Sketchbook: possibilidades pedagógicas
Este trabalho trata de sketchbooks, ou diários gráficos, analisando a utilização contemporânea dos cadernos de desenhos como ferramenta de aprendizado e suas possibilidades pedagógicas, atendo-se especificamente à utilização dos mesmos por alunos do curso de Artes Visuais da Universidade Federal do...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38160 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: | Este trabalho trata de sketchbooks, ou diários gráficos, analisando a utilização contemporânea dos cadernos de desenhos como ferramenta de aprendizado e suas possibilidades pedagógicas, atendo-se especificamente à utilização dos mesmos por alunos do curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e à aplicação desse instrumento como dispositivo metodológico para professores do ensino básico. As abordagens utilizadas incluem pesquisa bibliográfica, entrevista e vivência pedagógica na forma de uma oficina com trocas de experiência com alunos do curso. Uma das preocupações do trabalho é problematizar a forma como a linguagem visual é desvalorizada na sala de aula, para o que oferecemos o sketchbook como uma solução que desenvolve nos alunos maior flexibilidade crítica e criativa ao mesmo tempo em que exercitam autonomia, curiosidade e reflexão diante do mundo em que se inserem. |
---|