Frans Janszoon Post: estudo da invenção e da intertextualidade sobre o Forte Reis Magos

O processo artístico está desenvolvido nesta monografia na área da História das Artes sobre Frans Post, que procura destacar sua pintura do Forte Reis Magos do Rio Grande do Norte, mas abrange também a região do Nordeste, pois é analisada toda a primeira fase do pintor entre os anos de 1637 a 1644 d...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Herbton Severo Calafange da
Outros Autores: Nunes, Tassos Lycurgo Galvão
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38104
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Descrição
Resumo:O processo artístico está desenvolvido nesta monografia na área da História das Artes sobre Frans Post, que procura destacar sua pintura do Forte Reis Magos do Rio Grande do Norte, mas abrange também a região do Nordeste, pois é analisada toda a primeira fase do pintor entre os anos de 1637 a 1644 do século XVII. Porém o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) não finaliza somente na descrição das obras de Frans Post, mas também verifica a relação intertextual da iconografia do Forte Reis Magos desde Frans Post até a contemporaneidade. A pesquisa na arte holandesa no Brasil deve ser levada em conta duas dimensões: a primeira o contexto da invasão dos holandeses entre os anos de 1630 a 1655 no Nordeste; e a segunda a presença dos viajantes entre eles o pintor Frans Post, que teve a missão de registrar o paisagismo do Novo Mundo. A divisão dos capítulos foi feita pensando na melhor maneira de apresentar a influência do pintor na arte, ou seu estilo de técnica lavando em conta a palavra naïf que caracteriza aquele que nunca passou por uma escola de artes. A procura de investigar se os registros pintados no Nordeste por Frans Post pode ser considerado uma invenção ou uma criação somente fazendo mais pesquisa sobre esta problematização de analisar os efeitos de composição e efeito pictórico das obras, mas refletindo sobre esses aspectos pode-se perceber que nas ultimas fases do pintor as obras parecem fazer parte de uma recriação das primeiras fases.