Jogos: implicações para o processo de ensino e aprendizagem no ciclo de alfabetização na Escola Municipal Paulino Batista de Araújo
O presente trabalho acadêmico intitulado “Jogos: implicações para o processo de ensino e aprendizagem no ciclo de alfabetização na Escola Municipal Paulino Batista de Araújo” tem como objetivo compreender a utilização de jogos no ciclo de alfabetização como um recurso didático que contribui para o p...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37838 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-37838 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-378382021-09-22T14:15:05Z Jogos: implicações para o processo de ensino e aprendizagem no ciclo de alfabetização na Escola Municipal Paulino Batista de Araújo Santos, Maria Patrícia Medeiros dos Soares, Suenyra Nóbrega Soares, Suenyra Nóbrega Sousa, Gisonaldo Arcanjo de Melo, Jacicleide Ferreira Targino Cruz Jogos Ciclo de alfabetização Processo de ensino e aprendizagem. O presente trabalho acadêmico intitulado “Jogos: implicações para o processo de ensino e aprendizagem no ciclo de alfabetização na Escola Municipal Paulino Batista de Araújo” tem como objetivo compreender a utilização de jogos no ciclo de alfabetização como um recurso didático que contribui para o processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, buscou-se conhecer a visão que o educador tem em relação aos jogos, se os utiliza, de que forma e com que propósitos, já que o trabalho com o lúdico também requer um planejamento de suas atividades. Este estudo foi desenvolvido por meio da pesquisa qualitativa partindo de um levantamento bibliográfico. A análise dos dados realizou-se a partir da fundamentação teórica de alguns autores, como Kishimoto (2011), Teixeira (2010), Maranhão (2007), Maia (2014), os cadernos do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (2012, 2014 e 2015) que abordam a ludicidade, dentre outros estudiosos que discutem considerações pertinentes à temática trabalhada. Com o intuito de saber como os professores lidam com a prática de atividades lúdicas em sala de aula nos deslocamos até a Escola Municipal Paulino Batista de Araújo, localizada no município de Timbaúba dos Batistas - RN, onde realizamos a pesquisa com todos os professores do ciclo de alfabetização. A coleta de dados foi feita por meio da observação sistemática das aulas, do registro fotográfico e da aplicação de questionários de caráter aberto, nos quais os professores tiveram liberdade para elaborar as respostas de acordo com o seu ponto de vista. Os resultados obtidos com a pesquisa demonstraram que os professores alfabetizadores reconhecem a importância do lúdico no contexto educacional e utilizam os jogos em sala de aula de forma integrada aos diferentes componentes curriculares para facilitar e motivar a aprendizagem. 2016-07-05T21:54:18Z 2021-09-22T14:15:05Z 2016-07-05T21:54:18Z 2021-09-22T14:15:05Z 2016-06-17 bachelorThesis 2012905755 https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37838 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Jogos Ciclo de alfabetização Processo de ensino e aprendizagem. |
spellingShingle |
Jogos Ciclo de alfabetização Processo de ensino e aprendizagem. Santos, Maria Patrícia Medeiros dos Jogos: implicações para o processo de ensino e aprendizagem no ciclo de alfabetização na Escola Municipal Paulino Batista de Araújo |
description |
O presente trabalho acadêmico intitulado “Jogos: implicações para o processo de ensino e aprendizagem no ciclo de alfabetização na Escola Municipal Paulino Batista de Araújo” tem como objetivo compreender a utilização de jogos no ciclo de alfabetização como um recurso didático que contribui para o processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, buscou-se conhecer a visão que o educador tem em relação aos jogos, se os utiliza, de que forma e com que propósitos, já que o trabalho com o lúdico também requer um planejamento de suas atividades. Este estudo foi desenvolvido por meio da pesquisa qualitativa partindo de um levantamento bibliográfico. A análise dos dados realizou-se a partir da fundamentação teórica de alguns autores, como Kishimoto (2011), Teixeira (2010), Maranhão (2007), Maia (2014), os cadernos do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (2012, 2014 e 2015) que abordam a ludicidade, dentre outros estudiosos que discutem considerações pertinentes à temática trabalhada. Com o intuito de saber como os professores lidam com a prática de atividades lúdicas em sala de aula nos deslocamos até a Escola Municipal Paulino Batista de Araújo, localizada no município de Timbaúba dos Batistas - RN, onde realizamos a pesquisa com todos os professores do ciclo de alfabetização. A coleta de dados foi feita por meio da observação sistemática das aulas, do registro fotográfico e da aplicação de questionários de caráter aberto, nos quais os professores tiveram liberdade para elaborar as respostas de acordo com o seu ponto de vista. Os resultados obtidos com a pesquisa demonstraram que os professores alfabetizadores reconhecem a importância do lúdico no contexto educacional e utilizam os jogos em sala de aula de forma integrada aos diferentes componentes curriculares para facilitar e motivar a aprendizagem. |
author2 |
Soares, Suenyra Nóbrega |
author_facet |
Soares, Suenyra Nóbrega Santos, Maria Patrícia Medeiros dos |
format |
bachelorThesis |
author |
Santos, Maria Patrícia Medeiros dos |
author_sort |
Santos, Maria Patrícia Medeiros dos |
title |
Jogos: implicações para o processo de ensino e aprendizagem no ciclo de alfabetização na Escola Municipal Paulino Batista de Araújo |
title_short |
Jogos: implicações para o processo de ensino e aprendizagem no ciclo de alfabetização na Escola Municipal Paulino Batista de Araújo |
title_full |
Jogos: implicações para o processo de ensino e aprendizagem no ciclo de alfabetização na Escola Municipal Paulino Batista de Araújo |
title_fullStr |
Jogos: implicações para o processo de ensino e aprendizagem no ciclo de alfabetização na Escola Municipal Paulino Batista de Araújo |
title_full_unstemmed |
Jogos: implicações para o processo de ensino e aprendizagem no ciclo de alfabetização na Escola Municipal Paulino Batista de Araújo |
title_sort |
jogos: implicações para o processo de ensino e aprendizagem no ciclo de alfabetização na escola municipal paulino batista de araújo |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2016 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37838 |
work_keys_str_mv |
AT santosmariapatriciamedeirosdos jogosimplicacoesparaoprocessodeensinoeaprendizagemnociclodealfabetizacaonaescolamunicipalpaulinobatistadearaujo |
_version_ |
1773958064352788480 |