Estudo de parâmetros associados ao processo de obtenção de emulsões asfálticas convencionais
O principal motivo que impulsiona o estudo das emulsões asfálticas está ligado aos seus benefícios, que incluem: a possibilidade de se ter a sua aplicação a frio, que reduz o risco de queimadura nos trabalhadores; menor necessidade de consumo energético e ganhos ambientais com a menor emissão de gas...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38302 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-38302 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-383022023-05-19T13:35:26Z Estudo de parâmetros associados ao processo de obtenção de emulsões asfálticas convencionais Silva, Valdeir Lira Pessoa e Dantas, Tereza Neuma de Castro Dantas, Tereza Neuma de Castro Moura, Maria Carnelise Paiva de Alencar Silva, Daniel Nobre Nunes Emulsão Asfáltica. Temperatura de emulsificação. Tempo de emulsificação O principal motivo que impulsiona o estudo das emulsões asfálticas está ligado aos seus benefícios, que incluem: a possibilidade de se ter a sua aplicação a frio, que reduz o risco de queimadura nos trabalhadores; menor necessidade de consumo energético e ganhos ambientais com a menor emissão de gases poluentes. Neste trabalho propõe-se avaliar fatores que possam influenciar na formulação das emulsões asfálticas convencionais, para que se torne um processo otimizado e que traga ganhos industriais. Com este propósito, avaliou-se a influência: do tempo de emulsificação (10 a 20 minutos), da energia térmica na forma de calor (80 a 100 °C), e da quantidade de tensoativo (1,5 a 8,5 g). O estudo foi realizado considerando a norma DNER-EM 369/97, que regulamenta as emulsões asfálticas catiônicas. Avaliou-se o efeito das variáveis estudadas no processo de obtenção das emulsões asfálticas catiônicas através de ensaios de viscosidade, sedimentação e resíduo por evaporação. O desenvolvimento deste trabalho mostrou que as variáveis estudadas são relevantes para o processo de emulsificação, de maneira que a indústria asfáltica pode otimizar sua produção através do ajuste destas variáveis. 2015-07-15T14:27:02Z 2021-09-27T11:47:16Z 2015-07-15T14:27:02Z 2021-09-27T11:47:16Z 2015-06-26 bachelorThesis 2011056240 Silva, Valdeir Lira Pessoa e. Estudo de parâmetros associados ao processo de obtenção de emulsões asfálticas convencionais. 2015. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química do Petróleo), Instituto de Química, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38302 pt_BR Attribution 3.0 https://creativecommons.org/licenses/by/3.0/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Química do Petróleo |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Emulsão Asfáltica. Temperatura de emulsificação. Tempo de emulsificação |
spellingShingle |
Emulsão Asfáltica. Temperatura de emulsificação. Tempo de emulsificação Silva, Valdeir Lira Pessoa e Estudo de parâmetros associados ao processo de obtenção de emulsões asfálticas convencionais |
description |
O principal motivo que impulsiona o estudo das emulsões asfálticas está ligado aos seus benefícios, que incluem: a possibilidade de se ter a sua aplicação a frio, que reduz o risco de queimadura nos trabalhadores; menor necessidade de consumo energético e ganhos ambientais com a menor emissão de gases poluentes. Neste trabalho propõe-se avaliar fatores que possam influenciar na formulação das emulsões asfálticas convencionais, para que se torne um processo otimizado e que traga ganhos industriais. Com este propósito, avaliou-se a influência: do tempo de emulsificação (10 a 20 minutos), da energia térmica na forma de calor (80 a 100 °C), e da quantidade de tensoativo (1,5 a 8,5 g). O estudo foi realizado considerando a norma DNER-EM 369/97, que regulamenta as emulsões asfálticas catiônicas. Avaliou-se o efeito das variáveis estudadas no processo de obtenção das emulsões asfálticas catiônicas através de ensaios de viscosidade, sedimentação e resíduo por evaporação. O desenvolvimento deste trabalho mostrou que as variáveis estudadas são relevantes para o processo de emulsificação, de maneira que a indústria asfáltica pode otimizar sua produção através do ajuste destas variáveis. |
author2 |
Dantas, Tereza Neuma de Castro |
author_facet |
Dantas, Tereza Neuma de Castro Silva, Valdeir Lira Pessoa e |
format |
bachelorThesis |
author |
Silva, Valdeir Lira Pessoa e |
author_sort |
Silva, Valdeir Lira Pessoa e |
title |
Estudo de parâmetros associados ao processo de obtenção de emulsões asfálticas convencionais |
title_short |
Estudo de parâmetros associados ao processo de obtenção de emulsões asfálticas convencionais |
title_full |
Estudo de parâmetros associados ao processo de obtenção de emulsões asfálticas convencionais |
title_fullStr |
Estudo de parâmetros associados ao processo de obtenção de emulsões asfálticas convencionais |
title_full_unstemmed |
Estudo de parâmetros associados ao processo de obtenção de emulsões asfálticas convencionais |
title_sort |
estudo de parâmetros associados ao processo de obtenção de emulsões asfálticas convencionais |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2015 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38302 |
work_keys_str_mv |
AT silvavaldeirlirapessoae estudodeparametrosassociadosaoprocessodeobtencaodeemulsoesasfalticasconvencionais |
_version_ |
1773966392494653440 |