Desenvolvimento de metodologia para determinação simultânea de ânions e cátions em gasolina por cromatografia iônica
A presença dos íons cloreto, sulfato, sódio, cálcio, magnésio e potássio em altas concentrações na gasolina podem acarretar em problemas de corrosão do tanque combustível, sistema de injeção e motor de automóveis, o que resulta na deterioração destes materiais pela ação química ou eletroquímica do m...
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Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38311 |
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ri-123456789-383112023-05-12T14:31:39Z Desenvolvimento de metodologia para determinação simultânea de ânions e cátions em gasolina por cromatografia iônica Santana, Jildimara de Jesus Silva, Djalma Ribeiro da Costa, Emily Medeiros, Ana Catarina da Rocha Cromatografia de Íons HNO3 Magnésio A presença dos íons cloreto, sulfato, sódio, cálcio, magnésio e potássio em altas concentrações na gasolina podem acarretar em problemas de corrosão do tanque combustível, sistema de injeção e motor de automóveis, o que resulta na deterioração destes materiais pela ação química ou eletroquímica do meio, diminuindo a vida útil dos mesmos. Por se tratar de uma substância apolar a determinação direta destes íons em gasolina pelas técnicas convencionais, que quantificam compostos inorgânicos, fica prejudicada, pois estas são favoráveis à determinação em solução. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi propor uma metodologia de preparo destas amostras para determinação dos compostos acima relacionados na sua forma iônica e em solução. Para tal, um método de extração líquido-líquido foi empregado para extração dos íons de interesse da fase orgânica (gasolina) para a fase aquosa (extrator). Fatores como o pH (adição de HNO3 0,1%, v/v) e temperatura (água a 70°C) foram empregados, através de um planejamento fatorial 22. O método proposto foi aplicado em uma amostra de gasolina comum com adição de padrão dos íons de interesse. Os resultados obtidos mostraram que a adição de HNO3 em concentrações baixas foi eficiente para extrações de alguns analitos como o sódio, por exemplo, e não alterando a extração para o cloreto. Já a extração com água aquecida a 70ºC não mostrou um aumento significativo nas concentrações dos íons analisados quando comparado à utilização da água em temperatura ambiente. Diante do exposto, a mistura da água aquecida com o ácido HNO3 e do ácido separadamente podem ser utilizados quando for aplicado a extração líquido-líquido para extração dos compostos inorgânicos de matrizes orgânicas. Conclui-se então que, definido um bom método para extração, é possível a determinação destes íons pela técnica de IC, que é uma técnica robusta e precisa, capaz de quantificar os íons de interesse com alta confiabilidade e com excelente sensibilidade o que é de extrema importância para aplicação em amostras de gasolina onde estes compostos devem estar ausentes, ou até presentes, em baixas concentrações para que não venha a provocar prejuízos ao consumidor final 2017-02-06T13:40:21Z 2021-09-27T11:47:26Z 2017-02-06T13:40:21Z 2021-09-27T11:47:26Z 2015-12-17 bachelorThesis 2011024434 SANTANA, Jildimara de Jesus. Desenvolvimento de metodologia para determinação simultânea de ânions e cátions em gasolina por cromatografia iônica. 2015. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química do Petróleo) - Instituto de Química, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38311 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Química do petróleo |
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Cromatografia de Íons HNO3 Magnésio |
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Cromatografia de Íons HNO3 Magnésio Santana, Jildimara de Jesus Desenvolvimento de metodologia para determinação simultânea de ânions e cátions em gasolina por cromatografia iônica |
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A presença dos íons cloreto, sulfato, sódio, cálcio, magnésio e potássio em altas concentrações na gasolina podem acarretar em problemas de corrosão do tanque combustível, sistema de injeção e motor de automóveis, o que resulta na deterioração destes materiais pela ação química ou eletroquímica do meio, diminuindo a vida útil dos mesmos. Por se tratar de uma substância apolar a determinação direta destes íons em gasolina pelas técnicas convencionais, que quantificam compostos inorgânicos, fica prejudicada, pois estas são favoráveis à determinação em solução. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi propor uma metodologia de preparo destas amostras para determinação dos compostos acima relacionados na sua forma iônica e em solução. Para tal, um método de extração líquido-líquido foi empregado para extração dos íons de interesse da fase orgânica (gasolina) para a fase aquosa (extrator). Fatores como o pH (adição de HNO3 0,1%, v/v) e temperatura (água a 70°C) foram empregados, através de um planejamento fatorial 22. O método proposto foi aplicado em uma amostra de gasolina comum com adição de padrão dos íons de interesse. Os resultados obtidos mostraram que a adição de HNO3 em concentrações baixas foi eficiente para extrações de alguns analitos como o sódio, por exemplo, e não alterando a extração para o cloreto. Já a extração com água aquecida a 70ºC não mostrou um aumento significativo nas concentrações dos íons analisados quando comparado à utilização da água em temperatura ambiente. Diante do exposto, a mistura da água aquecida com o ácido HNO3 e do ácido separadamente podem ser utilizados quando for aplicado a extração líquido-líquido para extração dos compostos inorgânicos de matrizes orgânicas. Conclui-se então que, definido um bom método para extração, é possível a determinação destes íons pela técnica de IC, que é uma técnica robusta e precisa, capaz de quantificar os íons de interesse com alta confiabilidade e com excelente sensibilidade o que é de extrema importância para aplicação em amostras de gasolina onde estes compostos devem estar ausentes, ou até presentes, em baixas concentrações para que não venha a provocar prejuízos ao consumidor final |
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