Tecnologias digitais nos anos iniciais do ensino fundamental durante a pandemia da covid-19: análise a partir de uma escola estadual do Rio Grande do Norte

Profissionais da educação tiveram que buscar alternativas para se reinventar e se incluir na cultura digital, fazendo uso de diferentes tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) para viabilizar o processo de ensino-aprendizagem durante a aprendizagem de seus educandos durante a Pandemi...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Carlos Everton da
Outros Autores: Lopes, Pedro Isaac Ximenes
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38031
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Profissionais da educação tiveram que buscar alternativas para se reinventar e se incluir na cultura digital, fazendo uso de diferentes tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) para viabilizar o processo de ensino-aprendizagem durante a aprendizagem de seus educandos durante a Pandemia da Covid-19. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo analisar como foram utilizadas as TDIC nos anos iniciais da Escola Estadual Francisco de Oliveira Cabral (EEFOC), localizada no município de Lajes/RN, para promover práticas educativas na Pandemia. A coleta dos dados foi realizada por meio de questionário, obedecendo o distanciamento físico. Participaram três profissionais lotados na área de gestão da EEFOC (diretor, vice-diretor e suporte pedagógico), bem como cinco professores que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na cidade de Lajes/RN. A pesquisa se fundamentou em teóricos como Araújo et al. (2017), Bruzzi (2016), Charczuk (2020), Cipriani et al. (2021), Cordeiro (2020), Couto, Couto e Cruz (2020), Fadanelli e Porto (2020), Freitas (2010), Kenski (2003), Palú, Schütz e Mayer (2020), Prensky (2001) e Rocha et al (2020), entre outros. Os resultados apontaram que as tecnologias digitais foram fundamentais para que os professores pudessem continuar com suas atividades fora do ambiente escolar, ou seja, ministrar suas aulas de forma virtual. Foi possível concluir que mesmo com todas as dificuldades encontradas pelos gestores e professores para planejar, elaborar e ministrar as aulas virtuais, as tecnologias digitais foram essenciais para a continuidade do ensino e aprendizagem dos alunos dos Anos Iniciais da EEFOC no período de Pandemia da Covid-19.