Risco para Sofrimento Psíquico em Residentes Universitários

Este estudo teve como objetivo identificar riscos para sofrimento psíquico em residentes universitários por meio do Self Report Questionnaire (SRQ 20). Trata-se de um recorte da pesquisa do tipo exploratório-descritivo com perspectiva qualitativa e quantitativo, no município de Santa Cruz/RN, onde a...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Lima, Fátima Geize Dantas de
Outros Autores: Oliveira, Luciane Paula Batista Araújo de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38579
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spelling ri-123456789-385792024-03-19T04:07:03Z Risco para Sofrimento Psíquico em Residentes Universitários Lima, Fátima Geize Dantas de Oliveira, Luciane Paula Batista Araújo de Wanessa Cristina Tomaz dos Santos Barros Oliveira, Luciane Paula Batista Araújo de Magalhães, Adriana Gomes Medeiros, Luciana Fernandes de Estresse Psicológico Estudantes de Ciências da Saúde Saúde Mental Este estudo teve como objetivo identificar riscos para sofrimento psíquico em residentes universitários por meio do Self Report Questionnaire (SRQ 20). Trata-se de um recorte da pesquisa do tipo exploratório-descritivo com perspectiva qualitativa e quantitativo, no município de Santa Cruz/RN, onde a coleta de dados ocorreu na residência universitária dos alunos dos cursos de graduação da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi. As entrevistas foram realizadas com 40 residentes, dos quais 65% eram do sexo feminino e 35% do masculino. A média de pontos no SRQ 20 foi de 7,025, com scores que variaram de 1 a 17 pontos. Com base no referencial adotado, um somatório maior ou igual a 7 pontos comprova sofrimento psíquico, sendo que 18 participantes (45%) obtiverem essa pontuação. Foi demonstrado que muitos se encontravam em sofrimento psíquico durante nossa pesquisa, de acordo com o instrumento utilizado. Essa situação foi verificada em quase metade dos participantes e indica a necessidade de apoio social e acompanhamento psicológico desses estudantes, além de envolver também iniciativas de melhora do convívio dentro da residência, desenvolvimento de atividades para melhora de quadros de ansiedade e de alteração de sono, capazes de melhorar a qualidade de vida dentro e fora do ambiente acadêmico. 2019-12-16 2016-12-16T17:03:13Z 2021-09-27T12:08:01Z 2016-12-09 bachelorThesis 2012963276 LIMA, Fátima Geize Dantas de; OLIVEIRA, Luciane Paula Batista Araújo de; BARROS, Wanessa Cristina Tomaz dos Santos. Risco para Sofrimento Psíquico em Residentes Universitários. 2016. 22 f. TCC (Graduação) - Curso de Enfermagem, Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Santa Cruz, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38579 pt_BR embargoedAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Enfermagem
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description Este estudo teve como objetivo identificar riscos para sofrimento psíquico em residentes universitários por meio do Self Report Questionnaire (SRQ 20). Trata-se de um recorte da pesquisa do tipo exploratório-descritivo com perspectiva qualitativa e quantitativo, no município de Santa Cruz/RN, onde a coleta de dados ocorreu na residência universitária dos alunos dos cursos de graduação da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi. As entrevistas foram realizadas com 40 residentes, dos quais 65% eram do sexo feminino e 35% do masculino. A média de pontos no SRQ 20 foi de 7,025, com scores que variaram de 1 a 17 pontos. Com base no referencial adotado, um somatório maior ou igual a 7 pontos comprova sofrimento psíquico, sendo que 18 participantes (45%) obtiverem essa pontuação. Foi demonstrado que muitos se encontravam em sofrimento psíquico durante nossa pesquisa, de acordo com o instrumento utilizado. Essa situação foi verificada em quase metade dos participantes e indica a necessidade de apoio social e acompanhamento psicológico desses estudantes, além de envolver também iniciativas de melhora do convívio dentro da residência, desenvolvimento de atividades para melhora de quadros de ansiedade e de alteração de sono, capazes de melhorar a qualidade de vida dentro e fora do ambiente acadêmico.
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