A gestão democrática e o papel pedagógico do gestor na função de diretor das escolas de educação infantil no município de Jardim do Seridó – RN

O referido estudo, objetiva identificar os conhecimentos que os Gestores das Escolas de Educação Infantil da cidade Jardim do Seridó-RN, têm sobre a gestão democrática e a atuação do diretor na dimensão pedagógica. A pesquisa fundamentou-se em autores como Félix (1986), Ferreira (2001), Lück (2009,...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Dantas, Djaine de Araújo
Outros Autores: Cavalcante, Christianne Medeiros
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37856
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:O referido estudo, objetiva identificar os conhecimentos que os Gestores das Escolas de Educação Infantil da cidade Jardim do Seridó-RN, têm sobre a gestão democrática e a atuação do diretor na dimensão pedagógica. A pesquisa fundamentou-se em autores como Félix (1986), Ferreira (2001), Lück (2009, 2013), Minayo (2001, 2002), Machado (2009), Paro (1998) dentre outros, além de documentos oficiais como a Constituição Federal (1988) e as Diretrizes Curriculares da Educação Infantil (2010). Apresenta característica de pesquisa qualitativa de cunho descritivo, utilizou como instrumento de coleta de dados questionários e os Projeto Político Pedagógico das escolas investigadas. De acordo com seus relatos dos sujeitos da pesquisa, constatou-se a falta de clareza em relação a gestão democrática e a atuação do diretor na dimensão pedagógico nas Instituições de Educação Infantil.