Educação Integral e Integrada: análise em uma escola no Bairro Recreio em Caicó/RN
O objetivo deste trabalho é analisar a existência de uma ação articulada de uma escola do Bairro Recreio de Caicó-RN no sentido de desenvolver uma educação integrada junto à comunidade local. Esta pesquisa enquadra-se no modelo da abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, tendo co...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37888 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-37888 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-378882021-09-22T14:16:40Z Educação Integral e Integrada: análise em uma escola no Bairro Recreio em Caicó/RN Silva, Samara Santos da Brito, Nazineide Brito, Nazineide Silva, Elen Karla Sousa da Soares, Suenyra Nóbrega Educação integral Educação integrada. Programa Novo Mais Educação O objetivo deste trabalho é analisar a existência de uma ação articulada de uma escola do Bairro Recreio de Caicó-RN no sentido de desenvolver uma educação integrada junto à comunidade local. Esta pesquisa enquadra-se no modelo da abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, tendo como referências, do ponto de vista teórico-metodológico, Gil (2002). Buscou-se fundamentação relacionada à temática da educação integral nos documentos oficiais (BRASIL, 1988, 1990, 1996, 2007, 2009, 2011, 2012, 2016 e 2017), além de autores que discutem a temática, como Cavaliere (2002), Coelho (2009), Eboli (1969), Goméz-Granell e Vila (2009), Gonçalves (2006), Moll (2008, 2009 e 2012), Teixeira (2000), entre outros. Os procedimentos metodológicos organizaram-se a partir da elaboração e encaminhamento prévio dos instrumentais da pesquisa destinados à Direção da escola, e ainda à coordenação e ao facilitador de música do PNME; após isso, foram realizadas a catalogação e análise dos resultados. Assim, ao final desse trabalho, pode-se identificar que apesar dos entrevistados terem uma visão clara do que seja uma educação integral e tenham desenvolvido uma ação efetiva relacionada ao referido programa, não se registra um trabalho articulado com a comunidade, o que denuncia a não existência de uma educação integrada. 2018-08-14T21:30:03Z 2021-09-22T14:16:40Z 2018-08-14T21:30:03Z 2021-09-22T14:16:40Z 2018-07-13 bachelorThesis 2013030010 SILVA, Samara Santos da. Educação Integral e Integrada: análise em uma escola no Bairro Recreio em Caicó/RN. 2018. 73f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ensino Superior do Seridó - CERES, Caicó, 2018. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37888 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Educação integral Educação integrada. Programa Novo Mais Educação |
spellingShingle |
Educação integral Educação integrada. Programa Novo Mais Educação Silva, Samara Santos da Educação Integral e Integrada: análise em uma escola no Bairro Recreio em Caicó/RN |
description |
O objetivo deste trabalho é analisar a existência de uma ação articulada de uma escola do Bairro Recreio de Caicó-RN no sentido de desenvolver uma educação integrada junto à comunidade local. Esta pesquisa enquadra-se no modelo da abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, tendo como referências, do ponto de vista teórico-metodológico, Gil (2002). Buscou-se fundamentação relacionada à temática da educação integral nos documentos oficiais (BRASIL, 1988, 1990, 1996, 2007, 2009, 2011, 2012, 2016 e 2017), além de autores que discutem a temática, como Cavaliere (2002), Coelho (2009), Eboli (1969), Goméz-Granell e Vila (2009), Gonçalves (2006), Moll (2008, 2009 e 2012), Teixeira (2000), entre outros. Os procedimentos metodológicos organizaram-se a partir da elaboração e encaminhamento prévio dos instrumentais da pesquisa destinados à Direção da escola, e ainda à coordenação e ao facilitador de música do PNME; após isso, foram realizadas a catalogação e análise dos resultados. Assim, ao final desse trabalho, pode-se identificar que apesar dos entrevistados terem uma visão clara do que seja uma educação integral e tenham desenvolvido uma ação efetiva relacionada ao referido programa, não se registra um trabalho articulado com a comunidade, o que denuncia a não existência de uma educação integrada. |
author2 |
Brito, Nazineide |
author_facet |
Brito, Nazineide Silva, Samara Santos da |
format |
bachelorThesis |
author |
Silva, Samara Santos da |
author_sort |
Silva, Samara Santos da |
title |
Educação Integral e Integrada: análise em uma escola no Bairro Recreio em Caicó/RN |
title_short |
Educação Integral e Integrada: análise em uma escola no Bairro Recreio em Caicó/RN |
title_full |
Educação Integral e Integrada: análise em uma escola no Bairro Recreio em Caicó/RN |
title_fullStr |
Educação Integral e Integrada: análise em uma escola no Bairro Recreio em Caicó/RN |
title_full_unstemmed |
Educação Integral e Integrada: análise em uma escola no Bairro Recreio em Caicó/RN |
title_sort |
educação integral e integrada: análise em uma escola no bairro recreio em caicó/rn |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2018 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37888 |
work_keys_str_mv |
AT silvasamarasantosda educacaointegraleintegradaanaliseemumaescolanobairrorecreioemcaicorn |
_version_ |
1773957355926454272 |