A Repetência Escolar na Perspectiva do Repetente: concepção sobre este fenômeno

Este trabalho tem por objetivo analisar a repetência escolar a partir da compreensão de estudantes repetentes de turmas da 5º série, da Escola Pública Padre Francisco Rafael Fernandes, na década de 1990. Para a discussão conceitual sobre o tema recorremos a Ribeiro (1991,1993); Klein (2006); Earp (2...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Santos, Eudriano da Silva
Outros Autores: Garcia, Maria de Fátima
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37851
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-37851
record_format dspace
spelling ri-123456789-378512021-09-22T14:15:29Z A Repetência Escolar na Perspectiva do Repetente: concepção sobre este fenômeno Santos, Eudriano da Silva Garcia, Maria de Fátima Ana Maria Pereira Aires Brito, Nazineide Vieira, Francileide Batista de Almeida Repetência Escolar Fracasso Escolar Concepção Social Este trabalho tem por objetivo analisar a repetência escolar a partir da compreensão de estudantes repetentes de turmas da 5º série, da Escola Pública Padre Francisco Rafael Fernandes, na década de 1990. Para a discussão conceitual sobre o tema recorremos a Ribeiro (1991,1993); Klein (2006); Earp (2010) e Gil (2015) entre outros autores. Também consultamos uma vasta literatura que busca explicitar o fenômeno da repetência como movimento histórico, a exemplo de Romanelli (1978); Patto (1999); Jacomini (2004); Lima e Souza (2014) e outros importantes autores que têm suas contribuições relevantes para o tema. A pesquisa teve abordagem qualitativa, com fundamento em Minayo (2001). Apresentando-se exploratória e documental. O instrumento utilizado na coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. As análises foram temáticas, tendo referência na análise de conteúdo (BARDIN, 2002). Este trabalho está dividido em três capítulos: o primeiro diz respeito a trajetória de vida do autor e a conexão com a construção do objeto de pesquisa. No segundo capítulo, trata do percurso histórico e conceitual sobre a repetência escolar no Brasil e a repetência, enquanto sinônimo de fracasso escolar. No terceiro e último capítulo demonstramos as questões encontradas a partir da pesquisa documental ao apresentarmos a catalogação dos estudantes repetentes na 5ª série da Escola Pública Padre Francisco Rafael Fernandes, na década de 1990. Neste mesmo capítulo, fizemos a análise das concepções expressas sobre a repetência pelos três sujeitos entrevistados. Análise feita, constatamos que há pelo menos três concepções que circulam socialmente sobre a repetência. Há uma concepção que compreende que a repetência é um processo natural e individual; outra que entende a repetência como um processo nocivo e negativo ao estudante e uma terceira concepção que diz que a repetência é um processo benéfico ao estudante. No entanto, todos os sujeitos entrevistados convergem quando atribuem ao próprio sujeito a culpa pela repetência escolar em suas vidas. 2019-01-28T12:19:14Z 2021-09-22T14:15:29Z 2019-01-28T12:19:14Z 2021-09-22T14:15:29Z 2018-12-12 bachelorThesis 2014044430 SANTOS, Eudriano da Silva. A REPETÊNCIA ESCOLAR NA PERSPECTIVA DO REPETENTE: Concepções sobre este fenômeno.2018. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, 2018. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37851 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Repetência Escolar
Fracasso Escolar
Concepção Social
spellingShingle Repetência Escolar
Fracasso Escolar
Concepção Social
Santos, Eudriano da Silva
A Repetência Escolar na Perspectiva do Repetente: concepção sobre este fenômeno
description Este trabalho tem por objetivo analisar a repetência escolar a partir da compreensão de estudantes repetentes de turmas da 5º série, da Escola Pública Padre Francisco Rafael Fernandes, na década de 1990. Para a discussão conceitual sobre o tema recorremos a Ribeiro (1991,1993); Klein (2006); Earp (2010) e Gil (2015) entre outros autores. Também consultamos uma vasta literatura que busca explicitar o fenômeno da repetência como movimento histórico, a exemplo de Romanelli (1978); Patto (1999); Jacomini (2004); Lima e Souza (2014) e outros importantes autores que têm suas contribuições relevantes para o tema. A pesquisa teve abordagem qualitativa, com fundamento em Minayo (2001). Apresentando-se exploratória e documental. O instrumento utilizado na coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. As análises foram temáticas, tendo referência na análise de conteúdo (BARDIN, 2002). Este trabalho está dividido em três capítulos: o primeiro diz respeito a trajetória de vida do autor e a conexão com a construção do objeto de pesquisa. No segundo capítulo, trata do percurso histórico e conceitual sobre a repetência escolar no Brasil e a repetência, enquanto sinônimo de fracasso escolar. No terceiro e último capítulo demonstramos as questões encontradas a partir da pesquisa documental ao apresentarmos a catalogação dos estudantes repetentes na 5ª série da Escola Pública Padre Francisco Rafael Fernandes, na década de 1990. Neste mesmo capítulo, fizemos a análise das concepções expressas sobre a repetência pelos três sujeitos entrevistados. Análise feita, constatamos que há pelo menos três concepções que circulam socialmente sobre a repetência. Há uma concepção que compreende que a repetência é um processo natural e individual; outra que entende a repetência como um processo nocivo e negativo ao estudante e uma terceira concepção que diz que a repetência é um processo benéfico ao estudante. No entanto, todos os sujeitos entrevistados convergem quando atribuem ao próprio sujeito a culpa pela repetência escolar em suas vidas.
author2 Garcia, Maria de Fátima
author_facet Garcia, Maria de Fátima
Santos, Eudriano da Silva
format bachelorThesis
author Santos, Eudriano da Silva
author_sort Santos, Eudriano da Silva
title A Repetência Escolar na Perspectiva do Repetente: concepção sobre este fenômeno
title_short A Repetência Escolar na Perspectiva do Repetente: concepção sobre este fenômeno
title_full A Repetência Escolar na Perspectiva do Repetente: concepção sobre este fenômeno
title_fullStr A Repetência Escolar na Perspectiva do Repetente: concepção sobre este fenômeno
title_full_unstemmed A Repetência Escolar na Perspectiva do Repetente: concepção sobre este fenômeno
title_sort repetência escolar na perspectiva do repetente: concepção sobre este fenômeno
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2019
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37851
work_keys_str_mv AT santoseudrianodasilva arepetenciaescolarnaperspectivadorepetenteconcepcaosobreestefenomeno
AT santoseudrianodasilva repetenciaescolarnaperspectivadorepetenteconcepcaosobreestefenomeno
_version_ 1773958480156164096