A importância da discussão sobre gênero nas licenciaturas

Through a study in Centro de Ensino Superior do Seridó(UFRN) with students of the degrees offered in that campus, this work aims to understand and analyze their concepts on gender issues and how the dialogue about it can benefit future teaching practice. We discuss it with authors such as: NUNES AND...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Borges, Ana Beatriz de Araújo
Outros Autores: Garcia, Maria de Fátima
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37818
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-37818
record_format dspace
spelling ri-123456789-378182021-09-22T14:14:32Z A importância da discussão sobre gênero nas licenciaturas Borges, Ana Beatriz de Araújo Garcia, Maria de Fátima Accioly, Denise Cortez da Silva Aires, Ana Maria Pereira Gênero Relações de gênero Identidade de gênero na educação Igualdade Prática docente Licenciaturas Through a study in Centro de Ensino Superior do Seridó(UFRN) with students of the degrees offered in that campus, this work aims to understand and analyze their concepts on gender issues and how the dialogue about it can benefit future teaching practice. We discuss it with authors such as: NUNES AND WERBA (2015), FARBER, VERDINELLI and RAMEZANALI (2012), ECKERT (2007), ADICHIE (2017) AND LOURO (1997) in order to understand the theme which motivates of this work. The relevance of the gender discussion in undergraduate degrees is in the search for equality, with less prejudice. The approach as to issues related to gender creates necessary notions for us to become able to question and dialogue with each other on this topic. After the research, it turned out possible to verify that students believe in the relevance of discussions about gender in degree programs, and, mainly, they believe these can benefit the future teaching practice, yielding a fairer future. O trabalho objetiva por meio do estudo realizado no Centro de Ensino Superior do Seridó(UFRN) com os(as) estudantes das licenciaturas ofertadas no referido campus, compreender e analisar as concepções dos(as) mesmos(as) sobre a temática de gênero e sobre como o diálogo sobre a mesma pode vir a beneficiar a prática docente futura. Dialogamos com autores tais como: NUNES E WERBA (2015), FARBER, VERDINELLI E RAMEZANALI (2012), ECKERT (2007), ADICHIE (2017) E LOURO (1997) com o fim de compreender melhor acerca da temática motivadora desse trabalho. A relevância da discussão sobre gênero nas licenciaturas se dá por meio da busca por igualdade, com menos preconceitos. Tratar questões relacionadas a gênero cria noções necessárias para que estejamos aptos a questionar e dialogar uns com os outros sobre essa temática. Por meio da pesquisa realizada pôde-se constatar que os(as) licenciandos(as) acreditam na relevância das discussões sobre gênero nas licenciaturas, e principalmente, acreditam que estas podem vir a beneficiar a prática docente futura, oportunizando um futuro mais justo. 2019-08-07T17:30:38Z 2021-09-22T14:14:32Z 2019-08-07T17:30:38Z 2021-09-22T14:14:32Z 2019-06-04 bachelorThesis 2015098570 BORGES, Ana Beatriz de Araújo. A importância da discussão sobre gênero nas licenciaturas. Caicó, 2019. 88 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ensino Superior do Seridó. Departamento de Educação. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37818 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Gênero
Relações de gênero
Identidade de gênero na educação
Igualdade
Prática docente
Licenciaturas
spellingShingle Gênero
Relações de gênero
Identidade de gênero na educação
Igualdade
Prática docente
Licenciaturas
Borges, Ana Beatriz de Araújo
A importância da discussão sobre gênero nas licenciaturas
description Through a study in Centro de Ensino Superior do Seridó(UFRN) with students of the degrees offered in that campus, this work aims to understand and analyze their concepts on gender issues and how the dialogue about it can benefit future teaching practice. We discuss it with authors such as: NUNES AND WERBA (2015), FARBER, VERDINELLI and RAMEZANALI (2012), ECKERT (2007), ADICHIE (2017) AND LOURO (1997) in order to understand the theme which motivates of this work. The relevance of the gender discussion in undergraduate degrees is in the search for equality, with less prejudice. The approach as to issues related to gender creates necessary notions for us to become able to question and dialogue with each other on this topic. After the research, it turned out possible to verify that students believe in the relevance of discussions about gender in degree programs, and, mainly, they believe these can benefit the future teaching practice, yielding a fairer future.
author2 Garcia, Maria de Fátima
author_facet Garcia, Maria de Fátima
Borges, Ana Beatriz de Araújo
format bachelorThesis
author Borges, Ana Beatriz de Araújo
author_sort Borges, Ana Beatriz de Araújo
title A importância da discussão sobre gênero nas licenciaturas
title_short A importância da discussão sobre gênero nas licenciaturas
title_full A importância da discussão sobre gênero nas licenciaturas
title_fullStr A importância da discussão sobre gênero nas licenciaturas
title_full_unstemmed A importância da discussão sobre gênero nas licenciaturas
title_sort importância da discussão sobre gênero nas licenciaturas
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2019
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37818
work_keys_str_mv AT borgesanabeatrizdearaujo aimportanciadadiscussaosobregeneronaslicenciaturas
AT borgesanabeatrizdearaujo importanciadadiscussaosobregeneronaslicenciaturas
_version_ 1773958120349892608