Educação, Artes e Cultura Potiguar: o processo criativo do jogo “O Talismã de Kanela”.

With the advancement of technologies in daily life, digital games have assumed a role of great influence and importance for society, considering the various possibilities of its use, including as pedagogical tools. Aiming to increase the teaching-learning process of the visual arts, due to the s...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Bordonalli, Talissa Gabrielle Cortez, Dias, Eduardo da Costa Gonçalves
Outros Autores: Petry, Arlete dos Santos
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38184
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-38184
record_format dspace
spelling ri-123456789-381842021-09-27T11:33:37Z Educação, Artes e Cultura Potiguar: o processo criativo do jogo “O Talismã de Kanela”. Bordonalli, Talissa Gabrielle Cortez Dias, Eduardo da Costa Gonçalves Petry, Arlete dos Santos Petry, Arlete dos Santos Carvalho, Vicente Vitoriano Marques Sousa, José Veríssimo de Jogo digital Educação Artes Visuais Processo criativo With the advancement of technologies in daily life, digital games have assumed a role of great influence and importance for society, considering the various possibilities of its use, including as pedagogical tools. Aiming to increase the teaching-learning process of the visual arts, due to the shortage of digital games indicated for this purpose, we created a demo (development phase) of a puzzle-adventure digital game, named “The Talisman of Kanela”, bringing aspects of the culture and history of Rio Grande do Norte and artworks by local artists. Intending to explain how would the development of a game by two visual artists be, we discussed the relations between arts, games and education, the process of concept art, and described the creative process of the game’s characters and where the story takes place, also discussing strategies that could be used to create an educational game and some pedagogical proposals originated from it. It is hoped that this project will result in an addition to this short list of games related to visual arts, encouraging the appreciation of the arts and the notion that entertainment and education are able to work together for a better and more dynamic school environment. Amongst the references used, are: Demenciano (2008), Petry (2014), Gombrich (1999), Abbagnano (2007), Senna (2013), Blanco (2017), Salles (2006), Bezerra (2015), Cruz (2015), Gancho (2006), Assis (2007), Schuytema (2011), Schell (2011), Borges (2016), Diniz (2008). Com o avanço das tecnologias no cotidiano, os jogos digitais assumiram papel de grande influência e importância para a sociedade, tendo em vista as diversas possibilidades de uso, incluindo como ferramentas pedagógicas. Visando incrementar o processo de ensino-aprendizagem de artes visuais, devido a escassez de jogos digitais voltados e indicados para este fim, foi criada uma demo (fase de desenvolvimento) de um jogo digital infanto-juvenil de aventura e investigação, intitulado “O Talismã de Kanela”, que aborda aspectos da cultura e história do Rio Grande do Norte e traz obras de artistas predominantemente regionais. Para responder como se deu o desenvolvimento do game conduzido por artistas visuais, refletiu-se acerca da união entre artes, jogo e educação, de concept art e relatou-se os processos criativos das personagens, do ambiente e dos cenários onde a história se passa, bem como estratégias de criação de jogo com fins educativos e propostas pedagógicas a partir dele. Espera-se que este projeto resulte em um acréscimo à lista de jogos educativos voltados para o ensino de artes, incentivando a valorização delas e a noção de que entretenimento e educação podem caminhar lado a lado para um melhor e mais dinâmico ambiente escolar. Dentre as referências utilizadas, estão: Demenciano (2008), Petry (2014), Gombrich (1999), Abbagnano (2007), Senna (2013), Blanco (2017), Salles (2006), Bezerra (2015), Cruz (2015), Gancho (2006), Assis (2007), Schuytema (2011), Schell (2011), Borges (2016), Diniz (2008). 2018-12-21T18:25:57Z 2021-09-27T11:33:37Z 2018-12-21T18:25:57Z 2021-09-27T11:33:37Z 2018-12-03 bachelorThesis 2014031503 2014030177 BORDONALLI, Talissa Gabrielle Cortez; DIAS, Eduardo da Costa Gonçalves. Educação, Artes e Cultura Potiguar: O processo criativo do jogo "O Talismã de Kanela". 2018. 115 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Visuais) - Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38184 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Licenciatura em Artes Visuais
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Jogo digital
Educação
Artes Visuais
Processo criativo
spellingShingle Jogo digital
Educação
Artes Visuais
Processo criativo
Bordonalli, Talissa Gabrielle Cortez
Dias, Eduardo da Costa Gonçalves
Educação, Artes e Cultura Potiguar: o processo criativo do jogo “O Talismã de Kanela”.
description With the advancement of technologies in daily life, digital games have assumed a role of great influence and importance for society, considering the various possibilities of its use, including as pedagogical tools. Aiming to increase the teaching-learning process of the visual arts, due to the shortage of digital games indicated for this purpose, we created a demo (development phase) of a puzzle-adventure digital game, named “The Talisman of Kanela”, bringing aspects of the culture and history of Rio Grande do Norte and artworks by local artists. Intending to explain how would the development of a game by two visual artists be, we discussed the relations between arts, games and education, the process of concept art, and described the creative process of the game’s characters and where the story takes place, also discussing strategies that could be used to create an educational game and some pedagogical proposals originated from it. It is hoped that this project will result in an addition to this short list of games related to visual arts, encouraging the appreciation of the arts and the notion that entertainment and education are able to work together for a better and more dynamic school environment. Amongst the references used, are: Demenciano (2008), Petry (2014), Gombrich (1999), Abbagnano (2007), Senna (2013), Blanco (2017), Salles (2006), Bezerra (2015), Cruz (2015), Gancho (2006), Assis (2007), Schuytema (2011), Schell (2011), Borges (2016), Diniz (2008).
author2 Petry, Arlete dos Santos
author_facet Petry, Arlete dos Santos
Bordonalli, Talissa Gabrielle Cortez
Dias, Eduardo da Costa Gonçalves
format bachelorThesis
author Bordonalli, Talissa Gabrielle Cortez
Dias, Eduardo da Costa Gonçalves
author_sort Bordonalli, Talissa Gabrielle Cortez
title Educação, Artes e Cultura Potiguar: o processo criativo do jogo “O Talismã de Kanela”.
title_short Educação, Artes e Cultura Potiguar: o processo criativo do jogo “O Talismã de Kanela”.
title_full Educação, Artes e Cultura Potiguar: o processo criativo do jogo “O Talismã de Kanela”.
title_fullStr Educação, Artes e Cultura Potiguar: o processo criativo do jogo “O Talismã de Kanela”.
title_full_unstemmed Educação, Artes e Cultura Potiguar: o processo criativo do jogo “O Talismã de Kanela”.
title_sort educação, artes e cultura potiguar: o processo criativo do jogo “o talismã de kanela”.
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2018
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38184
work_keys_str_mv AT bordonallitalissagabriellecortez educacaoarteseculturapotiguaroprocessocriativodojogootalismadekanela
AT diaseduardodacostagoncalves educacaoarteseculturapotiguaroprocessocriativodojogootalismadekanela
_version_ 1773966882052767744