Efeito da terapia periodontal básica sobre os parâmetros clínicos periodontais de pacientes reabilitados com próteses parciais removíveis classe I de Kennedy: uma avaliação de 48 meses.

As Próteses Parciais Removíveis podem conduzir a mudanças na quantidade e qualidade do biofilme dentário que se não for corretamente removido pode causar danos aos dentes e periodonto. O objetivo desse estudo foi avaliar longitudinalmente o efeito da terapia periodontal básica sobre os parâmetros cl...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Oliveira, Éric Pereira Silva de
Outros Autores: GURGEL, Bruno César de Vasconcelos
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39233
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:As Próteses Parciais Removíveis podem conduzir a mudanças na quantidade e qualidade do biofilme dentário que se não for corretamente removido pode causar danos aos dentes e periodonto. O objetivo desse estudo foi avaliar longitudinalmente o efeito da terapia periodontal básica sobre os parâmetros clínicos de elementos pilares diretos e indiretos de pacientes usuários de próteses parciais removíveis classe I de Kennedy durante 48 meses. 30 pacientes diagnosticados com periodontite crônica foram tratados e avaliados de acordo com o Índice de Placa Visível (IPV), Sangramento à Sondagem (SS), Profundidade de Sondagem (PS), Retração Gengival (RG), Nível Clínico de Inserção (NCI), Mucosa Ceratinizada (MC) e Mobilidade Dentária (MD). Os parâmetros foram comparados entre os pilares diretos e indiretos no baseline, 6, 18 e 48 meses. Os dados foram analisados estatisticamente pelos testes de Friedman, Wilcoxon e exato de Fisher. Ao final do estudo, apenas 14 pacientes completaram os 48 meses. A maioria dos pacientes era do sexo feminino (78,6%) e com média de idade de 66 anos (±7,8). Ao final dos períodos de reavaliação apenas o IPV mostrou redução significativa para os pilares diretos e indiretos. A PS, RG, NCI e MC apresentaram valores maiores ao final do estudo e o SS também aumentou aos 48 meses para os pilares diretos. Os pilares indiretos apresentaram maior frequência de MD. Os resultados indicam que a terapia periodontal se mostrou eficaz nos 18 primeiros meses, sendo necessário haver uma periodicidade mínima de retornos para realizar a terapia de manutenção e assim buscar manter uma saúde periodontal adequada em longo prazo.