A galeria do povo: um movimento histórico da arte potiguar
O trabalho procura evidenciar a história do movimento artístico da Galeria do Povo idealizado por Eduardo Alexandre de Amorim Garcia. O movimento de arte democratizou o acesso às artes visuais na cidade de Natal e utilizou um território informal. Durante o cerco militar imposto pela ditadura no Bras...
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Autor principal: | |
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Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38133 |
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Resumo: | O trabalho procura evidenciar a história do movimento artístico da Galeria do Povo idealizado por Eduardo Alexandre de Amorim Garcia. O movimento de arte democratizou o acesso às artes visuais na cidade de Natal e utilizou um território informal. Durante o cerco militar imposto pela ditadura no Brasil, estabeleceu um novo meio de diálogo e interação entre o público e artistas, no final dos anos 1970. O movimento artístico encontrou na Praia dos Artistas um espaço de exibição alternativo e experimental de bens culturais destacando a participação da sociedade no processo de exposição. Os dados coletados apontam o pioneirismo em utilizar um espaço alternativo, neste caso os muros na orla da praia como espaço expositivo na cidade de Natal. As ramificações de novas ações envolvendo o conhecimento, as artes e a cultura se expandiram para outros espaços, associando propostas promovidas pelo Mural Universitário, Mural Escolar e a Casa do Produtor Cultural almejadas por Eduardo Alexandre. |
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