Estudo de caso da relação entre escola e família em duas escolas públicas de jardim do Seridó/RN

This monograph, entitled "Case Study of the relationship between school and family in two public schools in Jardim do Seridó / RN" aims to address the importance of school and family establish partnerships in the educational context and discuss how the absence of parents at school, can be...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Souza, Camila de Azevedo
Outros Autores: Santos Sobrinho, Djanní Martinho dos
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37836
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-37836
record_format dspace
spelling ri-123456789-378362021-09-22T14:15:01Z Estudo de caso da relação entre escola e família em duas escolas públicas de jardim do Seridó/RN Souza, Camila de Azevedo Santos Sobrinho, Djanní Martinho dos Soares, Suenyra Nóbrega Brito, Fabiana Érica de Santos Sobrinho, Djanní Martinho dos Escola Família Educação Ensino e aprendizagem This monograph, entitled "Case Study of the relationship between school and family in two public schools in Jardim do Seridó / RN" aims to address the importance of school and family establish partnerships in the educational context and discuss how the absence of parents at school, can be harmful to children. Thus, looking to list situations where the family absence exists, why it happens this gap and to what extent students are affected in the teaching and learning process. The research interest arose during the academic hiking and based on the experiences provided by stages, that is, from that was prompted to carry out a study in order to understand the daily school and the relationship between school and family. Methodologically the work consisted of research with authors such as Pereira (2013), Shrike (2012), Freire (1975) and others argue about the importance of school and family in the educational context. It also used up the completion of questionnaires, documentary research and photographic record. So from that it was highlighted that the school and family play important roles in education and that both must walk in unity always aiming for success in school. O presente trabalho monográfico, intitulado “Estudo de caso da relação entre escola e família em duas escolas públicas de Jardim do Seridó/RN” tem por objetivo abordar a importância da parceria que se faz necessária entre escola e a família no contexto educacional, bem como, discutir o quanto a ausência dos pais na escola, pode ser prejudicial para seus filhos. Deste modo, procura-se elencar situações em que a ausência familiar existe, o porquê que acontece esse distanciamento e até que ponto os alunos são afetados no processo de ensino e aprendizagem. O interesse da pesquisa surgiu durante a caminhada acadêmica e com base nas experiências proporcionadas pelos estágios, ou seja, a partir disso fui instigada a realizar um estudo a fim de compreender o cotidiano escolar e as relações existentes entre escola e família. Metodologicamente o trabalho consistiu em pesquisa com autores como Pereira (2013), Picanço (2012), Freire (1975) e outros que discutem acerca da importância da escola e da família no contexto educacional. Além disso, utilizou-se também a realização de questionários, pesquisa documental e registro fotográfico. Portanto a partir disso foi destacado que a escola e família desempenham papeis importantes na educação e que ambas devem caminhar em união almejando sempre o sucesso escolar. 2016-07-05T21:24:05Z 2021-09-22T14:15:01Z 2016-07-05T21:24:05Z 2021-09-22T14:15:01Z 2016 bachelorThesis 2012905521 SOUZA, Camila de Azevedo. Estudo de caso da relação entre escola e família em duas escolas públicas de Jardim do Seridó/RN. 2016. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Departamento de Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37836 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Escola
Família
Educação
Ensino e aprendizagem
spellingShingle Escola
Família
Educação
Ensino e aprendizagem
Souza, Camila de Azevedo
Estudo de caso da relação entre escola e família em duas escolas públicas de jardim do Seridó/RN
description This monograph, entitled "Case Study of the relationship between school and family in two public schools in Jardim do Seridó / RN" aims to address the importance of school and family establish partnerships in the educational context and discuss how the absence of parents at school, can be harmful to children. Thus, looking to list situations where the family absence exists, why it happens this gap and to what extent students are affected in the teaching and learning process. The research interest arose during the academic hiking and based on the experiences provided by stages, that is, from that was prompted to carry out a study in order to understand the daily school and the relationship between school and family. Methodologically the work consisted of research with authors such as Pereira (2013), Shrike (2012), Freire (1975) and others argue about the importance of school and family in the educational context. It also used up the completion of questionnaires, documentary research and photographic record. So from that it was highlighted that the school and family play important roles in education and that both must walk in unity always aiming for success in school.
author2 Santos Sobrinho, Djanní Martinho dos
author_facet Santos Sobrinho, Djanní Martinho dos
Souza, Camila de Azevedo
format bachelorThesis
author Souza, Camila de Azevedo
author_sort Souza, Camila de Azevedo
title Estudo de caso da relação entre escola e família em duas escolas públicas de jardim do Seridó/RN
title_short Estudo de caso da relação entre escola e família em duas escolas públicas de jardim do Seridó/RN
title_full Estudo de caso da relação entre escola e família em duas escolas públicas de jardim do Seridó/RN
title_fullStr Estudo de caso da relação entre escola e família em duas escolas públicas de jardim do Seridó/RN
title_full_unstemmed Estudo de caso da relação entre escola e família em duas escolas públicas de jardim do Seridó/RN
title_sort estudo de caso da relação entre escola e família em duas escolas públicas de jardim do seridó/rn
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2016
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37836
work_keys_str_mv AT souzacamiladeazevedo estudodecasodarelacaoentreescolaefamiliaemduasescolaspublicasdejardimdoseridorn
_version_ 1773965875319144448