Sentidos históricos atribuídos a docência e a pesquisa no curso de pedagogia

A presente pesquisa monográfica intitulada SENTIDOS HISTÓRICOS ATRIBUIDOS A DOCÊNCIA E A PESQUISA NO CURSO DE PEDAGOGIA tem como objetivo interpretar e compreender o processo de construção histórica da docência e da pesquisa nas proposições e projetos formativos e curriculares do curso de Pedagogia,...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Araújo, Rubênnia Santos de
Outros Autores: Aires, Ana Maria Pereira
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37839
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-37839
record_format dspace
spelling ri-123456789-378392021-09-22T14:15:07Z Sentidos históricos atribuídos a docência e a pesquisa no curso de pedagogia Araújo, Rubênnia Santos de Aires, Ana Maria Pereira Aires, Ana Maria Pereira Melo, Jacicleide Ferreira Targino da Cruz Garcia, Maria de Fátima Curso de Pedagogia Docência Pesquisa Formação do Pedagogo A presente pesquisa monográfica intitulada SENTIDOS HISTÓRICOS ATRIBUIDOS A DOCÊNCIA E A PESQUISA NO CURSO DE PEDAGOGIA tem como objetivo interpretar e compreender o processo de construção histórica da docência e da pesquisa nas proposições e projetos formativos e curriculares do curso de Pedagogia, desde a sua gênese até a atualidade, incluindo o que pensam os egressos do curso de Pedagogia do CERES/UFRN. Para tanto, foram usados como referenciais teóricos autores como Aires (2001, 2009), Brzezinski (1996), Garcia (2009), Lima e Pimenta (2008), Ludke e André (1986), Mekesena (2002), Nóvoa (1992), Romanelli (1999), Salviani (2009), Silva (1999), entre outros. A abordagem teórico-metodológica utilizada foi de caráter qualitativo ao centra-se na explicação e compreensão da realidade estudada: o curso de Pedagogia em seus aspectos legais, históricos e propositivos relacionados à docência e a pesquisa. Utilizamos como fontes Resoluções, Pareceres, documentos da ANFOPE, as DCNs e a proposta pedagógica do Curso do Pedagogia do CERES/UFRN. Também realizamos entrevistas semiestruturadas com os egressos do curso. A docência e a pesquisa fazem parte da formação do pedagogo/pedagoga ao longo da história do curso. Inicialmente de forma bastante fragmentada, caminhando para propostas mais articuladas, a partir da década de 1980. Também como resultado da construção histórica a docência se constituiu base da formação do todo pedagogo/pedagoga, como identidade profissional. Esse modelo formativo encontra-se na proposta curricular formal do curso de Pedagogia do CERES. A docência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e da Educação Infantil constituem as base da formação profissional em articulação com a pesquisa ao longo do curso, através dos diversos componentes curriculares. É através da integração docência e pesquisa que apontamos o sútil caminho do professor-pesquisador, no qual é capaz de questionar e refletir sobre sua realidade a partir da pesquisa pedagógica, no âmbito da pesquisa acadêmico-científica. Os egressos, no entanto, demonstraram que, na efetivação da proposta, há uma desarticulação, uma lacuna entre os componentes curriculares, inibindo a possível concepção de professor-pesquisador. 2016-07-07T17:28:34Z 2021-09-22T14:15:07Z 2016-07-07T17:28:34Z 2021-09-22T14:15:07Z 2016-06-15 bachelorThesis 2012905835 https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37839 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Curso de Pedagogia
Docência
Pesquisa
Formação do Pedagogo
spellingShingle Curso de Pedagogia
Docência
Pesquisa
Formação do Pedagogo
Araújo, Rubênnia Santos de
Sentidos históricos atribuídos a docência e a pesquisa no curso de pedagogia
description A presente pesquisa monográfica intitulada SENTIDOS HISTÓRICOS ATRIBUIDOS A DOCÊNCIA E A PESQUISA NO CURSO DE PEDAGOGIA tem como objetivo interpretar e compreender o processo de construção histórica da docência e da pesquisa nas proposições e projetos formativos e curriculares do curso de Pedagogia, desde a sua gênese até a atualidade, incluindo o que pensam os egressos do curso de Pedagogia do CERES/UFRN. Para tanto, foram usados como referenciais teóricos autores como Aires (2001, 2009), Brzezinski (1996), Garcia (2009), Lima e Pimenta (2008), Ludke e André (1986), Mekesena (2002), Nóvoa (1992), Romanelli (1999), Salviani (2009), Silva (1999), entre outros. A abordagem teórico-metodológica utilizada foi de caráter qualitativo ao centra-se na explicação e compreensão da realidade estudada: o curso de Pedagogia em seus aspectos legais, históricos e propositivos relacionados à docência e a pesquisa. Utilizamos como fontes Resoluções, Pareceres, documentos da ANFOPE, as DCNs e a proposta pedagógica do Curso do Pedagogia do CERES/UFRN. Também realizamos entrevistas semiestruturadas com os egressos do curso. A docência e a pesquisa fazem parte da formação do pedagogo/pedagoga ao longo da história do curso. Inicialmente de forma bastante fragmentada, caminhando para propostas mais articuladas, a partir da década de 1980. Também como resultado da construção histórica a docência se constituiu base da formação do todo pedagogo/pedagoga, como identidade profissional. Esse modelo formativo encontra-se na proposta curricular formal do curso de Pedagogia do CERES. A docência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e da Educação Infantil constituem as base da formação profissional em articulação com a pesquisa ao longo do curso, através dos diversos componentes curriculares. É através da integração docência e pesquisa que apontamos o sútil caminho do professor-pesquisador, no qual é capaz de questionar e refletir sobre sua realidade a partir da pesquisa pedagógica, no âmbito da pesquisa acadêmico-científica. Os egressos, no entanto, demonstraram que, na efetivação da proposta, há uma desarticulação, uma lacuna entre os componentes curriculares, inibindo a possível concepção de professor-pesquisador.
author2 Aires, Ana Maria Pereira
author_facet Aires, Ana Maria Pereira
Araújo, Rubênnia Santos de
format bachelorThesis
author Araújo, Rubênnia Santos de
author_sort Araújo, Rubênnia Santos de
title Sentidos históricos atribuídos a docência e a pesquisa no curso de pedagogia
title_short Sentidos históricos atribuídos a docência e a pesquisa no curso de pedagogia
title_full Sentidos históricos atribuídos a docência e a pesquisa no curso de pedagogia
title_fullStr Sentidos históricos atribuídos a docência e a pesquisa no curso de pedagogia
title_full_unstemmed Sentidos históricos atribuídos a docência e a pesquisa no curso de pedagogia
title_sort sentidos históricos atribuídos a docência e a pesquisa no curso de pedagogia
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2016
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37839
work_keys_str_mv AT araujorubenniasantosde sentidoshistoricosatribuidosadocenciaeapesquisanocursodepedagogia
_version_ 1773963140117037056