A influência da afetividade no aprendizado dos alunos nas séries iniciais do ensino fundamental: estudo de caso em uma escola municipal na cidade de Parelhas/RN.

O presente trabalho objetivou identificar como a afetividade contribui no processo de ensino aprendizagem, discutindo assuntos como, ambiente escolar e as práticas pedagógicas nesse ambiente, por meio do tema “A influência da afetividade no aprendizado dos alunos nas séries iniciais do ensino fundam...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Jucielma de Souza
Outros Autores: Santos Sobrinho, Djanní Martinho dos
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37796
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Descrição
Resumo:O presente trabalho objetivou identificar como a afetividade contribui no processo de ensino aprendizagem, discutindo assuntos como, ambiente escolar e as práticas pedagógicas nesse ambiente, por meio do tema “A influência da afetividade no aprendizado dos alunos nas séries iniciais do ensino fundamental: estudo de caso em uma escola municipal na cidade de Parelhas/RN”; tendo como base para tais discussões a pesquisa bibliográfica por meio de autores como Eugênio Cunha (2007,2010), Paulo Freire (1986,1993), dentre outros, que ajudaram a reforçar e discutir a importância da afetividade; a pesquisa documental que teve como aparato PPP da instituição, assim como entrevistas com a coordenadora pedagógica da escola, professoras e também algumas conversas informais com membros da instituição e da sociedade com o intuito de colher opiniões sobre o assunto, como também informações sobre a instituição. Diante da análise e observações, nos deparamos com duas situações distintas. Na primeira encontramos uma prática afetivamente direcionada de forma positiva; na segunda uma prática muito voltada para o tradicionalismo e afetivamente negativa e a mudança de comportamento dos alunos em ambas; na primeira sala apesar de serem crianças menores a ordem se dá com mais facilidade e na segunda as crianças já maiores, existe uma certa dificuldade em respeitar a professora e as regras de convivência.