A aprendizagem na educação infantil: Um olhar construtivista a partir da perspectiva Piagetiana
O presente trabalho monográfico, objetiva discorrer sobre as proposituras piagetianas no que tange ao percurso de aprendizagem infantil, será abordado como o construtivismo favorece esse processo e como o professor é indispensável na mediação de saberes. O trabalho foi realizado a partir de uma pesq...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37740 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-37740 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-377402021-09-22T14:12:25Z A aprendizagem na educação infantil: Um olhar construtivista a partir da perspectiva Piagetiana Araujo, Heloísa Luanna Ferreira de Silva, Diêgo de Lima Santos Vieira, Francileide Batista de Almeida Melo, Jacicleide Ferreira Targino da Cruz Aprendizagem Infantil. Construtivismo. Desenvolvimento. O presente trabalho monográfico, objetiva discorrer sobre as proposituras piagetianas no que tange ao percurso de aprendizagem infantil, será abordado como o construtivismo favorece esse processo e como o professor é indispensável na mediação de saberes. O trabalho foi realizado a partir de uma pesquisa bibliográfica, acerca do processo da aprendizagem infantil pautando-se em uma visão construtivista, baseando-se na questão: Como acontece o processo de aprendizagem nas crianças, quais práticas podem ser facilitadoras da aprendizagem em sala de aula? Assim, tem por objetivos específicos: compreender o processo de aprendizagem, analisar a relevância do papel do professor como mediador dos saberes, tendo como foco a teoria construtivista como contribuinte dessas etapas. De modo a identificar como a criança aprende, desenvolve-se e assimila o conhecimento, e assim inferir sobre aspectos cientificamente comprovados para proporcionar uma aprendizagem significativa. Para sustentar a discussão teórica, buscou-se uma revisão de literatura, sendo fundamentada principalmente em Piaget (1926; 1959; 1971), Munari (2010), Minicucci (1997), Freire (1996), Gadotti (2003), Carretero (1997), Becker (2010), dentre outros. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, realizada com base em uma pesquisa aprofundada no trato deste assunto. A finalização do trabalho, nos proporcionou compreender o processo de aprendizagem da criança na perspectiva construtivista, apontou métodos de ensino, e os benefícios do construtivismo no ambiente escolar. A partir dos resultados da pesquisa, foi possível afirmar que a teoria construtivista é válida, sendo fundamental para a compreensão do desenvolvimento e da aprendizagem. 2020-12-15T16:48:02Z 2021-09-22T14:12:25Z 2020-12-15T16:48:02Z 2021-09-22T14:12:25Z 2020-07-22 bachelorThesis 20160141130 ARAUJO, Heloísa Luanna Ferreira de. A aprendizagem na educação infantil: Um olhar construtivista a partir da perspectiva Piagetiana. 2020. 62 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Departamento de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, 2020. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37740 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Aprendizagem Infantil. Construtivismo. Desenvolvimento. |
spellingShingle |
Aprendizagem Infantil. Construtivismo. Desenvolvimento. Araujo, Heloísa Luanna Ferreira de A aprendizagem na educação infantil: Um olhar construtivista a partir da perspectiva Piagetiana |
description |
O presente trabalho monográfico, objetiva discorrer sobre as proposituras piagetianas no que tange ao percurso de aprendizagem infantil, será abordado como o construtivismo favorece esse processo e como o professor é indispensável na mediação de saberes. O trabalho foi realizado a partir de uma pesquisa bibliográfica, acerca do processo da aprendizagem infantil pautando-se em uma visão construtivista, baseando-se na questão: Como acontece o processo de aprendizagem nas crianças, quais práticas podem ser facilitadoras da aprendizagem em sala de aula? Assim, tem por objetivos específicos: compreender o processo de aprendizagem, analisar a relevância do papel do professor como mediador dos saberes, tendo como foco a teoria construtivista como contribuinte dessas etapas. De modo a identificar como a criança aprende, desenvolve-se e assimila o conhecimento, e assim inferir sobre aspectos cientificamente comprovados para proporcionar uma aprendizagem significativa. Para sustentar a discussão teórica, buscou-se uma revisão de literatura, sendo fundamentada principalmente em Piaget (1926; 1959; 1971), Munari (2010), Minicucci (1997), Freire (1996), Gadotti (2003), Carretero (1997), Becker (2010), dentre outros. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, realizada com base em uma pesquisa aprofundada no trato deste assunto. A finalização do trabalho, nos proporcionou compreender o processo de aprendizagem da criança na perspectiva construtivista, apontou métodos de ensino, e os benefícios do construtivismo no ambiente escolar. A partir dos resultados da pesquisa, foi possível afirmar que a teoria construtivista é válida, sendo fundamental para a compreensão do desenvolvimento e da aprendizagem. |
author2 |
Silva, Diêgo de Lima Santos |
author_facet |
Silva, Diêgo de Lima Santos Araujo, Heloísa Luanna Ferreira de |
format |
bachelorThesis |
author |
Araujo, Heloísa Luanna Ferreira de |
author_sort |
Araujo, Heloísa Luanna Ferreira de |
title |
A aprendizagem na educação infantil: Um olhar construtivista a partir da perspectiva Piagetiana |
title_short |
A aprendizagem na educação infantil: Um olhar construtivista a partir da perspectiva Piagetiana |
title_full |
A aprendizagem na educação infantil: Um olhar construtivista a partir da perspectiva Piagetiana |
title_fullStr |
A aprendizagem na educação infantil: Um olhar construtivista a partir da perspectiva Piagetiana |
title_full_unstemmed |
A aprendizagem na educação infantil: Um olhar construtivista a partir da perspectiva Piagetiana |
title_sort |
aprendizagem na educação infantil: um olhar construtivista a partir da perspectiva piagetiana |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2020 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37740 |
work_keys_str_mv |
AT araujoheloisaluannaferreirade aaprendizagemnaeducacaoinfantilumolharconstrutivistaapartirdaperspectivapiagetiana AT araujoheloisaluannaferreirade aprendizagemnaeducacaoinfantilumolharconstrutivistaapartirdaperspectivapiagetiana |
_version_ |
1773960577782120448 |