Tecnologias digitais nos anos iniciais do ensino fundamental durante a pandemia da covid-19: análise a partir de uma escola estadual do Rio Grande do Norte
Profissionais da educação tiveram que buscar alternativas para se reinventar e se incluir na cultura digital, fazendo uso de diferentes tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) para viabilizar o processo de ensino-aprendizagem durante a aprendizagem de seus educandos durante a Pandemi...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38031 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-38031 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-380312021-10-06T18:51:19Z Tecnologias digitais nos anos iniciais do ensino fundamental durante a pandemia da covid-19: análise a partir de uma escola estadual do Rio Grande do Norte Silva, Carlos Everton da Lopes, Pedro Isaac Ximenes 0000-0003-0788-8842 http://lattes.cnpq.br/1384404159224120 Tecnologias digitais Pandemia da Covid-19 Escola pública Profissionais da educação tiveram que buscar alternativas para se reinventar e se incluir na cultura digital, fazendo uso de diferentes tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) para viabilizar o processo de ensino-aprendizagem durante a aprendizagem de seus educandos durante a Pandemia da Covid-19. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo analisar como foram utilizadas as TDIC nos anos iniciais da Escola Estadual Francisco de Oliveira Cabral (EEFOC), localizada no município de Lajes/RN, para promover práticas educativas na Pandemia. A coleta dos dados foi realizada por meio de questionário, obedecendo o distanciamento físico. Participaram três profissionais lotados na área de gestão da EEFOC (diretor, vice-diretor e suporte pedagógico), bem como cinco professores que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na cidade de Lajes/RN. A pesquisa se fundamentou em teóricos como Araújo et al. (2017), Bruzzi (2016), Charczuk (2020), Cipriani et al. (2021), Cordeiro (2020), Couto, Couto e Cruz (2020), Fadanelli e Porto (2020), Freitas (2010), Kenski (2003), Palú, Schütz e Mayer (2020), Prensky (2001) e Rocha et al (2020), entre outros. Os resultados apontaram que as tecnologias digitais foram fundamentais para que os professores pudessem continuar com suas atividades fora do ambiente escolar, ou seja, ministrar suas aulas de forma virtual. Foi possível concluir que mesmo com todas as dificuldades encontradas pelos gestores e professores para planejar, elaborar e ministrar as aulas virtuais, as tecnologias digitais foram essenciais para a continuidade do ensino e aprendizagem dos alunos dos Anos Iniciais da EEFOC no período de Pandemia da Covid-19. 2021-09-24T18:35:21Z 2021-09-24T18:35:21Z 2021-09-10 bachelorThesis SILVA, Carlos Everton da. Tecnologias digitais nos anos iniciais do ensino fundamental durante a pandemia da covid-19: análise a partir de uma escola estadual do Rio Grande do Norte. 2021. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia a Distância) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38031 pt_BR Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia a Distância Centro de Educação |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Tecnologias digitais Pandemia da Covid-19 Escola pública |
spellingShingle |
Tecnologias digitais Pandemia da Covid-19 Escola pública Silva, Carlos Everton da Tecnologias digitais nos anos iniciais do ensino fundamental durante a pandemia da covid-19: análise a partir de uma escola estadual do Rio Grande do Norte |
description |
Profissionais da educação tiveram que buscar alternativas para se reinventar e se incluir na cultura digital, fazendo uso de diferentes tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) para viabilizar o processo de ensino-aprendizagem durante a aprendizagem de seus educandos durante a Pandemia da Covid-19. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo analisar como foram utilizadas as TDIC nos anos iniciais da Escola Estadual Francisco de Oliveira Cabral (EEFOC), localizada no município de Lajes/RN, para promover práticas educativas na Pandemia. A coleta dos dados foi realizada por meio de questionário, obedecendo o distanciamento físico. Participaram três profissionais lotados na área de gestão da EEFOC (diretor, vice-diretor e suporte pedagógico), bem como cinco professores que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na cidade de Lajes/RN. A pesquisa se fundamentou em teóricos como Araújo et al. (2017), Bruzzi (2016), Charczuk (2020), Cipriani et al. (2021), Cordeiro (2020), Couto, Couto e Cruz (2020), Fadanelli e Porto (2020), Freitas (2010), Kenski (2003), Palú, Schütz e Mayer (2020), Prensky (2001) e Rocha et al (2020), entre outros. Os resultados apontaram que as tecnologias digitais foram fundamentais para que os professores pudessem continuar com suas atividades fora do ambiente escolar, ou seja, ministrar suas aulas de forma virtual. Foi possível concluir que mesmo com todas as dificuldades encontradas pelos gestores e professores para planejar, elaborar e ministrar as aulas virtuais, as tecnologias digitais foram essenciais para a continuidade do ensino e aprendizagem dos alunos dos Anos Iniciais da EEFOC no período de Pandemia da Covid-19. |
author2 |
Lopes, Pedro Isaac Ximenes |
author_facet |
Lopes, Pedro Isaac Ximenes Silva, Carlos Everton da |
format |
bachelorThesis |
author |
Silva, Carlos Everton da |
author_sort |
Silva, Carlos Everton da |
title |
Tecnologias digitais nos anos iniciais do ensino fundamental durante a pandemia da covid-19: análise a partir de uma escola estadual do Rio Grande do Norte |
title_short |
Tecnologias digitais nos anos iniciais do ensino fundamental durante a pandemia da covid-19: análise a partir de uma escola estadual do Rio Grande do Norte |
title_full |
Tecnologias digitais nos anos iniciais do ensino fundamental durante a pandemia da covid-19: análise a partir de uma escola estadual do Rio Grande do Norte |
title_fullStr |
Tecnologias digitais nos anos iniciais do ensino fundamental durante a pandemia da covid-19: análise a partir de uma escola estadual do Rio Grande do Norte |
title_full_unstemmed |
Tecnologias digitais nos anos iniciais do ensino fundamental durante a pandemia da covid-19: análise a partir de uma escola estadual do Rio Grande do Norte |
title_sort |
tecnologias digitais nos anos iniciais do ensino fundamental durante a pandemia da covid-19: análise a partir de uma escola estadual do rio grande do norte |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2021 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38031 |
work_keys_str_mv |
AT silvacarlosevertonda tecnologiasdigitaisnosanosiniciaisdoensinofundamentalduranteapandemiadacovid19analiseapartirdeumaescolaestadualdoriograndedonorte |
_version_ |
1773958849922859008 |