Brazilian educational framework and, more precisely, in the Potiguar reality, in order to legitimize the presence of Physical Education in the school environment, as well as to enable the teacher in formation, unique experiences in the construction of their professional identity.
author2 Surdi, Aguinaldo Cesar
author_facet Surdi, Aguinaldo Cesar
Costa, Lucineide Neves
format bachelorThesis
author Costa, Lucineide Neves
author_sort Costa, Lucineide Neves
title A importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na educação física nas escolas públicas de Natal-RN: uma visão dos professores.
title_short A importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na educação física nas escolas públicas de Natal-RN: uma visão dos professores.
title_full A importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na educação física nas escolas públicas de Natal-RN: uma visão dos professores.
title_fullStr A importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na educação física nas escolas públicas de Natal-RN: uma visão dos professores.
title_full_unstemmed A importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na educação física nas escolas públicas de Natal-RN: uma visão dos professores.
title_sort importância do programa institucional de bolsas de iniciação à docência (pibid) na educação física nas escolas públicas de natal-rn: uma visão dos professores.
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2019
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39430
work_keys_str_mv AT costalucineideneves aimportanciadoprogramainstitucionaldebolsasdeiniciacaoadocenciapibidnaeducacaofisicanasescolaspublicasdenatalrnumavisaodosprofessores
AT costalucineideneves importanciadoprogramainstitucionaldebolsasdeiniciacaoadocenciapibidnaeducacaofisicanasescolaspublicasdenatalrnumavisaodosprofessores
_version_ 1773963547959623680
spelling ri-123456789-394302021-09-27T14:46:58Z A importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na educação física nas escolas públicas de Natal-RN: uma visão dos professores. Costa, Lucineide Neves Surdi, Aguinaldo Cesar DIAS, Maria Aparecida SILVA, Camila Naya PIBID educação física escolar The deficits caused by the absence of public authority, when the compliance of their obligations in some ways, directly affect the school institutions, directly affect the educational institutions reflecting itself, specially, the quality of education offered. It is in this context that Physical Education curricular component bumps into limits that make it difficult to achieve, in a degree of excellence, the objectives it proposes. On the other hand, educational programs aimed at teacher education have contributed greatly to the change of this scenario, not only through reflections on the challenges facing the school reality, but mainly through interventions effectively capable of achieving sensible improvements. Thus, this paper aims to analyze the contributions of the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID) of the Physical Education Course of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN), in the public schools of Natal/RN, based on the perception of the supervising teachers attended by that one and as specific objectives, to realize its relevance in the legitimation of PE in schools, as well as to verify the contributions coming from the effective approximation between school and university, bringing its benefits to the continuing education of public school teachers.Thus, our research qualifies as qualitative, descriptive analysis, circumscribing itself in the orality method and having, as its main source, interviews granted by teachers. Regarding the relevance of the thematic approached, we point out the importance of maintaining PIBID/EF in the Brazilian educational framework and, more precisely, in the Potiguar reality, in order to legitimize the presence of Physical Education in the school environment, as well as to enable the teacher in formation, unique experiences in the construction of their professional identity. Os déficits causados pela ausência do poder público, quando do cumprimento de suas obrigações em alguns aspectos afetam diretamente as instituições escolares refletindo-se, sobremaneira, na qualidade da educação oferecida. É nesse contexto que a Educação Física, enquanto componente curricular, esbarra em limites que dificultam a realização, num grau de excelência, dos objetivos a que se propõe. Em contrapartida, programas educacionais voltados à formação docente têm contribuído sobejamente para a mudança desse cenário, não somente através de reflexões acerca dos desafios diante dos quais a realidade escolar se depara, mas, principalmente, por meio de intervenções efetivamente capazes de atingir melhorias sensíveis. Destarte, o presente trabalho visa analisar as contribuições do Programa Institucional de Bolsas Iniciação à Docência (PIBID) do Curso de Educação Física, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), nas escolas públicas de Natal/RN, tendo por base a percepção dos professores supervisores atendidos por aquele e como objetivos específicos, perceber sua relevância quando da legitimação da EF nas escolas, bem como, verificar as contribuições advindas da aproximação efetiva entre escola e universidade, trazendo à baila seus benefícios para a formação continuada dos professores da rede pública de ensino. Assim, nossa pesquisa qualifica-se como qualitativa, de análise descritiva, circunscrevendo-se no método da oralidade e tendo, como fonte principal, entrevistas concedidas pelos docentes. No tocante à relevância da temática abordada, pontuamos a importância da manutenção do PIBID/EF no quadro educacional brasileiro e, mais precisamente, na realidade potiguar, haja vista legitimar a presença da Educação Física no âmbito escolar, bem como, possibilitar, ao docente em formação, experiências singulares na construção de sua identidade profissional. 2019-12-13T17:21:10Z 2021-09-27T14:46:57Z 2019-12-13T17:21:10Z 2021-09-27T14:46:57Z 2019-12-06 bachelorThesis 2016083723 COSTA, Lucineide Neves. A importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na educação física nas escolas públicas de Natal-RN: uma visão dos professores. 2019. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Educação Física. Natal, 2019. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39430 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/octet-stream Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Educação física