Encruzilhadas do corpo : a Capoeira Angola na formação de si mesmo
Este trabalho de conclusão de curso se propõe a encontrar pontos de cruzamento entre a gestualidade de matrizes africanas, em especial na Capoeira Angola, dentro das artes cênicas, bem como discutir sobre os espaços de aprendizado e educação do sensível na contemporaneidade. Nesta perspectiva, esse...
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Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38456 |
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ri-123456789-384562023-03-07T20:40:15Z Encruzilhadas do corpo : a Capoeira Angola na formação de si mesmo Graebner, Clareana Nunes Freitas, Camila Freitas, Camila Cavalcante, Alex Beigui de Paiva Carrico, André Cultura afro-brasileira Manifestações culturais Produção de saberes Capoeira Angola Afro-Brazilian culture Cultural manifestations Production of knowledge Capoeira Angola Este trabalho de conclusão de curso se propõe a encontrar pontos de cruzamento entre a gestualidade de matrizes africanas, em especial na Capoeira Angola, dentro das artes cênicas, bem como discutir sobre os espaços de aprendizado e educação do sensível na contemporaneidade. Nesta perspectiva, esse trabalho busca analisar e refletir acerca de diferentes formas de produção de conhecimento através do corpo e de um pensamento pluriversal. Assim sendo, é através da busca de uma metodologia que dê voz também às referências que reconheçam a ancestralidade e as epistemologias outras que pensam o corpo e o seu potencial híbrido e pluricultural que alimento minhas inquietações em relação a essa gestualidade de encruzilhadas. Portanto, procuro caminhos que possam ser nutridos de saberes ancestrais, reconhecendo a importância política de falar de corpos a partir deles mesmos, pois cada corpo é atravessado de vivências únicas. Para tanto, considero nesse trabalho as experiências que eu vivi no decorrer dos anos do curso de Licenciatura em Teatro (UFRN) dentro e fora da universidade, valorizando também as minhas vivências lidas, ouvidas, experimentadas e compartilhadas como materiais de formação. 2019-02-11T13:30:30Z 2021-09-27T11:59:13Z 2019-02-11T13:30:30Z 2021-09-27T11:59:13Z 2018-12-07 bachelorThesis 2012961880 GRAEBNER, Clareana Nunes. Encruzilhadas do corpo: a Capoeira Angola na formação de si mesmo. 2018. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) - Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38456 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Teatro |
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Este trabalho de conclusão de curso se propõe a encontrar pontos de cruzamento entre a gestualidade de matrizes africanas, em especial na Capoeira Angola, dentro das artes cênicas, bem como discutir sobre os espaços de aprendizado e educação do sensível na contemporaneidade. Nesta perspectiva, esse trabalho busca analisar e refletir acerca de diferentes formas de produção de conhecimento através do corpo e de um pensamento pluriversal. Assim sendo, é através da busca de uma metodologia que dê voz também às referências que reconheçam a ancestralidade e as epistemologias outras que pensam o corpo e o seu potencial híbrido e pluricultural que alimento minhas inquietações em relação a essa gestualidade de encruzilhadas. Portanto, procuro caminhos que possam ser nutridos de saberes ancestrais, reconhecendo a importância política de falar de corpos a partir deles mesmos, pois cada corpo é atravessado de vivências únicas. Para tanto, considero nesse trabalho as experiências que eu vivi no decorrer dos anos do curso de Licenciatura em Teatro (UFRN) dentro e fora da universidade, valorizando também as minhas vivências lidas, ouvidas, experimentadas e compartilhadas como materiais de formação. |
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Freitas, Camila |
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