Ocorrência de polifarmácia e uso de medicamentos potencialmente inapropriados para idosos em instituições de longa permanência.

Objetivos: identificar a ocorrência de polifarmácia e verificar quais os grupos de medicamentos de uso mais consumidos, assim como quantificar a frequência do uso de medicamentos potencialmente inapropriados de acordo com o critério de Beers por idosos institucionalizados na cidade do Natal/RN. Méto...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Trindade, Atmã Gomes
Outros Autores: Limo, Kenio Costa de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39230
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-39230
record_format dspace
spelling ri-123456789-392302023-05-03T14:11:32Z Ocorrência de polifarmácia e uso de medicamentos potencialmente inapropriados para idosos em instituições de longa permanência. Trindade, Atmã Gomes Limo, Kenio Costa de LIMA, Kenio Costa de FREITAS, Yan Nogueira Leite de MARTINS, Rand Randall Polimedicação Farmacoepidemiologia Idoso Objetivos: identificar a ocorrência de polifarmácia e verificar quais os grupos de medicamentos de uso mais consumidos, assim como quantificar a frequência do uso de medicamentos potencialmente inapropriados de acordo com o critério de Beers por idosos institucionalizados na cidade do Natal/RN. Método: foi realizado um estudo transversal com todos os idosos residentes em duas instituições de longa permanência na cidade do Natal/RN, sendo uma com fins lucrativos (ILPI-1) e outra sem fins lucrativos (ILPI-2) durante o ano de 2015, os quais tiveram seus prontuários avaliados. Foi considerado como polifarmácia o uso simultâneo de 5 ou mais medicamentos, que foram agrupados de acordo com a classificação ATC (Anatomical Therapeutic Chemical) da OMS e para identificação de possíveis medicamentos potencialmente inapropriados (MPI) os dados foram comparados com o critério de Beers. Resultados: os principais resultados mostraram que a polifarmácia e o uso de medicamento potencialmente inapropriado se apresentaram respectivamente 35% e 24,9% maior na ILPI-1; do total de medicamentos prescritos aos idosos na ILPI-1, as classes mais consumidas foram antipsicóticos representando 89,4%, antiepilépticos 50,8% e antidepressivos 35%. Entre todos os medicamentos prescritos aos residentes na ILPI-2, as classes de mais frequentes foram os antipsicóticos, consumidos por 70,4% dos residentes, medicamentos redutores da glicemia (exceto insulina) por 32,7% dos residentes e vitaminas A e D, incluindo a combinação das duas, também por 32,7%. Quanto à utilização de MPI, na ILPI-1 o uso destes medicamentos possuiu frequência 26,9% maior e o consumo de 3 ou mais MPIs 9,6% maior. Conclusão: o estudo revelou uma alta frequência de polifarmácia e do uso de MPIs nas instituições estudadas e que os antipsicóticos estão entre as classes medicamentosas mais utilizadas. 2018-08-09T13:20:15Z 2021-09-27T14:08:50Z 2018-08-09T13:20:15Z 2021-09-27T14:08:50Z 2017-11-22 bachelorThesis 2012955926 TRINDADE, Atmã Gomes. Ocorrência de polifarmácia e uso de medicamentos potencialmente inapropriados para idosos em instituições de longa permanência. 2017. Monografia (Graduação) - Departamento de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39230 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Odontologia
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Polimedicação
Farmacoepidemiologia
Idoso
spellingShingle Polimedicação
Farmacoepidemiologia
Idoso
Trindade, Atmã Gomes
Ocorrência de polifarmácia e uso de medicamentos potencialmente inapropriados para idosos em instituições de longa permanência.
description Objetivos: identificar a ocorrência de polifarmácia e verificar quais os grupos de medicamentos de uso mais consumidos, assim como quantificar a frequência do uso de medicamentos potencialmente inapropriados de acordo com o critério de Beers por idosos institucionalizados na cidade do Natal/RN. Método: foi realizado um estudo transversal com todos os idosos residentes em duas instituições de longa permanência na cidade do Natal/RN, sendo uma com fins lucrativos (ILPI-1) e outra sem fins lucrativos (ILPI-2) durante o ano de 2015, os quais tiveram seus prontuários avaliados. Foi considerado como polifarmácia o uso simultâneo de 5 ou mais medicamentos, que foram agrupados de acordo com a classificação ATC (Anatomical Therapeutic Chemical) da OMS e para identificação de possíveis medicamentos potencialmente inapropriados (MPI) os dados foram comparados com o critério de Beers. Resultados: os principais resultados mostraram que a polifarmácia e o uso de medicamento potencialmente inapropriado se apresentaram respectivamente 35% e 24,9% maior na ILPI-1; do total de medicamentos prescritos aos idosos na ILPI-1, as classes mais consumidas foram antipsicóticos representando 89,4%, antiepilépticos 50,8% e antidepressivos 35%. Entre todos os medicamentos prescritos aos residentes na ILPI-2, as classes de mais frequentes foram os antipsicóticos, consumidos por 70,4% dos residentes, medicamentos redutores da glicemia (exceto insulina) por 32,7% dos residentes e vitaminas A e D, incluindo a combinação das duas, também por 32,7%. Quanto à utilização de MPI, na ILPI-1 o uso destes medicamentos possuiu frequência 26,9% maior e o consumo de 3 ou mais MPIs 9,6% maior. Conclusão: o estudo revelou uma alta frequência de polifarmácia e do uso de MPIs nas instituições estudadas e que os antipsicóticos estão entre as classes medicamentosas mais utilizadas.
author2 Limo, Kenio Costa de
author_facet Limo, Kenio Costa de
Trindade, Atmã Gomes
format bachelorThesis
author Trindade, Atmã Gomes
author_sort Trindade, Atmã Gomes
title Ocorrência de polifarmácia e uso de medicamentos potencialmente inapropriados para idosos em instituições de longa permanência.
title_short Ocorrência de polifarmácia e uso de medicamentos potencialmente inapropriados para idosos em instituições de longa permanência.
title_full Ocorrência de polifarmácia e uso de medicamentos potencialmente inapropriados para idosos em instituições de longa permanência.
title_fullStr Ocorrência de polifarmácia e uso de medicamentos potencialmente inapropriados para idosos em instituições de longa permanência.
title_full_unstemmed Ocorrência de polifarmácia e uso de medicamentos potencialmente inapropriados para idosos em instituições de longa permanência.
title_sort ocorrência de polifarmácia e uso de medicamentos potencialmente inapropriados para idosos em instituições de longa permanência.
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2018
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39230
work_keys_str_mv AT trindadeatmagomes ocorrenciadepolifarmaciaeusodemedicamentospotencialmenteinapropriadosparaidososeminstituicoesdelongapermanencia
_version_ 1773957474562342912