A concepção de planejamento e sua efetivação na Escola Municipal Professora Terezinha de Lourdes Galvão

O planejamento didático desenvolvido e posto em prática pelo professor é o ponto de partida na construção de um trabalho pedagógico consistente. A tarefa é árdua, repleta de desafios, muitos professores consideram esta prática monótona, porém, é essencial na busca por uma educação de qualidade, incl...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Morais, Joedna Loyse de Souza
Outros Autores: Soares, Suenyra Nobrega
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37842
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-37842
record_format dspace
spelling ri-123456789-378422021-09-22T14:15:14Z A concepção de planejamento e sua efetivação na Escola Municipal Professora Terezinha de Lourdes Galvão Morais, Joedna Loyse de Souza Soares, Suenyra Nobrega Sousa, Gisonalso Arcanjo de Brito, Nazineide Soares , Suenyra Nóbrega Planejamento. Professor. Educação Infantil. O planejamento didático desenvolvido e posto em prática pelo professor é o ponto de partida na construção de um trabalho pedagógico consistente. A tarefa é árdua, repleta de desafios, muitos professores consideram esta prática monótona, porém, é essencial na busca por uma educação de qualidade, inclusive na educação infantil. Não há como constatar e obter bons resultados no processo de ensino/aprendizagem dos educandos se o docente não estabelecer metas a serem alcançadas, não selecionar recursos didáticos que estimule o aluno na busca por conhecimento, não realizar uma avaliação capaz de diagnosticar até que ponto os objetivos foram alcançados, dentre muitas outras funções que cabe o educador pensar e preparar no planejamento. Planejar também é refletir, é fazer registros, é acompanhar o desenvolvimento do aluno. O ato de planejar é bastante abrangente e fundamental, sua relevância é incontestável. O presente estudo aborda, de modo geral, o planejamento didático na educação infantil, e fundamenta-se em autores como Oliveira (2011), Redin (2014) e Turra; Encone; Sant’anna e André (1982) além dos documentos oficiais norteadores da Educação Infantil. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram o questionário e as observações. A pesquisa foi realizada na cidade de Acari – RN, na Escola Municipal Professora Terezinha de Lourdes Galvão, e atingiu um resultado satisfatório, comprovando que as professoras da educação infantil da instituição realmente elaboram e põe em prática o seu planejamento. 2016-07-05T21:32:06Z 2021-09-22T14:15:14Z 2016-07-05T21:32:06Z 2021-09-22T14:15:14Z 2016-06-17 bachelorThesis 2012905684 https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37842 pt_BR openAccess An error occurred getting the license - uri. application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Planejamento.
Professor.
Educação Infantil.
spellingShingle Planejamento.
Professor.
Educação Infantil.
Morais, Joedna Loyse de Souza
A concepção de planejamento e sua efetivação na Escola Municipal Professora Terezinha de Lourdes Galvão
description O planejamento didático desenvolvido e posto em prática pelo professor é o ponto de partida na construção de um trabalho pedagógico consistente. A tarefa é árdua, repleta de desafios, muitos professores consideram esta prática monótona, porém, é essencial na busca por uma educação de qualidade, inclusive na educação infantil. Não há como constatar e obter bons resultados no processo de ensino/aprendizagem dos educandos se o docente não estabelecer metas a serem alcançadas, não selecionar recursos didáticos que estimule o aluno na busca por conhecimento, não realizar uma avaliação capaz de diagnosticar até que ponto os objetivos foram alcançados, dentre muitas outras funções que cabe o educador pensar e preparar no planejamento. Planejar também é refletir, é fazer registros, é acompanhar o desenvolvimento do aluno. O ato de planejar é bastante abrangente e fundamental, sua relevância é incontestável. O presente estudo aborda, de modo geral, o planejamento didático na educação infantil, e fundamenta-se em autores como Oliveira (2011), Redin (2014) e Turra; Encone; Sant’anna e André (1982) além dos documentos oficiais norteadores da Educação Infantil. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram o questionário e as observações. A pesquisa foi realizada na cidade de Acari – RN, na Escola Municipal Professora Terezinha de Lourdes Galvão, e atingiu um resultado satisfatório, comprovando que as professoras da educação infantil da instituição realmente elaboram e põe em prática o seu planejamento.
author2 Soares, Suenyra Nobrega
author_facet Soares, Suenyra Nobrega
Morais, Joedna Loyse de Souza
format bachelorThesis
author Morais, Joedna Loyse de Souza
author_sort Morais, Joedna Loyse de Souza
title A concepção de planejamento e sua efetivação na Escola Municipal Professora Terezinha de Lourdes Galvão
title_short A concepção de planejamento e sua efetivação na Escola Municipal Professora Terezinha de Lourdes Galvão
title_full A concepção de planejamento e sua efetivação na Escola Municipal Professora Terezinha de Lourdes Galvão
title_fullStr A concepção de planejamento e sua efetivação na Escola Municipal Professora Terezinha de Lourdes Galvão
title_full_unstemmed A concepção de planejamento e sua efetivação na Escola Municipal Professora Terezinha de Lourdes Galvão
title_sort concepção de planejamento e sua efetivação na escola municipal professora terezinha de lourdes galvão
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2016
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37842
work_keys_str_mv AT moraisjoednaloysedesouza aconcepcaodeplanejamentoesuaefetivacaonaescolamunicipalprofessoraterezinhadelourdesgalvao
AT moraisjoednaloysedesouza concepcaodeplanejamentoesuaefetivacaonaescolamunicipalprofessoraterezinhadelourdesgalvao
_version_ 1773961542250790912