O conteúdo lutas nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um diálogo com os docentes e suas propostas metodológicas

The present research arises from a concern about how content figths has been approached in the classes of Physical Education school. Therefore, the study aims to analyze how this content is being applied in classes of Elementary School I and what teaching methodologies are being used, starting from...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Tavares Sobrinho, Ylana
Outros Autores: Dias, Maria Aparecida
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39331
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-39331
record_format dspace
spelling ri-123456789-393312021-09-27T14:44:17Z O conteúdo lutas nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um diálogo com os docentes e suas propostas metodológicas Tavares Sobrinho, Ylana Dias, Maria Aparecida Dias, Maria Aparecida Barreto, Carlos Alberto de Castro Tinoco, Rafael de Góis Educação Física Ensino Fundamental Lutas Physical Education Elementary School Fights Ciências da Saúde Educação Física The present research arises from a concern about how content figths has been approached in the classes of Physical Education school. Therefore, the study aims to analyze how this content is being applied in classes of Elementary School I and what teaching methodologies are being used, starting from the following problem: "How is methodologically organized content teaching Struggles for teachers in the basic education network for the initial years of elementary school, especially for the first and second year?" For this, methodologically, from a qualitative research, a questionnaire was carried out with 10 teachers of the basic teaching network, active in this level of education. The work is justified in order to overcome the idea that in order to teach Fighting classes it is necessary to have the technical mastery of some of them, corroborating with the fact that a good study on the subject, a systematized planning, the search for new information and methodologies more attractive to classes, authorize such teaching by teachers of Physical Education at school. In the end, we understand that the research has achieved its objectives by proving the importance of this content in the classes to the children, and that despite the numerous difficulties that always appear along the way, teachers always seek to work in a way that the content fights for them be malleable, and for students, become enjoyable. A presente pesquisa surge de uma inquietação de como o conteúdo Lutas vem sendo abordado nas aulas de Educação Física escolar. Logo, o estudo objetiva analisar como este conteúdo está sendo aplicado em turmas do Ensino Fundamental I e quais as metodologias de ensino estão sendo utilizadas, partindo do seguinte problema: “Como é organizado metodologicamente o ensino do conteúdo Lutas pelos professores da rede básica de ensino para os anos iniciais do Ensino Fundamental, em especial, para o 1º e 2º ano?”. Para tanto, metodologicamente, a partir de uma pesquisa de abordagem qualitativa, foi realizado um questionário com 10 professores da rede básica de ensino, atuantes nesse nível de ensino. O trabalho se justifica na intenção de superar a ideia de que para ministrar aulas de Lutas é necessário ter o domínio técnico de algumas delas, corroborando com a vertente de que um bom estudo sobre a temática, um planejamento sistematizado, a busca de novas informações e metodologias mais atrativas às aulas, autorizam tal ensino pelos professores de Educação Física escolar. Ao final, compreendemos que a pesquisa alcançou seus objetivos, ao comprovar a importância desse conteúdo nas aulas às crianças, e que, apesar das inúmeras dificuldades que aparecem sempre pelo caminho, os professores buscam sempre trabalhar de uma forma que para eles o conteúdo Lutas torne-se maleável, e para os alunos, torne-se prazeroso. 2018-12-17T16:10:36Z 2021-09-27T14:44:17Z 2018-12-17T16:10:36Z 2021-09-27T14:44:17Z 2018-12-03 bachelorThesis 20150130160 TAVARES SOBRINHO, Ylana. O conteúdo lutas nos anos iniciais do ensino fundamental: um diálogo com os docentes e suas propostas metodológicas. 2018. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39331 pt_BR application/octet-stream Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Educação Física
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Educação Física
Ensino Fundamental
Lutas
Physical Education
Elementary School
Fights
Ciências da Saúde
Educação Física
spellingShingle Educação Física
Ensino Fundamental
Lutas
Physical Education
Elementary School
Fights
Ciências da Saúde
Educação Física
Tavares Sobrinho, Ylana
O conteúdo lutas nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um diálogo com os docentes e suas propostas metodológicas
description The present research arises from a concern about how content figths has been approached in the classes of Physical Education school. Therefore, the study aims to analyze how this content is being applied in classes of Elementary School I and what teaching methodologies are being used, starting from the following problem: "How is methodologically organized content teaching Struggles for teachers in the basic education network for the initial years of elementary school, especially for the first and second year?" For this, methodologically, from a qualitative research, a questionnaire was carried out with 10 teachers of the basic teaching network, active in this level of education. The work is justified in order to overcome the idea that in order to teach Fighting classes it is necessary to have the technical mastery of some of them, corroborating with the fact that a good study on the subject, a systematized planning, the search for new information and methodologies more attractive to classes, authorize such teaching by teachers of Physical Education at school. In the end, we understand that the research has achieved its objectives by proving the importance of this content in the classes to the children, and that despite the numerous difficulties that always appear along the way, teachers always seek to work in a way that the content fights for them be malleable, and for students, become enjoyable.
author2 Dias, Maria Aparecida
author_facet Dias, Maria Aparecida
Tavares Sobrinho, Ylana
format bachelorThesis
author Tavares Sobrinho, Ylana
author_sort Tavares Sobrinho, Ylana
title O conteúdo lutas nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um diálogo com os docentes e suas propostas metodológicas
title_short O conteúdo lutas nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um diálogo com os docentes e suas propostas metodológicas
title_full O conteúdo lutas nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um diálogo com os docentes e suas propostas metodológicas
title_fullStr O conteúdo lutas nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um diálogo com os docentes e suas propostas metodológicas
title_full_unstemmed O conteúdo lutas nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um diálogo com os docentes e suas propostas metodológicas
title_sort o conteúdo lutas nos anos iniciais do ensino fundamental: um diálogo com os docentes e suas propostas metodológicas
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2018
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39331
work_keys_str_mv AT tavaressobrinhoylana oconteudolutasnosanosiniciaisdoensinofundamentalumdialogocomosdocentesesuaspropostasmetodologicas
_version_ 1773966790417711104