Educação étnico-racial e racismo na escola: reflexos na vida das crianças negras

A proposta deste estudo pauta-se em fomentar a discussão acerca da Educação étnico-racial e racismo na escola, em especial no Ensino Fundamental (Anos iniciais) tendo como referência a Lei 10.639/03. O objetivo principal é investigar de que maneira o preconceito contra crianças negras se evidencia n...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Sousa, Maria Solange Alves de
Outros Autores: Garcia, Maria de Fátima
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37824
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-37824
record_format dspace
spelling ri-123456789-378242021-09-22T14:14:41Z Educação étnico-racial e racismo na escola: reflexos na vida das crianças negras Sousa, Maria Solange Alves de Garcia, Maria de Fátima Garcia, Maria de Fátima Sousa, Gisonaldo Arcanjo de Façanha, Alessandro Augusto de Barros Lei 10.639/03. Educação étnico-racial. Negros. Crianças. Racismo. Preconceito. A proposta deste estudo pauta-se em fomentar a discussão acerca da Educação étnico-racial e racismo na escola, em especial no Ensino Fundamental (Anos iniciais) tendo como referência a Lei 10.639/03. O objetivo principal é investigar de que maneira o preconceito contra crianças negras se evidencia no ambiente de uma escola pública. Demostramos através da pesquisa desenvolvida na Escola Municipal Santo Alexandre- Jucurutu/RN, em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental que é de suma importância discutir e apresentar para as crianças as questões étnicas raciais para que as crianças negras comessem a mudar a visão deturbada do negro que é passada para elas, bem como a visão das mães no que se refere ao racismo. Fundamentaram a investigação se baseia nas ideias de FAZZI (2004); MUNANGA (1999-2004); LARROSA (1999); LOPES (2006); GOMES (2005); CHIAVENATO (1999); PATROCÍNIO (1996); NASCIMENTO (2012), entre outros. O estudo tem como base a abordagem qualitativa e por procedimentos realizou-se através da leitura de um livro, a utilização de bonecas e entrevistas realizadas com as crianças e questionário realizado com as mães. Ao final do estudo, concluiu-se com base em 06 categorias de análise que o preconceito se evidencia entre as crianças no momento em que é apresentado para elas livros de literatura negra e as mesmas veem o negro como bandido e feio, no momento em que as crianças negras brincam com bonecas negras, mas não se identificam como elas e ainda quando as mães dizem que presenteariam seus filhos com bonecas negras, mas nem todas o fazem, pois quando questionamos quantas já presentearam apenas cinco mães afirmaram que sim. 2016-07-05T21:58:56Z 2021-09-22T14:14:40Z 2016-07-05T21:58:56Z 2021-09-22T14:14:40Z 2016-06 bachelorThesis 2012905773 Sousa, Maria Solange Alves de.Educação Étnico-Racial e Racismo na Escola: Reflexos na Vida das Crianças Negras. 2016. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso(Graduação em Pedagogia), Departamento de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37824 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Lei 10.639/03.
Educação étnico-racial.
Negros.
Crianças.
Racismo.
Preconceito.
spellingShingle Lei 10.639/03.
Educação étnico-racial.
Negros.
Crianças.
Racismo.
Preconceito.
Sousa, Maria Solange Alves de
Educação étnico-racial e racismo na escola: reflexos na vida das crianças negras
description A proposta deste estudo pauta-se em fomentar a discussão acerca da Educação étnico-racial e racismo na escola, em especial no Ensino Fundamental (Anos iniciais) tendo como referência a Lei 10.639/03. O objetivo principal é investigar de que maneira o preconceito contra crianças negras se evidencia no ambiente de uma escola pública. Demostramos através da pesquisa desenvolvida na Escola Municipal Santo Alexandre- Jucurutu/RN, em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental que é de suma importância discutir e apresentar para as crianças as questões étnicas raciais para que as crianças negras comessem a mudar a visão deturbada do negro que é passada para elas, bem como a visão das mães no que se refere ao racismo. Fundamentaram a investigação se baseia nas ideias de FAZZI (2004); MUNANGA (1999-2004); LARROSA (1999); LOPES (2006); GOMES (2005); CHIAVENATO (1999); PATROCÍNIO (1996); NASCIMENTO (2012), entre outros. O estudo tem como base a abordagem qualitativa e por procedimentos realizou-se através da leitura de um livro, a utilização de bonecas e entrevistas realizadas com as crianças e questionário realizado com as mães. Ao final do estudo, concluiu-se com base em 06 categorias de análise que o preconceito se evidencia entre as crianças no momento em que é apresentado para elas livros de literatura negra e as mesmas veem o negro como bandido e feio, no momento em que as crianças negras brincam com bonecas negras, mas não se identificam como elas e ainda quando as mães dizem que presenteariam seus filhos com bonecas negras, mas nem todas o fazem, pois quando questionamos quantas já presentearam apenas cinco mães afirmaram que sim.
author2 Garcia, Maria de Fátima
author_facet Garcia, Maria de Fátima
Sousa, Maria Solange Alves de
format bachelorThesis
author Sousa, Maria Solange Alves de
author_sort Sousa, Maria Solange Alves de
title Educação étnico-racial e racismo na escola: reflexos na vida das crianças negras
title_short Educação étnico-racial e racismo na escola: reflexos na vida das crianças negras
title_full Educação étnico-racial e racismo na escola: reflexos na vida das crianças negras
title_fullStr Educação étnico-racial e racismo na escola: reflexos na vida das crianças negras
title_full_unstemmed Educação étnico-racial e racismo na escola: reflexos na vida das crianças negras
title_sort educação étnico-racial e racismo na escola: reflexos na vida das crianças negras
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2016
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37824
work_keys_str_mv AT sousamariasolangealvesde educacaoetnicoracialeracismonaescolareflexosnavidadascriancasnegras
_version_ 1773966599231897600