A aprendizagem na educação infantil: Um olhar construtivista a partir da perspectiva Piagetiana

O presente trabalho monográfico, objetiva discorrer sobre as proposituras piagetianas no que tange ao percurso de aprendizagem infantil, será abordado como o construtivismo favorece esse processo e como o professor é indispensável na mediação de saberes. O trabalho foi realizado a partir de uma pesq...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Araujo, Heloísa Luanna Ferreira de
Outros Autores: Silva, Diêgo de Lima Santos
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37740
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Descrição
Resumo:O presente trabalho monográfico, objetiva discorrer sobre as proposituras piagetianas no que tange ao percurso de aprendizagem infantil, será abordado como o construtivismo favorece esse processo e como o professor é indispensável na mediação de saberes. O trabalho foi realizado a partir de uma pesquisa bibliográfica, acerca do processo da aprendizagem infantil pautando-se em uma visão construtivista, baseando-se na questão: Como acontece o processo de aprendizagem nas crianças, quais práticas podem ser facilitadoras da aprendizagem em sala de aula? Assim, tem por objetivos específicos: compreender o processo de aprendizagem, analisar a relevância do papel do professor como mediador dos saberes, tendo como foco a teoria construtivista como contribuinte dessas etapas. De modo a identificar como a criança aprende, desenvolve-se e assimila o conhecimento, e assim inferir sobre aspectos cientificamente comprovados para proporcionar uma aprendizagem significativa. Para sustentar a discussão teórica, buscou-se uma revisão de literatura, sendo fundamentada principalmente em Piaget (1926; 1959; 1971), Munari (2010), Minicucci (1997), Freire (1996), Gadotti (2003), Carretero (1997), Becker (2010), dentre outros. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, realizada com base em uma pesquisa aprofundada no trato deste assunto. A finalização do trabalho, nos proporcionou compreender o processo de aprendizagem da criança na perspectiva construtivista, apontou métodos de ensino, e os benefícios do construtivismo no ambiente escolar. A partir dos resultados da pesquisa, foi possível afirmar que a teoria construtivista é válida, sendo fundamental para a compreensão do desenvolvimento e da aprendizagem.