Produção de pisos e blocos de concreto

O estágio curricular obrigatório tem por finalidade imergir o aluno em uma experiência de aprendizado na prática, aplicando ao que for necessário os conceitos adquiridos em sala de aula durante o cotidiano de uma empresa ou indústria. Ao fim deste período, é possível observar um enorme crescimento e...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Queiroz, Teófilo Augusto de
Outros Autores: Medeiros, Gilson Gomes de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38912
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Descrição
Resumo:O estágio curricular obrigatório tem por finalidade imergir o aluno em uma experiência de aprendizado na prática, aplicando ao que for necessário os conceitos adquiridos em sala de aula durante o cotidiano de uma empresa ou indústria. Ao fim deste período, é possível observar um enorme crescimento e amadurecimento profissional do indivíduo, pois o estágio também agrega conhecimento, o qual não foi possível adquirir em aulas teóricas. É um importante passo para transformar a sociedade, visto que possibilita a expansão das fronteiras da universidade, conectando-a com as empresas através do aluno. Este relatório sintetiza o estágio realizado na empresa Jundiaí Premoldados e Artefatos de Concreto Ltda., localizada em Emaús, Parnamirim, sob a supervisão do Marconi Ribeiro de Lara Andrade e orientado pelo professor Gilson Gomes de Medeiros. O estágio foi realizado entre 07 de Março de 2016 e 09 de Maio de 2016, totalizando 3 meses e uma carga horária de 360 horas. O principal foco do estágio é na Engenharia de Materiais e Engenharia Química, além de outras atividades relacionadas à produção de blocos e pisos de concreto. Dentre as atividades realizadas durante este período, estão: o acompanhamento da produção, checagem de matéria-prima, análise das operações unitárias, teste de densidade e resistência, controle de qualidade e desenvolvimento de diferentes tipos de blocos. Durante o período foi realizado uma reanálise do processo, identificado algumas falhas e sugerido melhorias. O controle de qualidade foi reforçado com a realização periódica de testes. O resultado final deste período acrescentou na formação acadêmica do discente e foi fonte de aprendizado extracurricular. Logo, representou uma melhoria para ambas as partes, empresa e estagiário.