Avaliação do nível de conhecimento dos discentes e docentes do curso de odontologia da ufrn sobre os aspectos legais que envolvem a utilização de dentes humanos extraídos

Esse trabalho teve como objetivo identificar o nível de conhecimento do corpo docente e discente do curso de Odontologia da UFRN acerca dos aspectos éticos e legais envolvidos na obtenção e manipulação de elementos dentários humanos extraídos. Foi aplicado um questionário semiestruturado aos docente...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Santos, Daniel Augusto dos
Outros Autores: Medeiros, Maria Cristina dos Santos
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39046
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Descrição
Resumo:Esse trabalho teve como objetivo identificar o nível de conhecimento do corpo docente e discente do curso de Odontologia da UFRN acerca dos aspectos éticos e legais envolvidos na obtenção e manipulação de elementos dentários humanos extraídos. Foi aplicado um questionário semiestruturado aos docentes efetivos do Departamento de Odontologia e aos discentes a partir do 2º período por se constituírem os usuários de dentes humanos nas atividades de ensino pré-clínico e pesquisas. Os dados foram analisados utilizando-se de estatística descritiva. A amostra foi constituída por 51 docentes e 201 discentes dos quais 72,55% e 72,60%, respectivamente, reconheceram o elemento dentário como um órgão de forma similar a outros órgãos vitais. Quanto à forma de obtenção, 39,49% dos alunos conseguiram os dentes em consultórios odontológicos e 33,76% em unidades de saúde sendo que 91,04% dos alunos e 80,39% dos docentes desconhecem qualquer tipo de comercialização. Em relação à biossegurança, tanto os discentes (78,61%) quanto os professores (90,20%) reconhecem o risco na manipulação desses elementos e realizam algum tipo de desinfecção. Considerando-se os aspectos legais, 68,63% dos docentes e 20,10% dos discentes afirmaram ter conhecimento da existência de uma regulamentação, embora essa afirmativa não tenha se refletido nas respostas obtidas. Pode-se concluir que, tanto alunos quanto professores têm pouco conhecimento sobre os aspectos legais que envolvem a obtenção e manipulação de elementos dentários humanos extraídos. Faz-se necessário a implantação de um BDH na UFRN visando suprir as necessidades da instituição e cumprir as exigências legais, éticas e de biossegurança.