A Família e o Acompanhamento no Desempenho Escolar o Aluno: uma análise em uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Caicó- RN.
O presente trabalho monográfico tem como objetivo refletir sobre A importância do apoio familiar para o desenvolvimento do educando, onde tem como os específicos, identificar como ocorre o acompanhamento da vida acadêmica do aluno pela família, bem como as suas estratégias/ações de acompanhamento do...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37808 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-37808 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-378082021-09-22T14:14:15Z A Família e o Acompanhamento no Desempenho Escolar o Aluno: uma análise em uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Caicó- RN. Santos, Maria das Graças Dos Calvacante, Chistianne Medeiros Calvacante, Christianne Medeiros Santos, Geovar Miguel Dos Melo, Jacicleide Ferreira Targino Da Cruz Família, Escola, Ensino aprendizagem O presente trabalho monográfico tem como objetivo refletir sobre A importância do apoio familiar para o desenvolvimento do educando, onde tem como os específicos, identificar como ocorre o acompanhamento da vida acadêmica do aluno pela família, bem como as suas estratégias/ações de acompanhamento do processo de aprendizagem dos alunos, buscando investigar se o resultado dos índices acadêmicos reflete o acompanhamento da família. A base teórica que fundamentou está pesquisa foram: Dessen e Polônia (2007) Tiba (2007), Oliveira (2009) Ferreira e Barrera(2010) Cunha (2010) dentre outros. A pesquisa contempla uma abordagem qualitativa, que ocorreu a partir de levantamento bibliográficos posteriormente um questionário fechado, voltado para as famílias do 4º ano de uma determinada escola da rede municipal de ensino da cidade de Caicó -RN. A análise evidenciou que o acompanhamento da família influencia no desempenho escolar dos educandos, mas que não é um fator determinante para a efetivação do ensino e aprendizagem dos alunos 2019-11-06T16:21:42Z 2021-09-22T14:14:15Z 2019-11-06T16:21:42Z 2021-09-22T14:14:15Z 2019-06-13 bachelorThesis 2013040580 SANTOS, Maria Das Graças Dos. A Família e o Acompanhamento no Desempenho Escolar o Aluno: uma análise em uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Caicó- RN. 2019. 53f. (Trabalho e conclusão de curso(graduação em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal o Rio Grane o Norte, Natal, 2019. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37808 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/octet-stream Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Família, Escola, Ensino aprendizagem |
spellingShingle |
Família, Escola, Ensino aprendizagem Santos, Maria das Graças Dos A Família e o Acompanhamento no Desempenho Escolar o Aluno: uma análise em uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Caicó- RN. |
description |
O presente trabalho monográfico tem como objetivo refletir sobre A importância do apoio familiar para o desenvolvimento do educando, onde tem como os específicos, identificar como ocorre o acompanhamento da vida acadêmica do aluno pela família, bem como as suas estratégias/ações de acompanhamento do processo de aprendizagem dos alunos, buscando investigar se o resultado dos índices acadêmicos reflete o acompanhamento da família. A base teórica que fundamentou está pesquisa foram: Dessen e Polônia (2007) Tiba (2007), Oliveira (2009) Ferreira e Barrera(2010) Cunha (2010) dentre outros. A pesquisa contempla uma abordagem qualitativa, que ocorreu a partir de levantamento bibliográficos posteriormente um questionário fechado, voltado para as famílias do 4º ano de uma determinada escola da rede municipal de ensino da cidade de Caicó -RN. A análise evidenciou que o acompanhamento da família influencia no desempenho escolar dos educandos, mas que não é um fator determinante para a efetivação do ensino e aprendizagem dos alunos |
author2 |
Calvacante, Chistianne Medeiros |
author_facet |
Calvacante, Chistianne Medeiros Santos, Maria das Graças Dos |
format |
bachelorThesis |
author |
Santos, Maria das Graças Dos |
author_sort |
Santos, Maria das Graças Dos |
title |
A Família e o Acompanhamento no Desempenho Escolar o Aluno: uma análise em uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Caicó- RN. |
title_short |
A Família e o Acompanhamento no Desempenho Escolar o Aluno: uma análise em uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Caicó- RN. |
title_full |
A Família e o Acompanhamento no Desempenho Escolar o Aluno: uma análise em uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Caicó- RN. |
title_fullStr |
A Família e o Acompanhamento no Desempenho Escolar o Aluno: uma análise em uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Caicó- RN. |
title_full_unstemmed |
A Família e o Acompanhamento no Desempenho Escolar o Aluno: uma análise em uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Caicó- RN. |
title_sort |
família e o acompanhamento no desempenho escolar o aluno: uma análise em uma escola da rede municipal de ensino de caicó- rn. |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2019 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37808 |
work_keys_str_mv |
AT santosmariadasgracasdos afamiliaeoacompanhamentonodesempenhoescolaroalunoumaanaliseemumaescoladaredemunicipaldeensinodecaicorn AT santosmariadasgracasdos familiaeoacompanhamentonodesempenhoescolaroalunoumaanaliseemumaescoladaredemunicipaldeensinodecaicorn |
_version_ |
1773963542829989888 |