Linux Educacional: limites, possibilidades e desafios encontrados em escolas públicas de Caicó/RN.

Considerando os avanços tecnológicos que a sociedade vem enfrentando, sobretudo, com os aplicativos, jogos e recursos midiáticos que a cada dia evoluem um pouco mais, não podemos desconsiderar o fato de que as crianças e jovens dessa geração estão inseridas em uma realidade completamente diferente d...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Dantas, Mariana Alves
Outros Autores: Melo, Jacicleide Ferreira Targino da Cruz
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37756
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Descrição
Resumo:Considerando os avanços tecnológicos que a sociedade vem enfrentando, sobretudo, com os aplicativos, jogos e recursos midiáticos que a cada dia evoluem um pouco mais, não podemos desconsiderar o fato de que as crianças e jovens dessa geração estão inseridas em uma realidade completamente diferente da que seus professores foram formados, o que afeta diretamente o campo educacional. Os ditos “Nativos Digitais” estão crescendo e dominando o uso das tecnologias digitais cada vez mais cedo, e o quadro negro e giz da sala de aula convencional já não chamam tanta atenção assim. Mas será que os alunos da escola pública estão sendo preparados para esse novo mundo? Será que os laboratórios de informática dessas escolas estão sendo utilizados pelos professores para uso pedagógico do Linux Educacional? Se não estão, será que uma formação continuada pode influenciar para que os laboratórios sejam utilizados? Pensando nestas questões, desenvolvemos uma pesquisa em escolas públicas da cidade de Caicó/RN que ofertam anos iniciais do Ensino Fundamental, com os objetivos de: investigar se os professores estão devidamente capacitados para uso do laboratório de informática, especialmente o Linux Educacional e se utilizam o referido programa pedagogicamente com efetividade; analisar as contribuições de um processo formativo na construção de saberes para uso das tecnologias no âmbito educacional. A pesquisa se ancorou numa abordagem quantitativa e qualitativa de investigação e baseou-se em estudos de Prensky (2012); Decian (2010); Vallejo e Zwierewicz (2007); Bacich e Moran (2018), entre outros que podem fundamentar assuntos na área de Tecnologias Educacionais. Os resultados evidenciam que apesar de termos políticas públicas que procurem adequar as escolas às exigências da atualidade, a materialização no âmbito escolar é falha e dificultosa devido a diferentes aspectos - desde os estruturais ao de ordem formativa dos profissionais docentes.