Encruzilhadas do corpo : a Capoeira Angola na formação de si mesmo

Este trabalho de conclusão de curso se propõe a encontrar pontos de cruzamento entre a gestualidade de matrizes africanas, em especial na Capoeira Angola, dentro das artes cênicas, bem como discutir sobre os espaços de aprendizado e educação do sensível na contemporaneidade. Nesta perspectiva, esse...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Graebner, Clareana Nunes
Outros Autores: Freitas, Camila
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38456
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Descrição
Resumo:Este trabalho de conclusão de curso se propõe a encontrar pontos de cruzamento entre a gestualidade de matrizes africanas, em especial na Capoeira Angola, dentro das artes cênicas, bem como discutir sobre os espaços de aprendizado e educação do sensível na contemporaneidade. Nesta perspectiva, esse trabalho busca analisar e refletir acerca de diferentes formas de produção de conhecimento através do corpo e de um pensamento pluriversal. Assim sendo, é através da busca de uma metodologia que dê voz também às referências que reconheçam a ancestralidade e as epistemologias outras que pensam o corpo e o seu potencial híbrido e pluricultural que alimento minhas inquietações em relação a essa gestualidade de encruzilhadas. Portanto, procuro caminhos que possam ser nutridos de saberes ancestrais, reconhecendo a importância política de falar de corpos a partir deles mesmos, pois cada corpo é atravessado de vivências únicas. Para tanto, considero nesse trabalho as experiências que eu vivi no decorrer dos anos do curso de Licenciatura em Teatro (UFRN) dentro e fora da universidade, valorizando também as minhas vivências lidas, ouvidas, experimentadas e compartilhadas como materiais de formação.