O lúdico como estratégia pedagógica: uma análise no processo de ensino para o desenvolvimento cognitivo na educação infantil
O presente trabalho monográfico, intitulado: “O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA: uma análise no processo de ensino para o desenvolvimento cognitivo na educação infantil” realizou-se na Escola Municipal Professor José Gurgel de Araújo localizada no município de Caicó – RN, numa turma de nível IV e...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37825 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-37825 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-378252021-09-22T14:14:42Z O lúdico como estratégia pedagógica: uma análise no processo de ensino para o desenvolvimento cognitivo na educação infantil Martins, Luzania Lima, Célia Fonsêca de Lima, Célia Fonsêca de Sousa, Gisonaldo Arcanjo de Andrade, Mônica Luiza Belotto de Oliveira Lúdico, Processo de Ensino, Aprendizagem O presente trabalho monográfico, intitulado: “O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA: uma análise no processo de ensino para o desenvolvimento cognitivo na educação infantil” realizou-se na Escola Municipal Professor José Gurgel de Araújo localizada no município de Caicó – RN, numa turma de nível IV e tem como objetivo analisar a utilização do lúdico na sala de aula como estratégia pedagógica para auxiliar a aprendizagem das crianças na Educação Infantil e apontar “como” deve ser utilizada. Iniciaram-se os estudos com uma fundamentação bibliográfica através dos teóricos e autores como: Girotto (2013), Piaget (1978), Vygotsky (1984), Froebel (2001), Friedmann (2012), Teixeira (2010), Kishimoto (2013) e Almeida (2003), entre outros. Para a coleta de dados realizaram-se observações sistemáticas e entrevista semiestruturada. Constatou-se que o lúdico como estratégia pedagógica é essencial na educação infantil, uma vez que desenvolve de forma significativa e espontânea a capacidade de aprender das crianças. Isso ocorre quando são utilizadas de maneiras variadas e estrategicamente pedagógicas, planejada e pensada para respeitar aspectos essenciais para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças, dentre esses se destacaram e foram constatados no decorrer das investigações: o tempo de aprender de cada uma delas, considerando seu estágio progressivo de desenvolvimento cognitivo; as possibilidades proporcionadas para formar conceitos, de relacionar ideias, de estabelecer relações lógicas, de desenvolver a expressão oral e corporal, de reforçar habilidades sociais, de reduzir a agressividade, de integrar-se; de construir seu próprio conhecimento; de utilizar a imaginação e a fantasia, a curiosidade e a experimentação. 2015-07-01T11:46:56Z 2021-09-22T14:14:42Z 2015-07-01T11:46:56Z 2021-09-22T14:14:42Z 2015-06-16 bachelorThesis 2011068321 MARTINS, Luzania. O lúdico como estratégia pedagógica: uma análise no processo de ensino para o desenvolvimento cognitivo na educação infantil. Caicó: UFRN, 2015. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37825 pt_BR application/octet-stream Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Lúdico, Processo de Ensino, Aprendizagem |
spellingShingle |
Lúdico, Processo de Ensino, Aprendizagem Martins, Luzania O lúdico como estratégia pedagógica: uma análise no processo de ensino para o desenvolvimento cognitivo na educação infantil |
description |
O presente trabalho monográfico, intitulado: “O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA: uma análise no processo de ensino para o desenvolvimento cognitivo na educação infantil” realizou-se na Escola Municipal Professor José Gurgel de Araújo localizada no município de Caicó – RN, numa turma de nível IV e tem como objetivo analisar a utilização do lúdico na sala de aula como estratégia pedagógica para auxiliar a aprendizagem das crianças na Educação Infantil e apontar “como” deve ser utilizada. Iniciaram-se os estudos com uma fundamentação bibliográfica através dos teóricos e autores como: Girotto (2013), Piaget (1978), Vygotsky (1984), Froebel (2001), Friedmann (2012), Teixeira (2010), Kishimoto (2013) e Almeida (2003), entre outros. Para a coleta de dados realizaram-se observações sistemáticas e entrevista semiestruturada. Constatou-se que o lúdico como estratégia pedagógica é essencial na educação infantil, uma vez que desenvolve de forma significativa e espontânea a capacidade de aprender das crianças. Isso ocorre quando são utilizadas de maneiras variadas e estrategicamente pedagógicas, planejada e pensada para respeitar aspectos essenciais para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças, dentre esses se destacaram e foram constatados no decorrer das investigações: o tempo de aprender de cada uma delas, considerando seu estágio progressivo de desenvolvimento cognitivo; as possibilidades proporcionadas para formar conceitos, de relacionar ideias, de estabelecer relações lógicas, de desenvolver a expressão oral e corporal, de reforçar habilidades sociais, de reduzir a agressividade, de integrar-se; de construir seu próprio conhecimento; de utilizar a imaginação e a fantasia, a curiosidade e a experimentação. |
author2 |
Lima, Célia Fonsêca de |
author_facet |
Lima, Célia Fonsêca de Martins, Luzania |
format |
bachelorThesis |
author |
Martins, Luzania |
author_sort |
Martins, Luzania |
title |
O lúdico como estratégia pedagógica: uma análise no processo de ensino para o desenvolvimento cognitivo na educação infantil |
title_short |
O lúdico como estratégia pedagógica: uma análise no processo de ensino para o desenvolvimento cognitivo na educação infantil |
title_full |
O lúdico como estratégia pedagógica: uma análise no processo de ensino para o desenvolvimento cognitivo na educação infantil |
title_fullStr |
O lúdico como estratégia pedagógica: uma análise no processo de ensino para o desenvolvimento cognitivo na educação infantil |
title_full_unstemmed |
O lúdico como estratégia pedagógica: uma análise no processo de ensino para o desenvolvimento cognitivo na educação infantil |
title_sort |
o lúdico como estratégia pedagógica: uma análise no processo de ensino para o desenvolvimento cognitivo na educação infantil |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2015 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37825 |
work_keys_str_mv |
AT martinsluzania oludicocomoestrategiapedagogicaumaanalisenoprocessodeensinoparaodesenvolvimentocognitivonaeducacaoinfantil |
_version_ |
1773967590501122048 |