A aprendizagem na educação infantil: Um olhar construtivista a partir da perspectiva Piagetiana

O presente trabalho monográfico, objetiva discorrer sobre as proposituras piagetianas no que tange ao percurso de aprendizagem infantil, será abordado como o construtivismo favorece esse processo e como o professor é indispensável na mediação de saberes. O trabalho foi realizado a partir de uma pesq...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Araujo, Heloísa Luanna Ferreira de
Outros Autores: Silva, Diêgo de Lima Santos
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37740
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-37740
record_format dspace
spelling ri-123456789-377402021-09-22T14:12:25Z A aprendizagem na educação infantil: Um olhar construtivista a partir da perspectiva Piagetiana Araujo, Heloísa Luanna Ferreira de Silva, Diêgo de Lima Santos Vieira, Francileide Batista de Almeida Melo, Jacicleide Ferreira Targino da Cruz Aprendizagem Infantil. Construtivismo. Desenvolvimento. O presente trabalho monográfico, objetiva discorrer sobre as proposituras piagetianas no que tange ao percurso de aprendizagem infantil, será abordado como o construtivismo favorece esse processo e como o professor é indispensável na mediação de saberes. O trabalho foi realizado a partir de uma pesquisa bibliográfica, acerca do processo da aprendizagem infantil pautando-se em uma visão construtivista, baseando-se na questão: Como acontece o processo de aprendizagem nas crianças, quais práticas podem ser facilitadoras da aprendizagem em sala de aula? Assim, tem por objetivos específicos: compreender o processo de aprendizagem, analisar a relevância do papel do professor como mediador dos saberes, tendo como foco a teoria construtivista como contribuinte dessas etapas. De modo a identificar como a criança aprende, desenvolve-se e assimila o conhecimento, e assim inferir sobre aspectos cientificamente comprovados para proporcionar uma aprendizagem significativa. Para sustentar a discussão teórica, buscou-se uma revisão de literatura, sendo fundamentada principalmente em Piaget (1926; 1959; 1971), Munari (2010), Minicucci (1997), Freire (1996), Gadotti (2003), Carretero (1997), Becker (2010), dentre outros. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, realizada com base em uma pesquisa aprofundada no trato deste assunto. A finalização do trabalho, nos proporcionou compreender o processo de aprendizagem da criança na perspectiva construtivista, apontou métodos de ensino, e os benefícios do construtivismo no ambiente escolar. A partir dos resultados da pesquisa, foi possível afirmar que a teoria construtivista é válida, sendo fundamental para a compreensão do desenvolvimento e da aprendizagem. 2020-12-15T16:48:02Z 2021-09-22T14:12:25Z 2020-12-15T16:48:02Z 2021-09-22T14:12:25Z 2020-07-22 bachelorThesis 20160141130 ARAUJO, Heloísa Luanna Ferreira de. A aprendizagem na educação infantil: Um olhar construtivista a partir da perspectiva Piagetiana. 2020. 62 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Departamento de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, 2020. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37740 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Aprendizagem Infantil.
Construtivismo.
Desenvolvimento.
spellingShingle Aprendizagem Infantil.
Construtivismo.
Desenvolvimento.
Araujo, Heloísa Luanna Ferreira de
A aprendizagem na educação infantil: Um olhar construtivista a partir da perspectiva Piagetiana
description O presente trabalho monográfico, objetiva discorrer sobre as proposituras piagetianas no que tange ao percurso de aprendizagem infantil, será abordado como o construtivismo favorece esse processo e como o professor é indispensável na mediação de saberes. O trabalho foi realizado a partir de uma pesquisa bibliográfica, acerca do processo da aprendizagem infantil pautando-se em uma visão construtivista, baseando-se na questão: Como acontece o processo de aprendizagem nas crianças, quais práticas podem ser facilitadoras da aprendizagem em sala de aula? Assim, tem por objetivos específicos: compreender o processo de aprendizagem, analisar a relevância do papel do professor como mediador dos saberes, tendo como foco a teoria construtivista como contribuinte dessas etapas. De modo a identificar como a criança aprende, desenvolve-se e assimila o conhecimento, e assim inferir sobre aspectos cientificamente comprovados para proporcionar uma aprendizagem significativa. Para sustentar a discussão teórica, buscou-se uma revisão de literatura, sendo fundamentada principalmente em Piaget (1926; 1959; 1971), Munari (2010), Minicucci (1997), Freire (1996), Gadotti (2003), Carretero (1997), Becker (2010), dentre outros. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, realizada com base em uma pesquisa aprofundada no trato deste assunto. A finalização do trabalho, nos proporcionou compreender o processo de aprendizagem da criança na perspectiva construtivista, apontou métodos de ensino, e os benefícios do construtivismo no ambiente escolar. A partir dos resultados da pesquisa, foi possível afirmar que a teoria construtivista é válida, sendo fundamental para a compreensão do desenvolvimento e da aprendizagem.
author2 Silva, Diêgo de Lima Santos
author_facet Silva, Diêgo de Lima Santos
Araujo, Heloísa Luanna Ferreira de
format bachelorThesis
author Araujo, Heloísa Luanna Ferreira de
author_sort Araujo, Heloísa Luanna Ferreira de
title A aprendizagem na educação infantil: Um olhar construtivista a partir da perspectiva Piagetiana
title_short A aprendizagem na educação infantil: Um olhar construtivista a partir da perspectiva Piagetiana
title_full A aprendizagem na educação infantil: Um olhar construtivista a partir da perspectiva Piagetiana
title_fullStr A aprendizagem na educação infantil: Um olhar construtivista a partir da perspectiva Piagetiana
title_full_unstemmed A aprendizagem na educação infantil: Um olhar construtivista a partir da perspectiva Piagetiana
title_sort aprendizagem na educação infantil: um olhar construtivista a partir da perspectiva piagetiana
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2020
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37740
work_keys_str_mv AT araujoheloisaluannaferreirade aaprendizagemnaeducacaoinfantilumolharconstrutivistaapartirdaperspectivapiagetiana
AT araujoheloisaluannaferreirade aprendizagemnaeducacaoinfantilumolharconstrutivistaapartirdaperspectivapiagetiana
_version_ 1773960577782120448