O lúdico como estratégia pedagógica: uma análise no processo de ensino para o desenvolvimento cognitivo na educação infantil

O presente trabalho monográfico, intitulado: “O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA: uma análise no processo de ensino para o desenvolvimento cognitivo na educação infantil” realizou-se na Escola Municipal Professor José Gurgel de Araújo localizada no município de Caicó – RN, numa turma de nível IV e...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Martins, Luzania
Outros Autores: Lima, Célia Fonsêca de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37825
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Descrição
Resumo:O presente trabalho monográfico, intitulado: “O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA: uma análise no processo de ensino para o desenvolvimento cognitivo na educação infantil” realizou-se na Escola Municipal Professor José Gurgel de Araújo localizada no município de Caicó – RN, numa turma de nível IV e tem como objetivo analisar a utilização do lúdico na sala de aula como estratégia pedagógica para auxiliar a aprendizagem das crianças na Educação Infantil e apontar “como” deve ser utilizada. Iniciaram-se os estudos com uma fundamentação bibliográfica através dos teóricos e autores como: Girotto (2013), Piaget (1978), Vygotsky (1984), Froebel (2001), Friedmann (2012), Teixeira (2010), Kishimoto (2013) e Almeida (2003), entre outros. Para a coleta de dados realizaram-se observações sistemáticas e entrevista semiestruturada. Constatou-se que o lúdico como estratégia pedagógica é essencial na educação infantil, uma vez que desenvolve de forma significativa e espontânea a capacidade de aprender das crianças. Isso ocorre quando são utilizadas de maneiras variadas e estrategicamente pedagógicas, planejada e pensada para respeitar aspectos essenciais para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças, dentre esses se destacaram e foram constatados no decorrer das investigações: o tempo de aprender de cada uma delas, considerando seu estágio progressivo de desenvolvimento cognitivo; as possibilidades proporcionadas para formar conceitos, de relacionar ideias, de estabelecer relações lógicas, de desenvolver a expressão oral e corporal, de reforçar habilidades sociais, de reduzir a agressividade, de integrar-se; de construir seu próprio conhecimento; de utilizar a imaginação e a fantasia, a curiosidade e a experimentação.