As relações de convivência e divergências na Educação de Jovens e Adultos

O trabalho monográfico intitulado: AS RELAÇÕES DE CONVIVÊNCIA E DE DIVERGÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS investiga a relação entre aluno/aluno, professor/aluno em sala de aula da EJA na Escola Municipal Irmã Vieira Assunta no município de Caicó-RN. Tendo em vista que a diversidade da faixa et...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Medeiros, Cleane Andrade
Outros Autores: Mariana, Fernando Bonfim
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37737
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Descrição
Resumo:O trabalho monográfico intitulado: AS RELAÇÕES DE CONVIVÊNCIA E DE DIVERGÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS investiga a relação entre aluno/aluno, professor/aluno em sala de aula da EJA na Escola Municipal Irmã Vieira Assunta no município de Caicó-RN. Tendo em vista que a diversidade da faixa etária existente numa mesma sala pode ocasionar divergências e conflitos entre ambos, faz pertinente realizar um estudo com mais afinco e preciso dessas relações. Diante disso, foi utilizado o embasamento teórico de vários autores, dentre eles Paulo Freire 2008, Imbérnon 2010, Perrenoud 1993, BRASIL/71. Através das pesquisas concretizadas ficou esclarecido que as relações entre aluno/professor, aluno/aluno mesmo diante das diferenças encontradas, ocorre de forma pacífica e harmoniosa, pois os jovens, adultos e os idosos mantêm uma relação de respeito mútuo entre ambos. De fato o principal motivo de desgaste presente em sala de aula é o cansaço físico devido a jornada diária de trabalho. A diferença de idade não implica como fator determinante de desistência de aluno dos estudos, pelo contrário os jovens estão sempre incentivando os mais velhos.