A utilização da música como recurso metodológico no processo de alfabetização: a musicalização para além da organização da rotina
O presente trabalho monográfico, objetiva verificar a influência da música no processo de alfabetização formal da criança, identificando possibilidades de utilizá-la como suporte para o ensino da leitura e da escrita através de observações semanais de práticas pedagógicas, aplicação de questionários...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37720 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-37720 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-377202021-09-22T14:11:53Z A utilização da música como recurso metodológico no processo de alfabetização: a musicalização para além da organização da rotina OLIVEIRA, Stefany Suelly Venceslau de ANDRADE, Mônica Luiza Belotto de Oliveira ANDRADE, Mônica Luiza Belotto de Oliveira MORAIS, Grinaura Medeiros de MARIANA, Fernando Bomfim Música Alfabetização Práticas pedagógicas O presente trabalho monográfico, objetiva verificar a influência da música no processo de alfabetização formal da criança, identificando possibilidades de utilizá-la como suporte para o ensino da leitura e da escrita através de observações semanais de práticas pedagógicas, aplicação de questionários com professoras e análise das produções escritas das crianças a partir do trabalho musical. Para a realização desse trabalho foi utilizado o método qualitativo, e além do aprofundamento teórico e bibliográfico fez-se necessário realizar coleta de dados em uma escola de ensino regular do munícipio de Caicó – RN, especificamente em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental. No que diz respeito às contribuições teóricas utilizadas ao longo da pesquisa e escrita deste trabalho, utilizamos as ideias de: Ferreiro (2011), Teberosky (1988), Mortatti (2000, 2004 e 2006), Soares (2006), Freire (1976, 1996 e 1980), Penna (2010), Brésica (2003), Barbosa (2011), PCN’S (2001), Silva e Araújo (2007), entre outros. A partir das informações coletadas e aqui descritas, este trabalho encontrou as respostas necessárias e positivas, porém, não sendo estas exatas e absolutas, para indagação inicial em relação ao uso da música como um suporte metodológico a mais para alfabetizar, tendo alcançado de forma clara e concisa os objetivos delimitados pela pesquisadora. Desta forma, foi possível compreender que as músicas de fato possibilitam a exploração de conceitos e ideias, sugerem também a busca de idealização e fantasias que podem ir ao encontro do mundo da leitura e da escrita, o que favorece maior envolvimento por parte dos alunos. 2015-06-25T23:10:12Z 2021-09-22T14:11:53Z 2015-06-25T23:10:12Z 2021-09-22T14:11:53Z 2015-06-16 bachelorThesis 2011002544 OLIVEIRA, Stefany Suelly Venceslau de. A utilização da música como recurso metodológico no processo de alfabetização: a musicalização para além da organização da organização da rotina. Caicó: UFRN, 2015. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37720 pt_BR application/octet-stream Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Licenciatura em Pedagogia |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Música Alfabetização Práticas pedagógicas |
spellingShingle |
Música Alfabetização Práticas pedagógicas OLIVEIRA, Stefany Suelly Venceslau de A utilização da música como recurso metodológico no processo de alfabetização: a musicalização para além da organização da rotina |
description |
O presente trabalho monográfico, objetiva verificar a influência da música no processo de alfabetização formal da criança, identificando possibilidades de utilizá-la como suporte para o ensino da leitura e da escrita através de observações semanais de práticas pedagógicas, aplicação de questionários com professoras e análise das produções escritas das crianças a partir do trabalho musical. Para a realização desse trabalho foi utilizado o método qualitativo, e além do aprofundamento teórico e bibliográfico fez-se necessário realizar coleta de dados em uma escola de ensino regular do munícipio de Caicó – RN, especificamente em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental. No que diz respeito às contribuições teóricas utilizadas ao longo da pesquisa e escrita deste trabalho, utilizamos as ideias de: Ferreiro (2011), Teberosky (1988), Mortatti (2000, 2004 e 2006), Soares (2006), Freire (1976, 1996 e 1980), Penna (2010), Brésica (2003), Barbosa (2011), PCN’S (2001), Silva e Araújo (2007), entre outros. A partir das informações coletadas e aqui descritas, este trabalho encontrou as respostas necessárias e positivas, porém, não sendo estas exatas e absolutas, para indagação inicial em relação ao uso da música como um suporte metodológico a mais para alfabetizar, tendo alcançado de forma clara e concisa os objetivos delimitados pela pesquisadora. Desta forma, foi possível compreender que as músicas de fato possibilitam a exploração de conceitos e ideias, sugerem também a busca de idealização e fantasias que podem ir ao encontro do mundo da leitura e da escrita, o que favorece maior envolvimento por parte dos alunos. |
author2 |
ANDRADE, Mônica Luiza Belotto de Oliveira |
author_facet |
ANDRADE, Mônica Luiza Belotto de Oliveira OLIVEIRA, Stefany Suelly Venceslau de |
format |
bachelorThesis |
author |
OLIVEIRA, Stefany Suelly Venceslau de |
author_sort |
OLIVEIRA, Stefany Suelly Venceslau de |
title |
A utilização da música como recurso metodológico no processo de alfabetização: a musicalização para além da organização da rotina |
title_short |
A utilização da música como recurso metodológico no processo de alfabetização: a musicalização para além da organização da rotina |
title_full |
A utilização da música como recurso metodológico no processo de alfabetização: a musicalização para além da organização da rotina |
title_fullStr |
A utilização da música como recurso metodológico no processo de alfabetização: a musicalização para além da organização da rotina |
title_full_unstemmed |
A utilização da música como recurso metodológico no processo de alfabetização: a musicalização para além da organização da rotina |
title_sort |
utilização da música como recurso metodológico no processo de alfabetização: a musicalização para além da organização da rotina |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2015 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37720 |
work_keys_str_mv |
AT oliveirastefanysuellyvenceslaude autilizacaodamusicacomorecursometodologiconoprocessodealfabetizacaoamusicalizacaoparaalemdaorganizacaodarotina AT oliveirastefanysuellyvenceslaude utilizacaodamusicacomorecursometodologiconoprocessodealfabetizacaoamusicalizacaoparaalemdaorganizacaodarotina |
_version_ |
1773963542146318336 |