Sketchbook: possibilidades pedagógicas

Este trabalho trata de sketchbooks, ou diários gráficos, analisando a utilização contemporânea dos cadernos de desenhos como ferramenta de aprendizado e suas possibilidades pedagógicas, atendo-se especificamente à utilização dos mesmos por alunos do curso de Artes Visuais da Universidade Federal do...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Erickson, Rebecca Fernandes
Outros Autores: Costa, Maria Helena Braga e Vaz da
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38160
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Este trabalho trata de sketchbooks, ou diários gráficos, analisando a utilização contemporânea dos cadernos de desenhos como ferramenta de aprendizado e suas possibilidades pedagógicas, atendo-se especificamente à utilização dos mesmos por alunos do curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e à aplicação desse instrumento como dispositivo metodológico para professores do ensino básico. As abordagens utilizadas incluem pesquisa bibliográfica, entrevista e vivência pedagógica na forma de uma oficina com trocas de experiência com alunos do curso. Uma das preocupações do trabalho é problematizar a forma como a linguagem visual é desvalorizada na sala de aula, para o que oferecemos o sketchbook como uma solução que desenvolve nos alunos maior flexibilidade crítica e criativa ao mesmo tempo em que exercitam autonomia, curiosidade e reflexão diante do mundo em que se inserem.