O ensino do conteúdo lutas em uma escola com alunos em situação de vulnerabilidade social
O objetivo geral deste estudo é ensinar conceitos como respeito, disciplina, valorização do outro a partir do conteúdo lutas. A fim de minimizar situações de violência na escola entre alunos do ensino fundamental I que se encontram em situação de vulnerabilidade social. E como objetivos específic...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39413 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-39413 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-394132023-02-16T20:05:33Z O ensino do conteúdo lutas em uma escola com alunos em situação de vulnerabilidade social Fonseca, Fábio Santos da Santos, Antônio de Pádua dos Dias, Maria Aparecida Medeiro, Elaine Cristina de Moura Rodrigues Educação Física Ensino Fundamental Lutas O objetivo geral deste estudo é ensinar conceitos como respeito, disciplina, valorização do outro a partir do conteúdo lutas. A fim de minimizar situações de violência na escola entre alunos do ensino fundamental I que se encontram em situação de vulnerabilidade social. E como objetivos específicos podemos destacar: analisar o impacto da aplicação do conteúdo lutas de forma lúdica para a diminuição de ações agressivas entre os alunos durante as aulas aplicadas; e identificar melhorias na disciplina e na atenção dos alunos durante a aplicação das aulas. A proposta metodológica é qualitativa descritiva. Consiste em pesquisa aplicada, que irá relacionar as variáveis de análise central, bem como apresentar informações que possam servir de exemplo para ações de transformação da realidade. Como procedimento de coleta de dados, foram realizadas aulas com o conteúdo lutas. O estudo envolve alunos do ensino fundamental I (4° ano - entre 8 e 13 anos de idade) alunos da Escola Estadual Casa do Menor Trabalhador, situada na cidade de Natal- RN. No decorrer das aulas foi percebido que os objetivos deste trabalho foram alcançados, uma vez que houve de fato a diminuição da agressividade e melhora no comportamento dos alunos, em decorrência dos conteúdos aplicados nas aulas. 2018-12-27T17:40:37Z 2021-09-27T14:46:25Z 2018-12-27T17:40:37Z 2021-09-27T14:46:25Z 2018-11-05 bachelorThesis 20150130133 Fonseca, Fábio Santos da. O ensino do conteúdo lutas em uma escola com alunos em situação de vulnerabilidade social. 2018. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39413 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Licenciatura em Educação Física |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Educação Física Ensino Fundamental Lutas |
spellingShingle |
Educação Física Ensino Fundamental Lutas Fonseca, Fábio Santos da O ensino do conteúdo lutas em uma escola com alunos em situação de vulnerabilidade social |
description |
O objetivo geral deste estudo é ensinar conceitos como respeito, disciplina,
valorização do outro a partir do conteúdo lutas. A fim de minimizar situações de
violência na escola entre alunos do ensino fundamental I que se encontram em
situação de vulnerabilidade social. E como objetivos específicos podemos destacar:
analisar o impacto da aplicação do conteúdo lutas de forma lúdica para a diminuição
de ações agressivas entre os alunos durante as aulas aplicadas; e identificar
melhorias na disciplina e na atenção dos alunos durante a aplicação das aulas. A
proposta metodológica é qualitativa descritiva. Consiste em pesquisa aplicada, que
irá relacionar as variáveis de análise central, bem como apresentar informações que
possam servir de exemplo para ações de transformação da realidade. Como
procedimento de coleta de dados, foram realizadas aulas com o conteúdo lutas. O
estudo envolve alunos do ensino fundamental I (4° ano - entre 8 e 13 anos de idade)
alunos da Escola Estadual Casa do Menor Trabalhador, situada na cidade de Natal-
RN. No decorrer das aulas foi percebido que os objetivos deste trabalho foram
alcançados, uma vez que houve de fato a diminuição da agressividade e melhora no
comportamento dos alunos, em decorrência dos conteúdos aplicados nas aulas. |
author2 |
Santos, Antônio de Pádua dos |
author_facet |
Santos, Antônio de Pádua dos Fonseca, Fábio Santos da |
format |
bachelorThesis |
author |
Fonseca, Fábio Santos da |
author_sort |
Fonseca, Fábio Santos da |
title |
O ensino do conteúdo lutas em uma escola com alunos em situação de vulnerabilidade social |
title_short |
O ensino do conteúdo lutas em uma escola com alunos em situação de vulnerabilidade social |
title_full |
O ensino do conteúdo lutas em uma escola com alunos em situação de vulnerabilidade social |
title_fullStr |
O ensino do conteúdo lutas em uma escola com alunos em situação de vulnerabilidade social |
title_full_unstemmed |
O ensino do conteúdo lutas em uma escola com alunos em situação de vulnerabilidade social |
title_sort |
o ensino do conteúdo lutas em uma escola com alunos em situação de vulnerabilidade social |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2018 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39413 |
work_keys_str_mv |
AT fonsecafabiosantosda oensinodoconteudolutasemumaescolacomalunosemsituacaodevulnerabilidadesocial |
_version_ |
1773960405510520832 |