A concepção de planejamento e sua efetivação na Escola Municipal Professora Terezinha de Lourdes Galvão
O planejamento didático desenvolvido e posto em prática pelo professor é o ponto de partida na construção de um trabalho pedagógico consistente. A tarefa é árdua, repleta de desafios, muitos professores consideram esta prática monótona, porém, é essencial na busca por uma educação de qualidade, incl...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37842 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-37842 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-378422021-09-22T14:15:14Z A concepção de planejamento e sua efetivação na Escola Municipal Professora Terezinha de Lourdes Galvão Morais, Joedna Loyse de Souza Soares, Suenyra Nobrega Sousa, Gisonalso Arcanjo de Brito, Nazineide Soares , Suenyra Nóbrega Planejamento. Professor. Educação Infantil. O planejamento didático desenvolvido e posto em prática pelo professor é o ponto de partida na construção de um trabalho pedagógico consistente. A tarefa é árdua, repleta de desafios, muitos professores consideram esta prática monótona, porém, é essencial na busca por uma educação de qualidade, inclusive na educação infantil. Não há como constatar e obter bons resultados no processo de ensino/aprendizagem dos educandos se o docente não estabelecer metas a serem alcançadas, não selecionar recursos didáticos que estimule o aluno na busca por conhecimento, não realizar uma avaliação capaz de diagnosticar até que ponto os objetivos foram alcançados, dentre muitas outras funções que cabe o educador pensar e preparar no planejamento. Planejar também é refletir, é fazer registros, é acompanhar o desenvolvimento do aluno. O ato de planejar é bastante abrangente e fundamental, sua relevância é incontestável. O presente estudo aborda, de modo geral, o planejamento didático na educação infantil, e fundamenta-se em autores como Oliveira (2011), Redin (2014) e Turra; Encone; Sant’anna e André (1982) além dos documentos oficiais norteadores da Educação Infantil. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram o questionário e as observações. A pesquisa foi realizada na cidade de Acari – RN, na Escola Municipal Professora Terezinha de Lourdes Galvão, e atingiu um resultado satisfatório, comprovando que as professoras da educação infantil da instituição realmente elaboram e põe em prática o seu planejamento. 2016-07-05T21:32:06Z 2021-09-22T14:15:14Z 2016-07-05T21:32:06Z 2021-09-22T14:15:14Z 2016-06-17 bachelorThesis 2012905684 https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37842 pt_BR openAccess An error occurred getting the license - uri. application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Planejamento. Professor. Educação Infantil. |
spellingShingle |
Planejamento. Professor. Educação Infantil. Morais, Joedna Loyse de Souza A concepção de planejamento e sua efetivação na Escola Municipal Professora Terezinha de Lourdes Galvão |
description |
O planejamento didático desenvolvido e posto em prática pelo professor é o ponto de partida na construção de um trabalho pedagógico consistente. A tarefa é árdua, repleta de desafios, muitos professores consideram esta prática monótona, porém, é essencial na busca por uma educação de qualidade, inclusive na educação infantil. Não há como constatar e obter bons resultados no processo de ensino/aprendizagem dos educandos se o docente não estabelecer metas a serem alcançadas, não selecionar recursos didáticos que estimule o aluno na busca por conhecimento, não realizar uma avaliação capaz de diagnosticar até que ponto os objetivos foram alcançados, dentre muitas outras funções que cabe o educador pensar e preparar no planejamento. Planejar também é refletir, é fazer registros, é acompanhar o desenvolvimento do aluno. O ato de planejar é bastante abrangente e fundamental, sua relevância é incontestável. O presente estudo aborda, de modo geral, o planejamento didático na educação infantil, e fundamenta-se em autores como Oliveira (2011), Redin (2014) e Turra; Encone; Sant’anna e André (1982) além dos documentos oficiais norteadores da Educação Infantil. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram o questionário e as observações. A pesquisa foi realizada na cidade de Acari – RN, na Escola Municipal Professora Terezinha de Lourdes Galvão, e atingiu um resultado satisfatório, comprovando que as professoras da educação infantil da instituição realmente elaboram e põe em prática o seu planejamento. |
author2 |
Soares, Suenyra Nobrega |
author_facet |
Soares, Suenyra Nobrega Morais, Joedna Loyse de Souza |
format |
bachelorThesis |
author |
Morais, Joedna Loyse de Souza |
author_sort |
Morais, Joedna Loyse de Souza |
title |
A concepção de planejamento e sua efetivação na Escola Municipal Professora Terezinha de Lourdes Galvão |
title_short |
A concepção de planejamento e sua efetivação na Escola Municipal Professora Terezinha de Lourdes Galvão |
title_full |
A concepção de planejamento e sua efetivação na Escola Municipal Professora Terezinha de Lourdes Galvão |
title_fullStr |
A concepção de planejamento e sua efetivação na Escola Municipal Professora Terezinha de Lourdes Galvão |
title_full_unstemmed |
A concepção de planejamento e sua efetivação na Escola Municipal Professora Terezinha de Lourdes Galvão |
title_sort |
concepção de planejamento e sua efetivação na escola municipal professora terezinha de lourdes galvão |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2016 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37842 |
work_keys_str_mv |
AT moraisjoednaloysedesouza aconcepcaodeplanejamentoesuaefetivacaonaescolamunicipalprofessoraterezinhadelourdesgalvao AT moraisjoednaloysedesouza concepcaodeplanejamentoesuaefetivacaonaescolamunicipalprofessoraterezinhadelourdesgalvao |
_version_ |
1773961542250790912 |