A diagramação como mediação: o livro mediador
A diagramação como Mediação – O livro Mediador é um projeto reflexivo-prático realizado a partir de uma busca da facilitação do aprendizado através da mediação, formas de atrair o leitor e despertar um maior interesse pela leitura e de como as ferramentas de diagramação podem auxiliar nesse processo...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38118 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: | A diagramação como Mediação – O livro Mediador é um projeto reflexivo-prático realizado a partir de uma busca da facilitação do aprendizado através da mediação, formas de atrair o leitor e despertar um maior interesse pela leitura e de como as ferramentas de diagramação podem auxiliar nesse processo de aprendizagem. Ressaltando como a desistência da leitura pode estar relacionada com a forma como o assunto é apresentado visualmente. Dada a questão, este projeto discute como uma boa diagramação pode promover uma melhor organização visual e auxiliar no processo de leitura e interpretação de um texto. Me apoiei em autores como Lev Vygotsky (1993) em obras como Pensamento e Linguagem, ajudando no conceito de mediação; Anna Mae Barbosa (2015), com Ensino da Arte e do Design no Brasil: unidos antes do Modernismo, auxiliando a compreensão do papel do Design no ensino da Arte; conceitos de criação de Layout segundo Gavin Ambrose e Paul Harris (1986), em Layout ; e Allen Hurlburt (2009), com Layout: o design da pagina impressa, entre outros. Para os devidos fins, foi escolhida a literatura como foco da pesquisa, a partir do livro Harry Potter e as Relíquias da Morte, da autora britânica J.K. Rowling. O processo de trabalho resultou na realização do projeto gráfico de um livro mediador, que é um material de apoio e não exclui a leitura original do texto, mas sim facilita a compreensão do texto lido. |
---|