Avaliação do nível de conhecimento dos discentes e docentes do curso de odontologia da ufrn sobre os aspectos legais que envolvem a utilização de dentes humanos extraídos

Esse trabalho teve como objetivo identificar o nível de conhecimento do corpo docente e discente do curso de Odontologia da UFRN acerca dos aspectos éticos e legais envolvidos na obtenção e manipulação de elementos dentários humanos extraídos. Foi aplicado um questionário semiestruturado aos docente...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Santos, Daniel Augusto dos
Outros Autores: Medeiros, Maria Cristina dos Santos
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39046
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topic Bioética
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Legislação
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Dente
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Agentes biológicos.
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Agentes biológicos.
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Santos, Daniel Augusto dos
Avaliação do nível de conhecimento dos discentes e docentes do curso de odontologia da ufrn sobre os aspectos legais que envolvem a utilização de dentes humanos extraídos
description Esse trabalho teve como objetivo identificar o nível de conhecimento do corpo docente e discente do curso de Odontologia da UFRN acerca dos aspectos éticos e legais envolvidos na obtenção e manipulação de elementos dentários humanos extraídos. Foi aplicado um questionário semiestruturado aos docentes efetivos do Departamento de Odontologia e aos discentes a partir do 2º período por se constituírem os usuários de dentes humanos nas atividades de ensino pré-clínico e pesquisas. Os dados foram analisados utilizando-se de estatística descritiva. A amostra foi constituída por 51 docentes e 201 discentes dos quais 72,55% e 72,60%, respectivamente, reconheceram o elemento dentário como um órgão de forma similar a outros órgãos vitais. Quanto à forma de obtenção, 39,49% dos alunos conseguiram os dentes em consultórios odontológicos e 33,76% em unidades de saúde sendo que 91,04% dos alunos e 80,39% dos docentes desconhecem qualquer tipo de comercialização. Em relação à biossegurança, tanto os discentes (78,61%) quanto os professores (90,20%) reconhecem o risco na manipulação desses elementos e realizam algum tipo de desinfecção. Considerando-se os aspectos legais, 68,63% dos docentes e 20,10% dos discentes afirmaram ter conhecimento da existência de uma regulamentação, embora essa afirmativa não tenha se refletido nas respostas obtidas. Pode-se concluir que, tanto alunos quanto professores têm pouco conhecimento sobre os aspectos legais que envolvem a obtenção e manipulação de elementos dentários humanos extraídos. Faz-se necessário a implantação de um BDH na UFRN visando suprir as necessidades da instituição e cumprir as exigências legais, éticas e de biossegurança.
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spelling ri-123456789-390462021-09-27T14:02:56Z Avaliação do nível de conhecimento dos discentes e docentes do curso de odontologia da ufrn sobre os aspectos legais que envolvem a utilização de dentes humanos extraídos Evaluación del nivel de conocimiento de los alumnos y docentes del curso de Odontología de la UFRN sobre los aspectos legales que involucran la utilización de dientes humanos extraídos Evaluation of the level of knowledge of the students and professors of the UFRN Dentistry course on the legal aspects that involve the use of extracted human teeth Santos, Daniel Augusto dos Medeiros, Maria Cristina dos Santos Íris do Céu Clara Costa Silva, Edna Maria da Emiliano, Gustavo Barbalho Guedes Bioética Bioethics Legislação Legislation Dente Tooth Agentes biológicos. Biological agents Esse trabalho teve como objetivo identificar o nível de conhecimento do corpo docente e discente do curso de Odontologia da UFRN acerca dos aspectos éticos e legais envolvidos na obtenção e manipulação de elementos dentários humanos extraídos. Foi aplicado um questionário semiestruturado aos docentes efetivos do Departamento de Odontologia e aos discentes a partir do 2º período por se constituírem os usuários de dentes humanos nas atividades de ensino pré-clínico e pesquisas. Os dados foram analisados utilizando-se de estatística descritiva. A amostra foi constituída por 51 docentes e 201 discentes dos quais 72,55% e 72,60%, respectivamente, reconheceram o elemento dentário como um órgão de forma similar a outros órgãos vitais. Quanto à forma de obtenção, 39,49% dos alunos conseguiram os dentes em consultórios odontológicos e 33,76% em unidades de saúde sendo que 91,04% dos alunos e 80,39% dos docentes desconhecem qualquer tipo de comercialização. Em relação à biossegurança, tanto os discentes (78,61%) quanto os professores (90,20%) reconhecem o risco na manipulação desses elementos e realizam algum tipo de desinfecção. Considerando-se os aspectos legais, 68,63% dos docentes e 20,10% dos discentes afirmaram ter conhecimento da existência de uma regulamentação, embora essa afirmativa não tenha se refletido nas respostas obtidas. Pode-se concluir que, tanto alunos quanto professores têm pouco conhecimento sobre os aspectos legais que envolvem a obtenção e manipulação de elementos dentários humanos extraídos. Faz-se necessário a implantação de um BDH na UFRN visando suprir as necessidades da instituição e cumprir as exigências legais, éticas e de biossegurança. This work aimed to identify the level of knowledge of the faculty and students of the UFRN Dentistry course about the ethical and legal aspects involved in obtaining and manipulating extracted human dental elements. A semistructured questionnaire was applied to the effective teachers of the Department of Dentistry and to the students from the second period because they constituted the users of human teeth in the activities of pre-clinical teaching and research. Data were analyzed using descriptive statistics. 51 teachers and 201 students answered the questionnaire and 72.55% and 72.60%, respectively, recognized the dental element as an organ similar to other vital organs. As to the way of obtaining, 39.49% of the students obtained the teeth in dental offices and 33.76% in health units, and 91.04% of the students and 80.39% of the teachers do not know any type of commercialization. Regarding biosafety, both students (78.61%) and teachers (90.20%) recognize the risk in handling these elements and perform some type of disinfection. Considering the legal aspects, 68.63% of the teachers and 20.10% of the students stated that they were aware of the existence of regulations, although this was not reflected in the answers obtained. It can be concluded that both students and teachers have little knowledge about the legal aspects involved in obtaining and manipulating extracted human dental elements. It is necessary to implement a BDH in UFRN to meet the needs of the institution and meet legal, ethical and biosafety requirements. 2018-12-18T17:45:08Z 2021-09-27T14:02:56Z 2018-12-18T17:45:08Z 2021-09-27T14:02:56Z 2018 bachelorThesis 2015006425 SANTOS, Daniel Augusto dos. Avaliação do nível de conhecimento dos discentes e docentes do curso de Odontologia da UFRN sobre os aspectos legais que envolvem a utilização de dentes humanos extraídos. 2018. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Departamento de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39046 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Odontologia