A importância da parceria entre família e escola no processo de aprendizagem da criança nos anos iniciais

The study on the partnership between family and school aims to highlight the importance of this in the child's teaching and learning process, considering that, initially, it is in these environments that they have their first social contacts. The research intends to highlight the importance of...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Fernandes, Tércia Maria de Medeiros
Outros Autores: Nascimento, Prof. Dr. Ilderlândio Assis de Andrade do
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37764
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-37764
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Família - Escola - Parceria
Família e educação
Relação família-escola
Aprendizagem
Desempenho escolar
spellingShingle Família - Escola - Parceria
Família e educação
Relação família-escola
Aprendizagem
Desempenho escolar
Fernandes, Tércia Maria de Medeiros
A importância da parceria entre família e escola no processo de aprendizagem da criança nos anos iniciais
description The study on the partnership between family and school aims to highlight the importance of this in the child's teaching and learning process, considering that, initially, it is in these environments that they have their first social contacts. The research intends to highlight the importance of an adequate relationship between the family and the school, aiming to guarantee a collaborative education, so that, with this, there is a qualitative learning by the children. More specifically, it aims to understand the importance of the family's role in its formation, as a social being; discuss the importance of the contact that parents / guardians have with the school for school performance; and analyze the importance of the partnership between parents / guardians and the school in their social and cognitive development. For this, we consider the following questions: do children whose parents and / or guardians have more contact with the school have a better school performance?; Is the interaction between the family and the school essential for a better educational and social development of the child? The research is of a qualitative and interpretative nature, which uses bibliographic research and questionnaires as methodological instruments. As for the theoretical aspects, the research dialogues with studies by Freire (1966), Piaget (1977), Cury (2010), Pádua (2010), Libâneo (1990), among others. From what has been researched and analyzed, it is noticeable that there is an effort on both sides (parents and school) for the occurrence of this interaction, although it is still a process under construction, and that, through this partnership, children have shown a better performance in their social and cognitive development.
author2 Nascimento, Prof. Dr. Ilderlândio Assis de Andrade do
author_facet Nascimento, Prof. Dr. Ilderlândio Assis de Andrade do
Fernandes, Tércia Maria de Medeiros
format bachelorThesis
author Fernandes, Tércia Maria de Medeiros
author_sort Fernandes, Tércia Maria de Medeiros
title A importância da parceria entre família e escola no processo de aprendizagem da criança nos anos iniciais
title_short A importância da parceria entre família e escola no processo de aprendizagem da criança nos anos iniciais
title_full A importância da parceria entre família e escola no processo de aprendizagem da criança nos anos iniciais
title_fullStr A importância da parceria entre família e escola no processo de aprendizagem da criança nos anos iniciais
title_full_unstemmed A importância da parceria entre família e escola no processo de aprendizagem da criança nos anos iniciais
title_sort importância da parceria entre família e escola no processo de aprendizagem da criança nos anos iniciais
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2021
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37764
work_keys_str_mv AT fernandesterciamariademedeiros aimportanciadaparceriaentrefamiliaeescolanoprocessodeaprendizagemdacriancanosanosiniciais
AT fernandesterciamariademedeiros importanciadaparceriaentrefamiliaeescolanoprocessodeaprendizagemdacriancanosanosiniciais
_version_ 1773960400157540352
spelling ri-123456789-377642021-09-22T14:12:58Z A importância da parceria entre família e escola no processo de aprendizagem da criança nos anos iniciais Fernandes, Tércia Maria de Medeiros Nascimento, Prof. Dr. Ilderlândio Assis de Andrade do Cavalcante, Christianne Medeiros Melo, Jacicleide Ferreira Targino da Cruz Família - Escola - Parceria Família e educação Relação família-escola Aprendizagem Desempenho escolar The study on the partnership between family and school aims to highlight the importance of this in the child's teaching and learning process, considering that, initially, it is in these environments that they have their first social contacts. The research intends to highlight the importance of an adequate relationship between the family and the school, aiming to guarantee a collaborative education, so that, with this, there is a qualitative learning by the children. More specifically, it aims to understand the importance of the family's role in its formation, as a social being; discuss the importance of the contact that parents / guardians have with the school for school performance; and analyze the importance of the partnership between parents / guardians and the school in their social and cognitive development. For this, we consider the following questions: do children whose parents and / or guardians have more contact with the school have a better school performance?; Is the interaction between the family and the school essential for a better educational and social development of the child? The research is of a qualitative and interpretative nature, which uses bibliographic research and questionnaires as methodological instruments. As for the theoretical aspects, the research dialogues with studies by Freire (1966), Piaget (1977), Cury (2010), Pádua (2010), Libâneo (1990), among others. From what has been researched and analyzed, it is noticeable that there is an effort on both sides (parents and school) for the occurrence of this interaction, although it is still a process under construction, and that, through this partnership, children have shown a better performance in their social and cognitive development. O estudo sobre a parceria entre família e escola visa salientar a importância desta no processo de ensino e aprendizagem da criança, considerando que, inicialmente, são nesses ambientes que elas têm seus primeiros contatos sociais. A pesquisa pretende evidenciar a importância de uma relação adequada entre a família e a escola, visando garantir assim uma educação colaborativa, para que, com isso, ocorra uma aprendizagem qualitativa, por parte das crianças. Mais especificamente, objetiva compreender a importância do papel da família na formação desta, como ser social; discutir a importância do contato que os pais/responsáveis têm com a escola para o desempenho escolar; e analisar sobre a importância da parceria entre pais/responsáveis e escola no desenvolvimento social e cognitivo das mesmas. Para isso, consideramos os seguintes questionamentos: crianças que os pais e/ou responsáveis têm mais contato com a escola possuem um melhor desempenho escolar?; A interação entre a família e a escola é essencial para um melhor desenvolvimento educacional e social da criança? A pesquisa é de natureza qualitativa e interpretativa, que se utiliza de pesquisa bibliográfica e questionários como instrumentos metodológicos. Quanto aos aspectos teóricos, a pesquisa dialoga com estudos de Freire (1966), Piaget (1977), Cury (2010), Pádua (2010), Libâneo (1990), entre outros. A partir do que foi pesquisado e analisado é perceptível que há um esforço de ambas partes (pais e escola) para o acontecimento dessa interação, apesar de ainda ser um processo em construção, e que, através dessa parceria, as crianças têm mostrado um melhor desempenho no seu desenvolvimento social e cognitivo. 2021-01-18T12:47:27Z 2021-09-22T14:12:58Z 2021-01-18T12:47:27Z 2021-09-22T14:12:58Z 2020-12-15 bachelorThesis 2016059503 FERNANDES, Tércia Maria de Medeiros. A importância da parceria entre família e escola no processo de aprendizagem da criança nos anos iniciais. Caicó, RN: 2020. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ensino Superior do Seridó. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37764 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Licenciatura em Pedagogia