Leitura e contação de histórias na Educação Infantil: do ambiente escolar ao familiar

The present study is entitled “Reading and Storytelling in Childhood Education: from school to home environment”. It is a bibliographical research about the theme, and it is based on studies from Zeni (2018); Cardoso e Farias (2016), followed by the application of surveys which contain open and clos...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Marques, Elizama Rauane Dantas Soares
Outros Autores: Naschold, Angela Maria Chuvas
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37765
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-37765
record_format dspace
spelling ri-123456789-377652023-03-04T01:11:42Z Leitura e contação de histórias na Educação Infantil: do ambiente escolar ao familiar Reading and Storytelling in Childhood Education: from school to home environment Marques, Elizama Rauane Dantas Soares Naschold, Angela Maria Chuvas Cavalcante, Christianne Medeiros Silva, Diêgo de Lima Santos Education. Education Leitura Reading Contação Storytelling Criança. Child Família. Family The present study is entitled “Reading and Storytelling in Childhood Education: from school to home environment”. It is a bibliographical research about the theme, and it is based on studies from Zeni (2018); Cardoso e Farias (2016), followed by the application of surveys which contain open and closed questions to relatives and teachers from childhood schools in Caicó/RN. Open questions were evaluated according to Bardin (2016) content analysis. In this context, the surveys aim to discuss the topic by highlighting the importance of the two narrative practices to children development, as for the teachers as for the families that perform those activities at home. Under this purpose, 14 relatives and 17 teachers have responded the surveys. Bibliographic search was developed under references from Alves (2011); Bezerra (2017); Botini e Farago (2014); Silva (2014); Helena (2018); Prodanov e Freitas (2013), as well as from some Brazilian Children Education official documents, as Common National Curriculum Base (BNCC, 2018) and the Brazilian Curricular Directives for Childhood Education (1998). Analysis of the survey records have pointed that Reading and Storytelling practices are admittedly important between teachers and families referring to children learning both in Childhood Education environment and in the family one. O presente trabalho de conclusão de curso tem como título “Leitura e contação de histórias na Educação Infantil: do ambiente escolar ao familiar”. O trabalho foi realizado sob a forma de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema com base nos estudos de Zeni (2018); Cardoso e Farias (2016), seguida da aplicação de questionários sob a forma de perguntas abertas e fechadas para os familiares e professores de instituições escolares que atendem a Educação Infantil no município de Caicó/RN. As perguntas abertas foram avaliadas de acordo com a análise de conteúdo de Bardin (2016). Neste contexto de pesquisa, os questionários tiveram como objetivo trazer as discussões atuais acerca da temática, sendo que foi priorizado recolher dados acerca da importância que as duas práticas de narrar histórias têm para o desenvolvimento infantil, tanto para os professores quanto para as famílias que desenvolvem tais atividades em seu lar. Para tanto, responderam aos questionários 14 (quatorze) familiares e 17 (dezessete) professoras. O levantamento bibliográfico foi desenvolvido tendo como referências Alves (2011); Bezerra (2017); Botini e Farago (2014); Silva (2014); Helena (2018); Prodanov e Freitas (2013), entre outros, bem como alguns dos documentos que regem a Educação Infantil brasileira, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998). O levantamento dos relatos realizados através dos questionários indicou que as práticas da leitura e contação de histórias são reconhecidamente importantes entre professores e familiares para a aprendizagem das crianças tanto no ambiente escolar de Educação Infantil, quanto no familiar. 2021-01-20T16:35:41Z 2021-09-22T14:13:00Z 2021-01-20T16:35:41Z 2021-09-22T14:13:00Z 2020-12-14 bachelorThesis 20160120186 MARQUES, Elizama Rauane Dantas Soares. Leitura e contação de histórias na educação infantil: do ambiente escolar ao familiar. 2020. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, 2020. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37765 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Education.
Education
Leitura
Reading
Contação
Storytelling
Criança.
Child
Família.
Family
spellingShingle Education.
Education
Leitura
Reading
Contação
Storytelling
Criança.
Child
Família.
Family
Marques, Elizama Rauane Dantas Soares
Leitura e contação de histórias na Educação Infantil: do ambiente escolar ao familiar
description The present study is entitled “Reading and Storytelling in Childhood Education: from school to home environment”. It is a bibliographical research about the theme, and it is based on studies from Zeni (2018); Cardoso e Farias (2016), followed by the application of surveys which contain open and closed questions to relatives and teachers from childhood schools in Caicó/RN. Open questions were evaluated according to Bardin (2016) content analysis. In this context, the surveys aim to discuss the topic by highlighting the importance of the two narrative practices to children development, as for the teachers as for the families that perform those activities at home. Under this purpose, 14 relatives and 17 teachers have responded the surveys. Bibliographic search was developed under references from Alves (2011); Bezerra (2017); Botini e Farago (2014); Silva (2014); Helena (2018); Prodanov e Freitas (2013), as well as from some Brazilian Children Education official documents, as Common National Curriculum Base (BNCC, 2018) and the Brazilian Curricular Directives for Childhood Education (1998). Analysis of the survey records have pointed that Reading and Storytelling practices are admittedly important between teachers and families referring to children learning both in Childhood Education environment and in the family one.
author2 Naschold, Angela Maria Chuvas
author_facet Naschold, Angela Maria Chuvas
Marques, Elizama Rauane Dantas Soares
format bachelorThesis
author Marques, Elizama Rauane Dantas Soares
author_sort Marques, Elizama Rauane Dantas Soares
title Leitura e contação de histórias na Educação Infantil: do ambiente escolar ao familiar
title_short Leitura e contação de histórias na Educação Infantil: do ambiente escolar ao familiar
title_full Leitura e contação de histórias na Educação Infantil: do ambiente escolar ao familiar
title_fullStr Leitura e contação de histórias na Educação Infantil: do ambiente escolar ao familiar
title_full_unstemmed Leitura e contação de histórias na Educação Infantil: do ambiente escolar ao familiar
title_sort leitura e contação de histórias na educação infantil: do ambiente escolar ao familiar
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2021
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37765
work_keys_str_mv AT marqueselizamarauanedantassoares leituraecontacaodehistoriasnaeducacaoinfantildoambienteescolaraofamiliar
AT marqueselizamarauanedantassoares readingandstorytellinginchildhoodeducationfromschooltohomeenvironment
_version_ 1773960270354317312