Gestão Democrática: uma discussão sobre seus princípios e mecanismos

Our work is to investigate about Democratic Management by doing a bibliographical review of the theme and its importance to the current educational scenario. We use the existing readings and productions on the object of study to develop our data collection, which in turn interpreted allows us new di...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Araújo, Ícaro Matheus de
Outros Autores: Cavalcante, Christianne Medeiros
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37799
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-37799
record_format dspace
spelling ri-123456789-377992021-09-22T14:14:01Z Gestão Democrática: uma discussão sobre seus princípios e mecanismos Araújo, Ícaro Matheus de Cavalcante, Christianne Medeiros Menezes, Roony Diógenes de Silva, Elen Karla Sousa da Cavalcante, Christianne Medeiros Escola Gestor Gestão Democrática Our work is to investigate about Democratic Management by doing a bibliographical review of the theme and its importance to the current educational scenario. We use the existing readings and productions on the object of study to develop our data collection, which in turn interpreted allows us new discoveries and reflections on the subject. Based on the exposition (the authors), we had a greater resource and base for the accomplishment of the work. In order to show that it is necessary to understand Democratic Management, as a form of management needed in public schools, and that its practices and mechanisms of effectiveness need to be perceived by the school body as forms of foundation and subsidies for collective decision making in school . It is noticed that the school managers need to be knowledgeable of this breadth that is the Democratic Management, always seeking new knowledge, and looking for continued formations, for a better performance of them. Significant is that schools are able to put into practice Democratic Management, thus enabling a more democratic and quality teaching. Nosso trabalho constitui-se em investigar a Gestão Democrática fazendo uma revisão bibliográfica da temática e discutir sua importância para o cenário educacional atual. Utilizamos as leituras e produções já existentes sobre o objeto de estudo para desenvolver nossa coleta de dados, que por sua vez interpretados possibilita-nos novas descobertas e reflexões sobre a temática. Embasados no que expõem LÜCK (2013), LIBÂNEO (2012), AIRES (2009), BRASIL (2006), NETO (2000), tivemos uma maior desenvoltura e embasamento para a realização do trabalho. De modo a mostrar que se faz necessário entender a Gestão Democrática, como forma de gestão necessária nas escolas públicas, e que suas práticas e mecanismos de efetivação precisam ser percebidas pelo corpo escolar como formas de embasamento e subsídios para a tomada de decisões coletivas na escola. Percebe-se que os gestores escolares precisam ser conhecedores dessa amplitude que é a Gestão Democrática, sempre buscando novos conhecimentos, e buscando formações continuadas, para uma melhor atuação dos mesmos. Significativo se faz que as escolas consigam pôr em prática a Gestão Democrática, possibilitando assim um ensino mais democrático e de qualidade. 2017-07-12T21:22:35Z 2021-09-22T14:14:01Z 2017-07-12T21:22:35Z 2021-09-22T14:14:01Z 2017-06-21 bachelorThesis 2013029814 ARAÚJO, Ícaro Matheus de. Gestão democrática: uma discussão sobre seus princípios e mecanismos. Caicó: UFRN, 2017. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37799 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Escola
Gestor
Gestão Democrática
spellingShingle Escola
Gestor
Gestão Democrática
Araújo, Ícaro Matheus de
Gestão Democrática: uma discussão sobre seus princípios e mecanismos
description Our work is to investigate about Democratic Management by doing a bibliographical review of the theme and its importance to the current educational scenario. We use the existing readings and productions on the object of study to develop our data collection, which in turn interpreted allows us new discoveries and reflections on the subject. Based on the exposition (the authors), we had a greater resource and base for the accomplishment of the work. In order to show that it is necessary to understand Democratic Management, as a form of management needed in public schools, and that its practices and mechanisms of effectiveness need to be perceived by the school body as forms of foundation and subsidies for collective decision making in school . It is noticed that the school managers need to be knowledgeable of this breadth that is the Democratic Management, always seeking new knowledge, and looking for continued formations, for a better performance of them. Significant is that schools are able to put into practice Democratic Management, thus enabling a more democratic and quality teaching.
author2 Cavalcante, Christianne Medeiros
author_facet Cavalcante, Christianne Medeiros
Araújo, Ícaro Matheus de
format bachelorThesis
author Araújo, Ícaro Matheus de
author_sort Araújo, Ícaro Matheus de
title Gestão Democrática: uma discussão sobre seus princípios e mecanismos
title_short Gestão Democrática: uma discussão sobre seus princípios e mecanismos
title_full Gestão Democrática: uma discussão sobre seus princípios e mecanismos
title_fullStr Gestão Democrática: uma discussão sobre seus princípios e mecanismos
title_full_unstemmed Gestão Democrática: uma discussão sobre seus princípios e mecanismos
title_sort gestão democrática: uma discussão sobre seus princípios e mecanismos
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2017
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37799
work_keys_str_mv AT araujoicaromatheusde gestaodemocraticaumadiscussaosobreseusprincipiosemecanismos
_version_ 1773965972285161472