Rotina: implicações para o processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança na Creche Municipal Marilene Matias

O trabalho monográfico intitulado “Rotina: implicações para o processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança na creche Municipal Marilene Matias” tem como objetivo discutir a importância da rotina na Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, e foi realizada na creche Municipal...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Damasceno, Cinthia Simara Silva
Outros Autores: Soares, Suenyra Nobrega´P
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37831
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:O trabalho monográfico intitulado “Rotina: implicações para o processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança na creche Municipal Marilene Matias” tem como objetivo discutir a importância da rotina na Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, e foi realizada na creche Municipal Marilene Matais, localizada no município de Currais Novos- RN. Para coleta de dados, foram realizados questionários e observações não participantes com duas professoras do nível III da respectiva creche. A rotina é um componente importante para estruturar e organizar os espaços e tempos das crianças no ambiente de ensino, sendo necessário assim, ser planejada de modo flexível onde possa atender as especificidades e as necessidades das crianças. Barbosa (2006) e o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (1998) ressaltam a importância de uma rotina organizada onde as ações pedagógicas do cuidar e educar sejam indissociáveis. Através da pesquisa concretizada, ficou esclarecido que ambas as profissionais reconhecem a sua relevância no cotidiano da creche, tendo em vista, que todos os momentos da rotina são de caráter educativo, auxiliando nas funções cognitivas, afetivas e psicomotoras. As professoras demostraram bastante interesse na construção da rotina planejada, no entanto, ficou perceptível que existem dificuldades que interferem nessa construção.