Esportes de invasão na educação física escolar: um relato de experiência

Introdução: Quando falamos de esportes nas escolas, logo vem em mente o futsal, handebol, basquete e o vôlei, assim, isso acaba se tornando motivo para muitos alunos estarem desmotivados a participar das aulas de Educação Física, pois esses esportes são praticados desde muito cedo, onde muitos aluno...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Brusamarello, Gabriel Eraldo Frota Belo
Outros Autores: Santos, Isis
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39344
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Descrição
Resumo:Introdução: Quando falamos de esportes nas escolas, logo vem em mente o futsal, handebol, basquete e o vôlei, assim, isso acaba se tornando motivo para muitos alunos estarem desmotivados a participar das aulas de Educação Física, pois esses esportes são praticados desde muito cedo, onde muitos alunos acabam perdendo o interesse em participar das aulas, já que não está tendo variação no repertório de esportes. Objetivo: o objetivo geral desse estudo foi aplicar aulas sobre os esportes de invasão não tradicionais na educação física escolar durante esse período de ensino remoto, e desenvolver um relato de experiência. Métodos: Foram elaborados dois planos de aula tratando sobre o assunto, a primeira aula abordou sobre o conceito dos esportes de invasão, foi inserido e aplicado durantes as aulas imagens e vídeos da prática desses esportes, e a segunda aula teve o foco nos esportes de invasão não tradicionais no Brasil, apresentando o contexto histórico, regras básicas, e a maneira em que são praticados. Para coleta dos dados foi utilizado uma anamnese sobre os dados dos alunos, atividades e jogos contendo perguntas sobre os esportes de invasão. Foi realizada uma atividade com perguntas antes de serem apresentados os esportes de invasão e aplicados os planos de aula. Resultados: Com o novo modelo de ensino, as aulas foram realizadas de maneira remota, com turmas mistas (meninos e meninas) do 5º e 6º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola particular em Natal, trazendo a parte teórica do assunto e utilizando jogos no final de cada aula em plataformas online como forma fixar os conteúdos trabalhados, por fim, foi aplicada uma atividade no google formulário contendo questões de múltipla escolha e uma questão dissertativa, referente as duas aulas, servindo como um feedback e meio de revisar o que foi realizado durante os dois planos propostos. Conclusão: Assim, conclui-se que, após a realização das aulas e das atividades, os alunos tiveram um bom nível de aceitação e entendimento a respeito do tema proposto nesses dois planos de aula.