A Repetência Escolar na Perspectiva do Repetente: concepção sobre este fenômeno
Este trabalho tem por objetivo analisar a repetência escolar a partir da compreensão de estudantes repetentes de turmas da 5º série, da Escola Pública Padre Francisco Rafael Fernandes, na década de 1990. Para a discussão conceitual sobre o tema recorremos a Ribeiro (1991,1993); Klein (2006); Earp (2...
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Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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ri-123456789-378512021-09-22T14:15:29Z A Repetência Escolar na Perspectiva do Repetente: concepção sobre este fenômeno Santos, Eudriano da Silva Garcia, Maria de Fátima Ana Maria Pereira Aires Brito, Nazineide Vieira, Francileide Batista de Almeida Repetência Escolar Fracasso Escolar Concepção Social Este trabalho tem por objetivo analisar a repetência escolar a partir da compreensão de estudantes repetentes de turmas da 5º série, da Escola Pública Padre Francisco Rafael Fernandes, na década de 1990. Para a discussão conceitual sobre o tema recorremos a Ribeiro (1991,1993); Klein (2006); Earp (2010) e Gil (2015) entre outros autores. Também consultamos uma vasta literatura que busca explicitar o fenômeno da repetência como movimento histórico, a exemplo de Romanelli (1978); Patto (1999); Jacomini (2004); Lima e Souza (2014) e outros importantes autores que têm suas contribuições relevantes para o tema. A pesquisa teve abordagem qualitativa, com fundamento em Minayo (2001). Apresentando-se exploratória e documental. O instrumento utilizado na coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. As análises foram temáticas, tendo referência na análise de conteúdo (BARDIN, 2002). Este trabalho está dividido em três capítulos: o primeiro diz respeito a trajetória de vida do autor e a conexão com a construção do objeto de pesquisa. No segundo capítulo, trata do percurso histórico e conceitual sobre a repetência escolar no Brasil e a repetência, enquanto sinônimo de fracasso escolar. No terceiro e último capítulo demonstramos as questões encontradas a partir da pesquisa documental ao apresentarmos a catalogação dos estudantes repetentes na 5ª série da Escola Pública Padre Francisco Rafael Fernandes, na década de 1990. Neste mesmo capítulo, fizemos a análise das concepções expressas sobre a repetência pelos três sujeitos entrevistados. Análise feita, constatamos que há pelo menos três concepções que circulam socialmente sobre a repetência. Há uma concepção que compreende que a repetência é um processo natural e individual; outra que entende a repetência como um processo nocivo e negativo ao estudante e uma terceira concepção que diz que a repetência é um processo benéfico ao estudante. No entanto, todos os sujeitos entrevistados convergem quando atribuem ao próprio sujeito a culpa pela repetência escolar em suas vidas. 2019-01-28T12:19:14Z 2021-09-22T14:15:29Z 2019-01-28T12:19:14Z 2021-09-22T14:15:29Z 2018-12-12 bachelorThesis 2014044430 SANTOS, Eudriano da Silva. A REPETÊNCIA ESCOLAR NA PERSPECTIVA DO REPETENTE: Concepções sobre este fenômeno.2018. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, 2018. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37851 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia |
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Repetência Escolar Fracasso Escolar Concepção Social Santos, Eudriano da Silva A Repetência Escolar na Perspectiva do Repetente: concepção sobre este fenômeno |
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Este trabalho tem por objetivo analisar a repetência escolar a partir da compreensão de estudantes repetentes de turmas da 5º série, da Escola Pública Padre Francisco Rafael Fernandes, na década de 1990. Para a discussão conceitual sobre o tema recorremos a Ribeiro (1991,1993); Klein (2006); Earp (2010) e Gil (2015) entre outros autores. Também consultamos uma vasta literatura que busca explicitar o fenômeno da repetência como movimento histórico, a exemplo de Romanelli (1978); Patto (1999); Jacomini (2004); Lima e Souza (2014) e outros importantes autores que têm suas contribuições relevantes para o tema. A pesquisa teve abordagem qualitativa, com fundamento em Minayo (2001). Apresentando-se exploratória e documental. O instrumento utilizado na coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. As análises foram temáticas, tendo referência na análise de conteúdo (BARDIN, 2002). Este trabalho está dividido em três capítulos: o primeiro diz respeito a trajetória de vida do autor e a conexão com a construção do objeto de pesquisa. No segundo capítulo, trata do percurso histórico e conceitual sobre a repetência escolar no Brasil e a repetência, enquanto sinônimo de fracasso escolar. No terceiro e último capítulo demonstramos as questões encontradas a partir da pesquisa documental ao apresentarmos a catalogação dos estudantes repetentes na 5ª série da Escola Pública Padre Francisco Rafael Fernandes, na década de 1990. Neste mesmo capítulo, fizemos a análise das concepções expressas sobre a repetência pelos três sujeitos entrevistados. Análise feita, constatamos que há pelo menos três concepções que circulam socialmente sobre a repetência. Há uma concepção que compreende que a repetência é um processo natural e individual; outra que entende a repetência como um processo nocivo e negativo ao estudante e uma terceira concepção que diz que a repetência é um processo benéfico ao estudante. No entanto, todos os sujeitos entrevistados convergem quando atribuem ao próprio sujeito a culpa pela repetência escolar em suas vidas. |
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