Atividades do núcleo de educação permanente em saúde: uma perspectiva da equipe de enfermagem que atua em um pronto socorro.

Objetivo: analisar como são desenvolvidas as atividades do Núcleo de Educação Permanente, na perspectiva dos profissionais de enfermagem que atuam no serviço de urgência e emergência do Hospital Regional Doutor Mariano Coelho. Métodos: a pesquisa foi realizada no hospital, foram entrevistados 21 pro...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Fernandes, Ana Tereza de Medeiros
Outros Autores: Morais Filho, Luiz Alves
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38618
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Objetivo: analisar como são desenvolvidas as atividades do Núcleo de Educação Permanente, na perspectiva dos profissionais de enfermagem que atuam no serviço de urgência e emergência do Hospital Regional Doutor Mariano Coelho. Métodos: a pesquisa foi realizada no hospital, foram entrevistados 21 profissionais da equipe de enfermagem que atuam no setor de urgência e emergência, como também, o coordenador do Núcleo de Educação Permanente, por meio da aplicação de um instrumento que contém uma pergunta referente ao objetivo da pesquisa. Resultados: as atividades do NEP foram organizadas nas seguintes categorias: frequência e duração e dos encontros; metodologia; escolha das temáticas; relação dos temas com o dia a dia de trabalho; importância da cooperação das instituições de ensino; ministrantes; e participantes. Conclusão: as frequências e metodologias dos encontros são variadas, as temáticas são escolhidas pelos profissionais de forma participativa e apresentam uma relação direta com as demandas do dia a dia do serviço, a cooperação com as instituições de ensino é fundamental nesse processo, os encontros são coordenados pelos enfermeiros da instituição e professores da Universidade, sendo aberto para equipe multiprofissional. É importante que se avalie as fortalezas e fragilidades da educação permanente no interior o estado.