A utilização da música como recurso metodológico no processo de alfabetização: a musicalização para além da organização da rotina

O presente trabalho monográfico, objetiva verificar a influência da música no processo de alfabetização formal da criança, identificando possibilidades de utilizá-la como suporte para o ensino da leitura e da escrita através de observações semanais de práticas pedagógicas, aplicação de questionários...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: OLIVEIRA, Stefany Suelly Venceslau de
Outros Autores: ANDRADE, Mônica Luiza Belotto de Oliveira
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37720
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-37720
record_format dspace
spelling ri-123456789-377202021-09-22T14:11:53Z A utilização da música como recurso metodológico no processo de alfabetização: a musicalização para além da organização da rotina OLIVEIRA, Stefany Suelly Venceslau de ANDRADE, Mônica Luiza Belotto de Oliveira ANDRADE, Mônica Luiza Belotto de Oliveira MORAIS, Grinaura Medeiros de MARIANA, Fernando Bomfim Música Alfabetização Práticas pedagógicas O presente trabalho monográfico, objetiva verificar a influência da música no processo de alfabetização formal da criança, identificando possibilidades de utilizá-la como suporte para o ensino da leitura e da escrita através de observações semanais de práticas pedagógicas, aplicação de questionários com professoras e análise das produções escritas das crianças a partir do trabalho musical. Para a realização desse trabalho foi utilizado o método qualitativo, e além do aprofundamento teórico e bibliográfico fez-se necessário realizar coleta de dados em uma escola de ensino regular do munícipio de Caicó – RN, especificamente em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental. No que diz respeito às contribuições teóricas utilizadas ao longo da pesquisa e escrita deste trabalho, utilizamos as ideias de: Ferreiro (2011), Teberosky (1988), Mortatti (2000, 2004 e 2006), Soares (2006), Freire (1976, 1996 e 1980), Penna (2010), Brésica (2003), Barbosa (2011), PCN’S (2001), Silva e Araújo (2007), entre outros. A partir das informações coletadas e aqui descritas, este trabalho encontrou as respostas necessárias e positivas, porém, não sendo estas exatas e absolutas, para indagação inicial em relação ao uso da música como um suporte metodológico a mais para alfabetizar, tendo alcançado de forma clara e concisa os objetivos delimitados pela pesquisadora. Desta forma, foi possível compreender que as músicas de fato possibilitam a exploração de conceitos e ideias, sugerem também a busca de idealização e fantasias que podem ir ao encontro do mundo da leitura e da escrita, o que favorece maior envolvimento por parte dos alunos. 2015-06-25T23:10:12Z 2021-09-22T14:11:53Z 2015-06-25T23:10:12Z 2021-09-22T14:11:53Z 2015-06-16 bachelorThesis 2011002544 OLIVEIRA, Stefany Suelly Venceslau de. A utilização da música como recurso metodológico no processo de alfabetização: a musicalização para além da organização da organização da rotina. Caicó: UFRN, 2015. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37720 pt_BR application/octet-stream Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Licenciatura em Pedagogia
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Música
Alfabetização
Práticas pedagógicas
spellingShingle Música
Alfabetização
Práticas pedagógicas
OLIVEIRA, Stefany Suelly Venceslau de
A utilização da música como recurso metodológico no processo de alfabetização: a musicalização para além da organização da rotina
description O presente trabalho monográfico, objetiva verificar a influência da música no processo de alfabetização formal da criança, identificando possibilidades de utilizá-la como suporte para o ensino da leitura e da escrita através de observações semanais de práticas pedagógicas, aplicação de questionários com professoras e análise das produções escritas das crianças a partir do trabalho musical. Para a realização desse trabalho foi utilizado o método qualitativo, e além do aprofundamento teórico e bibliográfico fez-se necessário realizar coleta de dados em uma escola de ensino regular do munícipio de Caicó – RN, especificamente em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental. No que diz respeito às contribuições teóricas utilizadas ao longo da pesquisa e escrita deste trabalho, utilizamos as ideias de: Ferreiro (2011), Teberosky (1988), Mortatti (2000, 2004 e 2006), Soares (2006), Freire (1976, 1996 e 1980), Penna (2010), Brésica (2003), Barbosa (2011), PCN’S (2001), Silva e Araújo (2007), entre outros. A partir das informações coletadas e aqui descritas, este trabalho encontrou as respostas necessárias e positivas, porém, não sendo estas exatas e absolutas, para indagação inicial em relação ao uso da música como um suporte metodológico a mais para alfabetizar, tendo alcançado de forma clara e concisa os objetivos delimitados pela pesquisadora. Desta forma, foi possível compreender que as músicas de fato possibilitam a exploração de conceitos e ideias, sugerem também a busca de idealização e fantasias que podem ir ao encontro do mundo da leitura e da escrita, o que favorece maior envolvimento por parte dos alunos.
author2 ANDRADE, Mônica Luiza Belotto de Oliveira
author_facet ANDRADE, Mônica Luiza Belotto de Oliveira
OLIVEIRA, Stefany Suelly Venceslau de
format bachelorThesis
author OLIVEIRA, Stefany Suelly Venceslau de
author_sort OLIVEIRA, Stefany Suelly Venceslau de
title A utilização da música como recurso metodológico no processo de alfabetização: a musicalização para além da organização da rotina
title_short A utilização da música como recurso metodológico no processo de alfabetização: a musicalização para além da organização da rotina
title_full A utilização da música como recurso metodológico no processo de alfabetização: a musicalização para além da organização da rotina
title_fullStr A utilização da música como recurso metodológico no processo de alfabetização: a musicalização para além da organização da rotina
title_full_unstemmed A utilização da música como recurso metodológico no processo de alfabetização: a musicalização para além da organização da rotina
title_sort utilização da música como recurso metodológico no processo de alfabetização: a musicalização para além da organização da rotina
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2015
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37720
work_keys_str_mv AT oliveirastefanysuellyvenceslaude autilizacaodamusicacomorecursometodologiconoprocessodealfabetizacaoamusicalizacaoparaalemdaorganizacaodarotina
AT oliveirastefanysuellyvenceslaude utilizacaodamusicacomorecursometodologiconoprocessodealfabetizacaoamusicalizacaoparaalemdaorganizacaodarotina
_version_ 1773963542146318336