Efeito da craniopuntura e laseracupuntura na dor durante o protocolo de atendimento em pacientes com disfunção temporomandibular: resultados preliminares.

INTRODUÇÃO: A crâniopuntura e laseracupuntura têm sido utilizadas como alternativas terapêuticas para o tratamento da dor em pacientes com Disfunção Temporomandibular (DTM). OBJETIVO: O objetivo desse estudo foi avaliar a efetividade imediata da crâniopuntura e laseracupuntura na redução da dor em p...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Santos, Mateus Araújo
Outros Autores: Almeida, Érika Oliveira de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Dor
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39319
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:INTRODUÇÃO: A crâniopuntura e laseracupuntura têm sido utilizadas como alternativas terapêuticas para o tratamento da dor em pacientes com Disfunção Temporomandibular (DTM). OBJETIVO: O objetivo desse estudo foi avaliar a efetividade imediata da crâniopuntura e laseracupuntura na redução da dor em pacientes com DTM, monitorando a experiência de dor em cada sessão do paciente de acordo com o tipo de DTM que ele apresenta. METODOLOGIA: Trata-se de uma série de casos de nove pacientes diagnosticados com DTM por meio do Eixo I do RDC-TMD (Research Diagnostic Criteria for Temporomandibular Disorders). Os pacientes selecionados receberam oito sessões de crâniopuntura (seis pacientes) e laseracupuntura (três pacientes) que aconteceram duas vezes por semana durante quatro semanas. Na técnica de Zhu, os pontos selecionados foram VG-20 (Baihui), VG-21 (Qianding), VG-22 (Xinhui) e VG-24 (Shenting) da Zona Eding, os quais percorrem desde o topo da cabeça até a linha do cabelo, sendo escolhida tal zona com base em suas funções energéticas. Foram acrescentados os pontos da escola de Jiao Shunfa, referentes a área motora da face e área sensitiva da face. A dor foi avaliada por meio da Escala Visual Analógica da dor (EVA) antes e após cada sessão e foi feita análise descritivas de gráficos e tabelas. RESULTADOS: Houve uma redução na EVA dos pacientes no geral, notado pela diferença entre a média da EVA inicial de todos os pacientes que foram submetidos à terapia em cada sessão e a média dos índices após cada sessão e não foi possível perceber diferenças na resposta dos pacientes em relação ao tipo de DTM que foram diagnosticados. CONCLUSÃO: A crâniopuntura e a laseracupuntura se mostraram eficazes na redução da dor em pacientes com DTM e não foi possível perceber no estudo influência do tipo de DTM na resposta às terapias.