Valores humanos estimulados a partir de jogos lúdicos dentro dos esportes coletivos na educação física escolar

O presente estudo é baseado na Educação Física Escolar, considerando os processos históricos e influências que esta sofreu, passando a ser marginalizada, mas buscando firmar seu espaço e importância dentro da escola, como componente curricular que permite ao aluno desenvolver-se em diferentes aspect...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Pauliane Gomes da
Outros Autores: Coquerel, Patrick Ramon Stafin
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39377
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-39377
record_format dspace
spelling ri-123456789-393772023-04-19T18:41:48Z Valores humanos estimulados a partir de jogos lúdicos dentro dos esportes coletivos na educação física escolar Silva, Pauliane Gomes da Coquerel, Patrick Ramon Stafin Educação Física Escolar, Jogos Lúdicos, Esportes Coletivos, Valores Humanos, Ensino fundamental. School Physical Education, Fun games, Team sports, Human values, Elementary school. O presente estudo é baseado na Educação Física Escolar, considerando os processos históricos e influências que esta sofreu, passando a ser marginalizada, mas buscando firmar seu espaço e importância dentro da escola, como componente curricular que permite ao aluno desenvolver-se em diferentes aspectos, seja motor, cognitivo, afetivo e social, possível de contribuir para a formação integral dos indivíduos. A partir disso, o objetivo deste trabalho foi de analisar as implicações da participação em esportes coletivos vivenciados por meio de jogos lúdicos sobre a formação de valores humanos em escolares do 5º ano do ensino fundamental durante aulas de educação física. Foram aplicadas oito aulas que trataram destes jogos, ocorrendo aplicação de inventários comportamentais pré e pós intervenção pedagógica. Os resultados obtidos para o desenvolvimento dos valores humanos foram comparados de maneira pré e pós intervenção. Foi constatado que as crianças apresentaram no pós, resultados satisfatórios quando comparados ao pré intervenção, também foi constatado que as crianças desenvolveram-se de modo sócio-afetivo, compreendendo e incorporando os valores humanos que buscávamos estimular. 2015-12-18T22:30:19Z 2021-09-27T14:45:22Z 2015-12-18T22:30:19Z 2021-09-27T14:45:22Z 2015-12 bachelorThesis 2012935585 SILVA, Pauliane Gomes da. Valores humanos estimulados a partir de jogos lúdicos dentro dos esportes coletivos na educação física escolar. 2015. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Departamento de Educação Física. Centro de Ciências da Saúde. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2015. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39377 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Licenciatura em Educação Física
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Educação Física Escolar, Jogos Lúdicos, Esportes Coletivos, Valores Humanos, Ensino fundamental.
School Physical Education, Fun games, Team sports, Human values, Elementary school.
spellingShingle Educação Física Escolar, Jogos Lúdicos, Esportes Coletivos, Valores Humanos, Ensino fundamental.
School Physical Education, Fun games, Team sports, Human values, Elementary school.
Silva, Pauliane Gomes da
Valores humanos estimulados a partir de jogos lúdicos dentro dos esportes coletivos na educação física escolar
description O presente estudo é baseado na Educação Física Escolar, considerando os processos históricos e influências que esta sofreu, passando a ser marginalizada, mas buscando firmar seu espaço e importância dentro da escola, como componente curricular que permite ao aluno desenvolver-se em diferentes aspectos, seja motor, cognitivo, afetivo e social, possível de contribuir para a formação integral dos indivíduos. A partir disso, o objetivo deste trabalho foi de analisar as implicações da participação em esportes coletivos vivenciados por meio de jogos lúdicos sobre a formação de valores humanos em escolares do 5º ano do ensino fundamental durante aulas de educação física. Foram aplicadas oito aulas que trataram destes jogos, ocorrendo aplicação de inventários comportamentais pré e pós intervenção pedagógica. Os resultados obtidos para o desenvolvimento dos valores humanos foram comparados de maneira pré e pós intervenção. Foi constatado que as crianças apresentaram no pós, resultados satisfatórios quando comparados ao pré intervenção, também foi constatado que as crianças desenvolveram-se de modo sócio-afetivo, compreendendo e incorporando os valores humanos que buscávamos estimular.
author2 Coquerel, Patrick Ramon Stafin
author_facet Coquerel, Patrick Ramon Stafin
Silva, Pauliane Gomes da
format bachelorThesis
author Silva, Pauliane Gomes da
author_sort Silva, Pauliane Gomes da
title Valores humanos estimulados a partir de jogos lúdicos dentro dos esportes coletivos na educação física escolar
title_short Valores humanos estimulados a partir de jogos lúdicos dentro dos esportes coletivos na educação física escolar
title_full Valores humanos estimulados a partir de jogos lúdicos dentro dos esportes coletivos na educação física escolar
title_fullStr Valores humanos estimulados a partir de jogos lúdicos dentro dos esportes coletivos na educação física escolar
title_full_unstemmed Valores humanos estimulados a partir de jogos lúdicos dentro dos esportes coletivos na educação física escolar
title_sort valores humanos estimulados a partir de jogos lúdicos dentro dos esportes coletivos na educação física escolar
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2015
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39377
work_keys_str_mv AT silvapaulianegomesda valoreshumanosestimuladosapartirdejogosludicosdentrodosesportescoletivosnaeducacaofisicaescolar
_version_ 1773961787601846272