A Família e o Acompanhamento no Desempenho Escolar o Aluno: uma análise em uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Caicó- RN.

O presente trabalho monográfico tem como objetivo refletir sobre A importância do apoio familiar para o desenvolvimento do educando, onde tem como os específicos, identificar como ocorre o acompanhamento da vida acadêmica do aluno pela família, bem como as suas estratégias/ações de acompanhamento do...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Santos, Maria das Graças Dos
Outros Autores: Calvacante, Chistianne Medeiros
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37808
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-37808
record_format dspace
spelling ri-123456789-378082021-09-22T14:14:15Z A Família e o Acompanhamento no Desempenho Escolar o Aluno: uma análise em uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Caicó- RN. Santos, Maria das Graças Dos Calvacante, Chistianne Medeiros Calvacante, Christianne Medeiros Santos, Geovar Miguel Dos Melo, Jacicleide Ferreira Targino Da Cruz Família, Escola, Ensino aprendizagem O presente trabalho monográfico tem como objetivo refletir sobre A importância do apoio familiar para o desenvolvimento do educando, onde tem como os específicos, identificar como ocorre o acompanhamento da vida acadêmica do aluno pela família, bem como as suas estratégias/ações de acompanhamento do processo de aprendizagem dos alunos, buscando investigar se o resultado dos índices acadêmicos reflete o acompanhamento da família. A base teórica que fundamentou está pesquisa foram: Dessen e Polônia (2007) Tiba (2007), Oliveira (2009) Ferreira e Barrera(2010) Cunha (2010) dentre outros. A pesquisa contempla uma abordagem qualitativa, que ocorreu a partir de levantamento bibliográficos posteriormente um questionário fechado, voltado para as famílias do 4º ano de uma determinada escola da rede municipal de ensino da cidade de Caicó -RN. A análise evidenciou que o acompanhamento da família influencia no desempenho escolar dos educandos, mas que não é um fator determinante para a efetivação do ensino e aprendizagem dos alunos 2019-11-06T16:21:42Z 2021-09-22T14:14:15Z 2019-11-06T16:21:42Z 2021-09-22T14:14:15Z 2019-06-13 bachelorThesis 2013040580 SANTOS, Maria Das Graças Dos. A Família e o Acompanhamento no Desempenho Escolar o Aluno: uma análise em uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Caicó- RN. 2019. 53f. (Trabalho e conclusão de curso(graduação em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal o Rio Grane o Norte, Natal, 2019. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37808 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/octet-stream Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Família, Escola, Ensino aprendizagem
spellingShingle Família, Escola, Ensino aprendizagem
Santos, Maria das Graças Dos
A Família e o Acompanhamento no Desempenho Escolar o Aluno: uma análise em uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Caicó- RN.
description O presente trabalho monográfico tem como objetivo refletir sobre A importância do apoio familiar para o desenvolvimento do educando, onde tem como os específicos, identificar como ocorre o acompanhamento da vida acadêmica do aluno pela família, bem como as suas estratégias/ações de acompanhamento do processo de aprendizagem dos alunos, buscando investigar se o resultado dos índices acadêmicos reflete o acompanhamento da família. A base teórica que fundamentou está pesquisa foram: Dessen e Polônia (2007) Tiba (2007), Oliveira (2009) Ferreira e Barrera(2010) Cunha (2010) dentre outros. A pesquisa contempla uma abordagem qualitativa, que ocorreu a partir de levantamento bibliográficos posteriormente um questionário fechado, voltado para as famílias do 4º ano de uma determinada escola da rede municipal de ensino da cidade de Caicó -RN. A análise evidenciou que o acompanhamento da família influencia no desempenho escolar dos educandos, mas que não é um fator determinante para a efetivação do ensino e aprendizagem dos alunos
author2 Calvacante, Chistianne Medeiros
author_facet Calvacante, Chistianne Medeiros
Santos, Maria das Graças Dos
format bachelorThesis
author Santos, Maria das Graças Dos
author_sort Santos, Maria das Graças Dos
title A Família e o Acompanhamento no Desempenho Escolar o Aluno: uma análise em uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Caicó- RN.
title_short A Família e o Acompanhamento no Desempenho Escolar o Aluno: uma análise em uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Caicó- RN.
title_full A Família e o Acompanhamento no Desempenho Escolar o Aluno: uma análise em uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Caicó- RN.
title_fullStr A Família e o Acompanhamento no Desempenho Escolar o Aluno: uma análise em uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Caicó- RN.
title_full_unstemmed A Família e o Acompanhamento no Desempenho Escolar o Aluno: uma análise em uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Caicó- RN.
title_sort família e o acompanhamento no desempenho escolar o aluno: uma análise em uma escola da rede municipal de ensino de caicó- rn.
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2019
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37808
work_keys_str_mv AT santosmariadasgracasdos afamiliaeoacompanhamentonodesempenhoescolaroalunoumaanaliseemumaescoladaredemunicipaldeensinodecaicorn
AT santosmariadasgracasdos familiaeoacompanhamentonodesempenhoescolaroalunoumaanaliseemumaescoladaredemunicipaldeensinodecaicorn
_version_ 1773963542829989888