Avaliar os indicadores de crescimento e desenvolvimento em Puericultura na Atenção Primária à Saúde na cidade de Santa Cruz/RN, com foco no Programa Bolsa Família.

OBJETIVO: Avaliar os indicadores de crescimento e desenvolvimento em Puericultura na Atenção Primária à Saúde na cidade de Santa Cruz/RN, com foco no Programa Bolsa Família. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo exploratório e quantitativo, de caráter avaliativo e retrospectivo, realizado em duas Unida...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Alves, Ryane Talita de Araújo
Outros Autores: Andrade, Fábia Barbosa
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38571
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:OBJETIVO: Avaliar os indicadores de crescimento e desenvolvimento em Puericultura na Atenção Primária à Saúde na cidade de Santa Cruz/RN, com foco no Programa Bolsa Família. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo exploratório e quantitativo, de caráter avaliativo e retrospectivo, realizado em duas Unidades Básicas de Saúde da cidade de Santa Cruz, estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Com uma amostra de 50 crianças menores de um ano e divididas em dois grupos, sendo o Grupo 1: crianças com o benefício do bolsa família e que frequentam a Puericultura, e Grupo 2: crianças sem o benefício do bolsa família e que frequentam a Puericultura. RESULTADOS: Quanto ao número de consultas preconizadas, pode-se avaliar que necessita ser melhorada a realidade nos dois grupos de crianças. Observou-se que as crianças do grupo 1 têm menor média de consultas, passaram mais tempo em AME e adoeceram mais vezes que as do grupo 2. A renda das famílias do grupo 1, apesar de baixas, ultrapassam a linha de pobreza extrema, e as medidas de peso tiveram uma enorme oscilação de um mês para o outro, bem como de um grupo para o outro. CONCLUSÃO: Portanto, percebeu-se a importância das consultas de Puericultura para prevenção de agravos e manutenção da saúde das crianças, em consonância com o que é preconizado pelo Ministério da Saúde. Desse modo, o estudo revela indicadores de interesse para a área estratégica da saúde da criança.