Tecnologias digitais nos anos iniciais do ensino fundamental durante a pandemia da covid-19: análise a partir de uma escola estadual do Rio Grande do Norte

Profissionais da educação tiveram que buscar alternativas para se reinventar e se incluir na cultura digital, fazendo uso de diferentes tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) para viabilizar o processo de ensino-aprendizagem durante a aprendizagem de seus educandos durante a Pandemi...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Carlos Everton da
Outros Autores: Lopes, Pedro Isaac Ximenes
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38031
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-38031
record_format dspace
spelling ri-123456789-380312021-10-06T18:51:19Z Tecnologias digitais nos anos iniciais do ensino fundamental durante a pandemia da covid-19: análise a partir de uma escola estadual do Rio Grande do Norte Silva, Carlos Everton da Lopes, Pedro Isaac Ximenes 0000-0003-0788-8842 http://lattes.cnpq.br/1384404159224120 Tecnologias digitais Pandemia da Covid-19 Escola pública Profissionais da educação tiveram que buscar alternativas para se reinventar e se incluir na cultura digital, fazendo uso de diferentes tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) para viabilizar o processo de ensino-aprendizagem durante a aprendizagem de seus educandos durante a Pandemia da Covid-19. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo analisar como foram utilizadas as TDIC nos anos iniciais da Escola Estadual Francisco de Oliveira Cabral (EEFOC), localizada no município de Lajes/RN, para promover práticas educativas na Pandemia. A coleta dos dados foi realizada por meio de questionário, obedecendo o distanciamento físico. Participaram três profissionais lotados na área de gestão da EEFOC (diretor, vice-diretor e suporte pedagógico), bem como cinco professores que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na cidade de Lajes/RN. A pesquisa se fundamentou em teóricos como Araújo et al. (2017), Bruzzi (2016), Charczuk (2020), Cipriani et al. (2021), Cordeiro (2020), Couto, Couto e Cruz (2020), Fadanelli e Porto (2020), Freitas (2010), Kenski (2003), Palú, Schütz e Mayer (2020), Prensky (2001) e Rocha et al (2020), entre outros. Os resultados apontaram que as tecnologias digitais foram fundamentais para que os professores pudessem continuar com suas atividades fora do ambiente escolar, ou seja, ministrar suas aulas de forma virtual. Foi possível concluir que mesmo com todas as dificuldades encontradas pelos gestores e professores para planejar, elaborar e ministrar as aulas virtuais, as tecnologias digitais foram essenciais para a continuidade do ensino e aprendizagem dos alunos dos Anos Iniciais da EEFOC no período de Pandemia da Covid-19. 2021-09-24T18:35:21Z 2021-09-24T18:35:21Z 2021-09-10 bachelorThesis SILVA, Carlos Everton da. Tecnologias digitais nos anos iniciais do ensino fundamental durante a pandemia da covid-19: análise a partir de uma escola estadual do Rio Grande do Norte. 2021. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia a Distância) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38031 pt_BR Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia a Distância Centro de Educação
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Tecnologias digitais
Pandemia da Covid-19
Escola pública
spellingShingle Tecnologias digitais
Pandemia da Covid-19
Escola pública
Silva, Carlos Everton da
Tecnologias digitais nos anos iniciais do ensino fundamental durante a pandemia da covid-19: análise a partir de uma escola estadual do Rio Grande do Norte
description Profissionais da educação tiveram que buscar alternativas para se reinventar e se incluir na cultura digital, fazendo uso de diferentes tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) para viabilizar o processo de ensino-aprendizagem durante a aprendizagem de seus educandos durante a Pandemia da Covid-19. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo analisar como foram utilizadas as TDIC nos anos iniciais da Escola Estadual Francisco de Oliveira Cabral (EEFOC), localizada no município de Lajes/RN, para promover práticas educativas na Pandemia. A coleta dos dados foi realizada por meio de questionário, obedecendo o distanciamento físico. Participaram três profissionais lotados na área de gestão da EEFOC (diretor, vice-diretor e suporte pedagógico), bem como cinco professores que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na cidade de Lajes/RN. A pesquisa se fundamentou em teóricos como Araújo et al. (2017), Bruzzi (2016), Charczuk (2020), Cipriani et al. (2021), Cordeiro (2020), Couto, Couto e Cruz (2020), Fadanelli e Porto (2020), Freitas (2010), Kenski (2003), Palú, Schütz e Mayer (2020), Prensky (2001) e Rocha et al (2020), entre outros. Os resultados apontaram que as tecnologias digitais foram fundamentais para que os professores pudessem continuar com suas atividades fora do ambiente escolar, ou seja, ministrar suas aulas de forma virtual. Foi possível concluir que mesmo com todas as dificuldades encontradas pelos gestores e professores para planejar, elaborar e ministrar as aulas virtuais, as tecnologias digitais foram essenciais para a continuidade do ensino e aprendizagem dos alunos dos Anos Iniciais da EEFOC no período de Pandemia da Covid-19.
author2 Lopes, Pedro Isaac Ximenes
author_facet Lopes, Pedro Isaac Ximenes
Silva, Carlos Everton da
format bachelorThesis
author Silva, Carlos Everton da
author_sort Silva, Carlos Everton da
title Tecnologias digitais nos anos iniciais do ensino fundamental durante a pandemia da covid-19: análise a partir de uma escola estadual do Rio Grande do Norte
title_short Tecnologias digitais nos anos iniciais do ensino fundamental durante a pandemia da covid-19: análise a partir de uma escola estadual do Rio Grande do Norte
title_full Tecnologias digitais nos anos iniciais do ensino fundamental durante a pandemia da covid-19: análise a partir de uma escola estadual do Rio Grande do Norte
title_fullStr Tecnologias digitais nos anos iniciais do ensino fundamental durante a pandemia da covid-19: análise a partir de uma escola estadual do Rio Grande do Norte
title_full_unstemmed Tecnologias digitais nos anos iniciais do ensino fundamental durante a pandemia da covid-19: análise a partir de uma escola estadual do Rio Grande do Norte
title_sort tecnologias digitais nos anos iniciais do ensino fundamental durante a pandemia da covid-19: análise a partir de uma escola estadual do rio grande do norte
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2021
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38031
work_keys_str_mv AT silvacarlosevertonda tecnologiasdigitaisnosanosiniciaisdoensinofundamentalduranteapandemiadacovid19analiseapartirdeumaescolaestadualdoriograndedonorte
_version_ 1773958849922859008