O ensino do conteúdo lutas em uma escola com alunos em situação de vulnerabilidade social

O objetivo geral deste estudo é ensinar conceitos como respeito, disciplina, valorização do outro a partir do conteúdo lutas. A fim de minimizar situações de violência na escola entre alunos do ensino fundamental I que se encontram em situação de vulnerabilidade social. E como objetivos específic...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Fonseca, Fábio Santos da
Outros Autores: Santos, Antônio de Pádua dos
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39413
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-39413
record_format dspace
spelling ri-123456789-394132023-02-16T20:05:33Z O ensino do conteúdo lutas em uma escola com alunos em situação de vulnerabilidade social Fonseca, Fábio Santos da Santos, Antônio de Pádua dos Dias, Maria Aparecida Medeiro, Elaine Cristina de Moura Rodrigues Educação Física Ensino Fundamental Lutas O objetivo geral deste estudo é ensinar conceitos como respeito, disciplina, valorização do outro a partir do conteúdo lutas. A fim de minimizar situações de violência na escola entre alunos do ensino fundamental I que se encontram em situação de vulnerabilidade social. E como objetivos específicos podemos destacar: analisar o impacto da aplicação do conteúdo lutas de forma lúdica para a diminuição de ações agressivas entre os alunos durante as aulas aplicadas; e identificar melhorias na disciplina e na atenção dos alunos durante a aplicação das aulas. A proposta metodológica é qualitativa descritiva. Consiste em pesquisa aplicada, que irá relacionar as variáveis de análise central, bem como apresentar informações que possam servir de exemplo para ações de transformação da realidade. Como procedimento de coleta de dados, foram realizadas aulas com o conteúdo lutas. O estudo envolve alunos do ensino fundamental I (4° ano - entre 8 e 13 anos de idade) alunos da Escola Estadual Casa do Menor Trabalhador, situada na cidade de Natal- RN. No decorrer das aulas foi percebido que os objetivos deste trabalho foram alcançados, uma vez que houve de fato a diminuição da agressividade e melhora no comportamento dos alunos, em decorrência dos conteúdos aplicados nas aulas. 2018-12-27T17:40:37Z 2021-09-27T14:46:25Z 2018-12-27T17:40:37Z 2021-09-27T14:46:25Z 2018-11-05 bachelorThesis 20150130133 Fonseca, Fábio Santos da. O ensino do conteúdo lutas em uma escola com alunos em situação de vulnerabilidade social. 2018. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39413 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Licenciatura em Educação Física
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Educação Física
Ensino Fundamental
Lutas
spellingShingle Educação Física
Ensino Fundamental
Lutas
Fonseca, Fábio Santos da
O ensino do conteúdo lutas em uma escola com alunos em situação de vulnerabilidade social
description O objetivo geral deste estudo é ensinar conceitos como respeito, disciplina, valorização do outro a partir do conteúdo lutas. A fim de minimizar situações de violência na escola entre alunos do ensino fundamental I que se encontram em situação de vulnerabilidade social. E como objetivos específicos podemos destacar: analisar o impacto da aplicação do conteúdo lutas de forma lúdica para a diminuição de ações agressivas entre os alunos durante as aulas aplicadas; e identificar melhorias na disciplina e na atenção dos alunos durante a aplicação das aulas. A proposta metodológica é qualitativa descritiva. Consiste em pesquisa aplicada, que irá relacionar as variáveis de análise central, bem como apresentar informações que possam servir de exemplo para ações de transformação da realidade. Como procedimento de coleta de dados, foram realizadas aulas com o conteúdo lutas. O estudo envolve alunos do ensino fundamental I (4° ano - entre 8 e 13 anos de idade) alunos da Escola Estadual Casa do Menor Trabalhador, situada na cidade de Natal- RN. No decorrer das aulas foi percebido que os objetivos deste trabalho foram alcançados, uma vez que houve de fato a diminuição da agressividade e melhora no comportamento dos alunos, em decorrência dos conteúdos aplicados nas aulas.
author2 Santos, Antônio de Pádua dos
author_facet Santos, Antônio de Pádua dos
Fonseca, Fábio Santos da
format bachelorThesis
author Fonseca, Fábio Santos da
author_sort Fonseca, Fábio Santos da
title O ensino do conteúdo lutas em uma escola com alunos em situação de vulnerabilidade social
title_short O ensino do conteúdo lutas em uma escola com alunos em situação de vulnerabilidade social
title_full O ensino do conteúdo lutas em uma escola com alunos em situação de vulnerabilidade social
title_fullStr O ensino do conteúdo lutas em uma escola com alunos em situação de vulnerabilidade social
title_full_unstemmed O ensino do conteúdo lutas em uma escola com alunos em situação de vulnerabilidade social
title_sort o ensino do conteúdo lutas em uma escola com alunos em situação de vulnerabilidade social
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2018
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39413
work_keys_str_mv AT fonsecafabiosantosda oensinodoconteudolutasemumaescolacomalunosemsituacaodevulnerabilidadesocial
_version_ 1773960405510520832