O fantástico mundo da fantasia na contação de história: análise de uma experiência

O presente trabalho teve como objetivo investigar como se dá acontação de história no processo de ensino-aprendizagem de alunos dos níveis IV e V, sala de aula esta multisserida, da Escola Municipal Frei Damião,Caicó/RN;visa,também,investigar como é realizada acontação de história na Educação Infant...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: SILVA, Welma Maria da
Outros Autores: SOUSA, Gisonaldo Arcanjo de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37721
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Descrição
Resumo:O presente trabalho teve como objetivo investigar como se dá acontação de história no processo de ensino-aprendizagem de alunos dos níveis IV e V, sala de aula esta multisserida, da Escola Municipal Frei Damião,Caicó/RN;visa,também,investigar como é realizada acontação de história na Educação Infantil no ensino e sua influência na aprendizagem do aluno. A pesquisa se deu através de investigação qualitativa, através de consecutivas observações e aplicação de questionários. Na fundamentação teórica e metodológica, mantém-se um diálogo com obras de pesquisadores que possuem produções neste campo, entre eles, Brasil (1998), Piaget (1967), Febae Souza (2011), Colomer (2007), Coelho (1991), Freire (1996), entre outros. Isso porque as narrativas orais, especialmente as que têm por suporte a contação de história, como foi o caso deste estudo, condensam em si outros falares e caminhos significativos para a leitura, aprendizagem e compreensão de si e do mundo.A partir dos resultados desta pesquisa foi possível perceber que a leitura de histórias infantisna sala de aula da docente dos níveis IV e V, é um instrumento pedagógico que propicia à criança inúmeras possibilidades de se desenvolver, ajudando na interação e instigando na imaginação, garantindo-se, com isso, o enriquecimento do processo educacional do aluno sob uma perspectiva de incentivarna construção de sujeitos críticos e reflexivos.