O lúdico como estratégia pedagógica: uma análise no processo de ensino para o desenvolvimento cognitivo na educação infantil

O presente trabalho monográfico, intitulado: “O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA: uma análise no processo de ensino para o desenvolvimento cognitivo na educação infantil” realizou-se na Escola Municipal Professor José Gurgel de Araújo localizada no município de Caicó – RN, numa turma de nível IV e...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Martins, Luzania
Outros Autores: Lima, Célia Fonsêca de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37825
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-37825
record_format dspace
spelling ri-123456789-378252021-09-22T14:14:42Z O lúdico como estratégia pedagógica: uma análise no processo de ensino para o desenvolvimento cognitivo na educação infantil Martins, Luzania Lima, Célia Fonsêca de Lima, Célia Fonsêca de Sousa, Gisonaldo Arcanjo de Andrade, Mônica Luiza Belotto de Oliveira Lúdico, Processo de Ensino, Aprendizagem O presente trabalho monográfico, intitulado: “O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA: uma análise no processo de ensino para o desenvolvimento cognitivo na educação infantil” realizou-se na Escola Municipal Professor José Gurgel de Araújo localizada no município de Caicó – RN, numa turma de nível IV e tem como objetivo analisar a utilização do lúdico na sala de aula como estratégia pedagógica para auxiliar a aprendizagem das crianças na Educação Infantil e apontar “como” deve ser utilizada. Iniciaram-se os estudos com uma fundamentação bibliográfica através dos teóricos e autores como: Girotto (2013), Piaget (1978), Vygotsky (1984), Froebel (2001), Friedmann (2012), Teixeira (2010), Kishimoto (2013) e Almeida (2003), entre outros. Para a coleta de dados realizaram-se observações sistemáticas e entrevista semiestruturada. Constatou-se que o lúdico como estratégia pedagógica é essencial na educação infantil, uma vez que desenvolve de forma significativa e espontânea a capacidade de aprender das crianças. Isso ocorre quando são utilizadas de maneiras variadas e estrategicamente pedagógicas, planejada e pensada para respeitar aspectos essenciais para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças, dentre esses se destacaram e foram constatados no decorrer das investigações: o tempo de aprender de cada uma delas, considerando seu estágio progressivo de desenvolvimento cognitivo; as possibilidades proporcionadas para formar conceitos, de relacionar ideias, de estabelecer relações lógicas, de desenvolver a expressão oral e corporal, de reforçar habilidades sociais, de reduzir a agressividade, de integrar-se; de construir seu próprio conhecimento; de utilizar a imaginação e a fantasia, a curiosidade e a experimentação. 2015-07-01T11:46:56Z 2021-09-22T14:14:42Z 2015-07-01T11:46:56Z 2021-09-22T14:14:42Z 2015-06-16 bachelorThesis 2011068321 MARTINS, Luzania. O lúdico como estratégia pedagógica: uma análise no processo de ensino para o desenvolvimento cognitivo na educação infantil. Caicó: UFRN, 2015. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37825 pt_BR application/octet-stream Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Lúdico, Processo de Ensino, Aprendizagem
spellingShingle Lúdico, Processo de Ensino, Aprendizagem
Martins, Luzania
O lúdico como estratégia pedagógica: uma análise no processo de ensino para o desenvolvimento cognitivo na educação infantil
description O presente trabalho monográfico, intitulado: “O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA: uma análise no processo de ensino para o desenvolvimento cognitivo na educação infantil” realizou-se na Escola Municipal Professor José Gurgel de Araújo localizada no município de Caicó – RN, numa turma de nível IV e tem como objetivo analisar a utilização do lúdico na sala de aula como estratégia pedagógica para auxiliar a aprendizagem das crianças na Educação Infantil e apontar “como” deve ser utilizada. Iniciaram-se os estudos com uma fundamentação bibliográfica através dos teóricos e autores como: Girotto (2013), Piaget (1978), Vygotsky (1984), Froebel (2001), Friedmann (2012), Teixeira (2010), Kishimoto (2013) e Almeida (2003), entre outros. Para a coleta de dados realizaram-se observações sistemáticas e entrevista semiestruturada. Constatou-se que o lúdico como estratégia pedagógica é essencial na educação infantil, uma vez que desenvolve de forma significativa e espontânea a capacidade de aprender das crianças. Isso ocorre quando são utilizadas de maneiras variadas e estrategicamente pedagógicas, planejada e pensada para respeitar aspectos essenciais para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças, dentre esses se destacaram e foram constatados no decorrer das investigações: o tempo de aprender de cada uma delas, considerando seu estágio progressivo de desenvolvimento cognitivo; as possibilidades proporcionadas para formar conceitos, de relacionar ideias, de estabelecer relações lógicas, de desenvolver a expressão oral e corporal, de reforçar habilidades sociais, de reduzir a agressividade, de integrar-se; de construir seu próprio conhecimento; de utilizar a imaginação e a fantasia, a curiosidade e a experimentação.
author2 Lima, Célia Fonsêca de
author_facet Lima, Célia Fonsêca de
Martins, Luzania
format bachelorThesis
author Martins, Luzania
author_sort Martins, Luzania
title O lúdico como estratégia pedagógica: uma análise no processo de ensino para o desenvolvimento cognitivo na educação infantil
title_short O lúdico como estratégia pedagógica: uma análise no processo de ensino para o desenvolvimento cognitivo na educação infantil
title_full O lúdico como estratégia pedagógica: uma análise no processo de ensino para o desenvolvimento cognitivo na educação infantil
title_fullStr O lúdico como estratégia pedagógica: uma análise no processo de ensino para o desenvolvimento cognitivo na educação infantil
title_full_unstemmed O lúdico como estratégia pedagógica: uma análise no processo de ensino para o desenvolvimento cognitivo na educação infantil
title_sort o lúdico como estratégia pedagógica: uma análise no processo de ensino para o desenvolvimento cognitivo na educação infantil
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2015
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37825
work_keys_str_mv AT martinsluzania oludicocomoestrategiapedagogicaumaanalisenoprocessodeensinoparaodesenvolvimentocognitivonaeducacaoinfantil
_version_ 1773967590501122048