Jogos: implicações para o processo de ensino e aprendizagem no ciclo de alfabetização na Escola Municipal Paulino Batista de Araújo

O presente trabalho acadêmico intitulado “Jogos: implicações para o processo de ensino e aprendizagem no ciclo de alfabetização na Escola Municipal Paulino Batista de Araújo” tem como objetivo compreender a utilização de jogos no ciclo de alfabetização como um recurso didático que contribui para o p...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Santos, Maria Patrícia Medeiros dos
Outros Autores: Soares, Suenyra Nóbrega
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37838
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-37838
record_format dspace
spelling ri-123456789-378382021-09-22T14:15:05Z Jogos: implicações para o processo de ensino e aprendizagem no ciclo de alfabetização na Escola Municipal Paulino Batista de Araújo Santos, Maria Patrícia Medeiros dos Soares, Suenyra Nóbrega Soares, Suenyra Nóbrega Sousa, Gisonaldo Arcanjo de Melo, Jacicleide Ferreira Targino Cruz Jogos Ciclo de alfabetização Processo de ensino e aprendizagem. O presente trabalho acadêmico intitulado “Jogos: implicações para o processo de ensino e aprendizagem no ciclo de alfabetização na Escola Municipal Paulino Batista de Araújo” tem como objetivo compreender a utilização de jogos no ciclo de alfabetização como um recurso didático que contribui para o processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, buscou-se conhecer a visão que o educador tem em relação aos jogos, se os utiliza, de que forma e com que propósitos, já que o trabalho com o lúdico também requer um planejamento de suas atividades. Este estudo foi desenvolvido por meio da pesquisa qualitativa partindo de um levantamento bibliográfico. A análise dos dados realizou-se a partir da fundamentação teórica de alguns autores, como Kishimoto (2011), Teixeira (2010), Maranhão (2007), Maia (2014), os cadernos do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (2012, 2014 e 2015) que abordam a ludicidade, dentre outros estudiosos que discutem considerações pertinentes à temática trabalhada. Com o intuito de saber como os professores lidam com a prática de atividades lúdicas em sala de aula nos deslocamos até a Escola Municipal Paulino Batista de Araújo, localizada no município de Timbaúba dos Batistas - RN, onde realizamos a pesquisa com todos os professores do ciclo de alfabetização. A coleta de dados foi feita por meio da observação sistemática das aulas, do registro fotográfico e da aplicação de questionários de caráter aberto, nos quais os professores tiveram liberdade para elaborar as respostas de acordo com o seu ponto de vista. Os resultados obtidos com a pesquisa demonstraram que os professores alfabetizadores reconhecem a importância do lúdico no contexto educacional e utilizam os jogos em sala de aula de forma integrada aos diferentes componentes curriculares para facilitar e motivar a aprendizagem. 2016-07-05T21:54:18Z 2021-09-22T14:15:05Z 2016-07-05T21:54:18Z 2021-09-22T14:15:05Z 2016-06-17 bachelorThesis 2012905755 https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37838 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Jogos
Ciclo de alfabetização
Processo de ensino e aprendizagem.
spellingShingle Jogos
Ciclo de alfabetização
Processo de ensino e aprendizagem.
Santos, Maria Patrícia Medeiros dos
Jogos: implicações para o processo de ensino e aprendizagem no ciclo de alfabetização na Escola Municipal Paulino Batista de Araújo
description O presente trabalho acadêmico intitulado “Jogos: implicações para o processo de ensino e aprendizagem no ciclo de alfabetização na Escola Municipal Paulino Batista de Araújo” tem como objetivo compreender a utilização de jogos no ciclo de alfabetização como um recurso didático que contribui para o processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, buscou-se conhecer a visão que o educador tem em relação aos jogos, se os utiliza, de que forma e com que propósitos, já que o trabalho com o lúdico também requer um planejamento de suas atividades. Este estudo foi desenvolvido por meio da pesquisa qualitativa partindo de um levantamento bibliográfico. A análise dos dados realizou-se a partir da fundamentação teórica de alguns autores, como Kishimoto (2011), Teixeira (2010), Maranhão (2007), Maia (2014), os cadernos do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (2012, 2014 e 2015) que abordam a ludicidade, dentre outros estudiosos que discutem considerações pertinentes à temática trabalhada. Com o intuito de saber como os professores lidam com a prática de atividades lúdicas em sala de aula nos deslocamos até a Escola Municipal Paulino Batista de Araújo, localizada no município de Timbaúba dos Batistas - RN, onde realizamos a pesquisa com todos os professores do ciclo de alfabetização. A coleta de dados foi feita por meio da observação sistemática das aulas, do registro fotográfico e da aplicação de questionários de caráter aberto, nos quais os professores tiveram liberdade para elaborar as respostas de acordo com o seu ponto de vista. Os resultados obtidos com a pesquisa demonstraram que os professores alfabetizadores reconhecem a importância do lúdico no contexto educacional e utilizam os jogos em sala de aula de forma integrada aos diferentes componentes curriculares para facilitar e motivar a aprendizagem.
author2 Soares, Suenyra Nóbrega
author_facet Soares, Suenyra Nóbrega
Santos, Maria Patrícia Medeiros dos
format bachelorThesis
author Santos, Maria Patrícia Medeiros dos
author_sort Santos, Maria Patrícia Medeiros dos
title Jogos: implicações para o processo de ensino e aprendizagem no ciclo de alfabetização na Escola Municipal Paulino Batista de Araújo
title_short Jogos: implicações para o processo de ensino e aprendizagem no ciclo de alfabetização na Escola Municipal Paulino Batista de Araújo
title_full Jogos: implicações para o processo de ensino e aprendizagem no ciclo de alfabetização na Escola Municipal Paulino Batista de Araújo
title_fullStr Jogos: implicações para o processo de ensino e aprendizagem no ciclo de alfabetização na Escola Municipal Paulino Batista de Araújo
title_full_unstemmed Jogos: implicações para o processo de ensino e aprendizagem no ciclo de alfabetização na Escola Municipal Paulino Batista de Araújo
title_sort jogos: implicações para o processo de ensino e aprendizagem no ciclo de alfabetização na escola municipal paulino batista de araújo
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2016
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37838
work_keys_str_mv AT santosmariapatriciamedeirosdos jogosimplicacoesparaoprocessodeensinoeaprendizagemnociclodealfabetizacaonaescolamunicipalpaulinobatistadearaujo
_version_ 1773958064352788480